Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Central de Potão Garen Unisystem G1

Avalie este tópico:


DanielSilva1984

Posts em destaque

Olá pessoal.

Estou com um problema na central do portão da minha garagem. Após um relâmpago a central parou de funcionar. Deu um reset nela e refiz a configuração dos controles conforme link do vídeo abaixo

O reset e a configuração dos controles consigo fazer sem problemas. Mas na etapa de configuração do tempo de curso do motor o portão abre apenas menos da metade do percurso e o motor trava. Ja tentei fazer a configuração com o motor desengrenado na tentativa de eliminar problemas na cremalheira ou problemas de configuração de força do motor mas a placa mantém o mesmo comportamento. 

Se alguém tiver passado por esse problema e tiver alguma ajuda pra oferecer eu fico grato. Minha placa é essa do lado direito do vídeo (versao antiga)

Editado: por DanielSilva1984
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá regisfatec. Obrigado pela resposta.

Então. Meu portão não é modelo basculante (é aquele deslizante). Não configurei a placa para funcionar por tempo automático para fechamento. No meu caso os sensores fim de curso de fechamento e abertura estão funcionando normal. A questão é que mesmo após eu fazer o reset da placa (onde reseta todo a configuração dos controles, reseta tempo de fechamento automatico e tempo de percuso), ainda com o reset o comportamento continua o mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. lhe compreendi. Li no manual do fabricante que durante a programação da placa, deve-se posicionar o portão no meio do percurso (ou seja metade aberto). Nessa condição acredito que, a princípio, elimina a necessidade de sinal de retorno para configurar o tempo de percurso do portão uma vez que os sinais de chave limites estão nas extremidades de curso aberto e fechado. Acontece que após configurar os controles com o portão a meio curso ou completamente fechado o motor percorre uns 40cm de movimento e simplesmente trava como se estivesse preso e fica forçando. Como mencionei antes, não é problema de cremalheira ou algo que trave seu movimento, pois já tentei fazer a programação com o motor destravado da engrenagem e ocorre o mesmo comportamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Certo, acredito que os movimentos do motor, sejam acionados por relé.

- Acompanhe, e se atente, aos relés. Verifique se o relé de avanço, e o de retorno, estão entrando juntos.

- Poderia ser uma falha do circuito, acionando os relés de modo simultâneo, causando conflito, e acredito travando e forçando o motor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda regisfatec.

O "problema" estava no potenciometro que controla a força do motor. Ajustei para dar um pouco mais de força e funcionou certinho. Amanhã vou aferir o valor do capacitor do motor, por que nesse caso pode está querendo dar problema e o motor está perdendo força. Talvez com o relâmpago que deu possa ter alterado o valor dele.  No mais,  muito obrigado pela ajuda. 

Obs. Sou novo no fórum. Agora que resolveu o problema, devo mudar o status do tópico que está "em análise" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...