Jump to content
Sign in to follow this  
DanielSilva1984

resolvido Central de Potão Garen Unisystem G1

Rate this topic

Recommended Posts

Olá pessoal.

Estou com um problema na central do portão da minha garagem. Após um relâmpago a central parou de funcionar. Deu um reset nela e refiz a configuração dos controles conforme link do vídeo abaixo

O reset e a configuração dos controles consigo fazer sem problemas. Mas na etapa de configuração do tempo de curso do motor o portão abre apenas menos da metade do percurso e o motor trava. Ja tentei fazer a configuração com o motor desengrenado na tentativa de eliminar problemas na cremalheira ou problemas de configuração de força do motor mas a placa mantém o mesmo comportamento. 

Se alguém tiver passado por esse problema e tiver alguma ajuda pra oferecer eu fico grato. Minha placa é essa do lado direito do vídeo (versao antiga)

Edited by DanielSilva1984

- A sua placa funciona por tempo para parar o motor ? 

- Voce não tem chave limite superior e inferior, no portão,  para indicar o ponto do motor parar ?

Olá regisfatec. Obrigado pela resposta.

Então. Meu portão não é modelo basculante (é aquele deslizante). Não configurei a placa para funcionar por tempo automático para fechamento. No meu caso os sensores fim de curso de fechamento e abertura estão funcionando normal. A questão é que mesmo após eu fazer o reset da placa (onde reseta todo a configuração dos controles, reseta tempo de fechamento automatico e tempo de percuso), ainda com o reset o comportamento continua o mesmo. 

- Certo, mas se atente, ao programar, ou testar, que a placa pode necessitar, estar com sinal de retorno.

- Quero dizer, o circuito de sinal de chave limite ( no caso sensor ), precisa do sinal do portão fechado ou aberto.

- Acredito que seja desta forma, que a placa trabalha.

Certo. lhe compreendi. Li no manual do fabricante que durante a programação da placa, deve-se posicionar o portão no meio do percurso (ou seja metade aberto). Nessa condição acredito que, a princípio, elimina a necessidade de sinal de retorno para configurar o tempo de percurso do portão uma vez que os sinais de chave limites estão nas extremidades de curso aberto e fechado. Acontece que após configurar os controles com o portão a meio curso ou completamente fechado o motor percorre uns 40cm de movimento e simplesmente trava como se estivesse preso e fica forçando. Como mencionei antes, não é problema de cremalheira ou algo que trave seu movimento, pois já tentei fazer a programação com o motor destravado da engrenagem e ocorre o mesmo comportamento. 

- Certo, acredito que os movimentos do motor, sejam acionados por relé.

- Acompanhe, e se atente, aos relés. Verifique se o relé de avanço, e o de retorno, estão entrando juntos.

- Poderia ser uma falha do circuito, acionando os relés de modo simultâneo, causando conflito, e acredito travando e forçando o motor. 

Obrigado pela ajuda regisfatec.

O "problema" estava no potenciometro que controla a força do motor. Ajustei para dar um pouco mais de força e funcionou certinho. Amanhã vou aferir o valor do capacitor do motor, por que nesse caso pode está querendo dar problema e o motor está perdendo força. Talvez com o relâmpago que deu possa ter alterado o valor dele.  No mais,  muito obrigado pela ajuda. 

Obs. Sou novo no fórum. Agora que resolveu o problema, devo mudar o status do tópico que está "em análise" ?