Jump to content
Sign in to follow this  
Mauricio P. da Silva

dúvida Notebook Positivo Unique S2065 71R-A14HV6-T840 corrompendo bios

Rate this topic

Recommended Posts

Boa tarde! Pessoal estou com um notebook Positivo Unique TV S2065 71R-A14HV6-T840 e o defeito reclamado pelo cliente é que estava funcionando normalmente e após algumas horas a tela apagou porém os leds continuaram acesos, comecei verifcar as tensões de entrada até o bios e não achei nada de defeito, regravei o bios e voltou a funcionar por aproximadamente meia hora e o mesmo problema voltou. Vou trocar o bios e regravar novamente e postarei aqui o resultado. Agora se não for só isso e alguém já pegou esse defeito, ficarei grato se me ajudarem.

acredito q com a troca resolva, usando esquema eletrico confere as tensões de alimentação da bios se esta dentro do especificado pelo datasheet.

• Like 1

Bom dia! Troquei o chip do bios e regravei novamente, as tensões agora ficou o seguinte:

pino 1 = 3,11v

pino 2 = 2,83v

pino 3 = 0,34v

pino 4 = gnd

pino 5 = 0,07v

pino 6 = 0,44v

pino 7 = 3,27v

pino 8 = 3,30v

Seguindo o esquema no resistor ( R214 de 10k) entra 3,302v e sai 0,307v, mas medindo ele em OHM apresentou 0,936k, eu achei estranho essa medição, porque tenho uma outra placa igual de um positivo unique s1990 e mede os 09,90k. Antes de trocar para não ficar fuçando muito na placa gostaria de saber se procede a troca desse resistor.

Edited by Mauricio P. da Silva
digitação errada

@Mauricio P. da Silva

Pino 3 do CI de bios tem que ter 3v...

Vc pode fazer uma comparação com o pino 7 que tbm tem 3v e antes essa tensão passa pelo resistor R213 que tbm é de 10k.

Troque o R214 e veja se os 3v se normaliza no pino 3.

ata3.png

• Like 1

eu sei q no esquema eletrico esta 10k para o resistor r214 mas confira o valor

e veja quantos volts temos dos 2 lados do resistor

mas mede ele pra gente.

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

aqui esta o datasheet /wp significa proteger escrita.

porem ele esta com # e isso significa q ele e ligado em zero

quer dizer q se essa wp n deixa gravar quando esta em zero?

fiquei confuso nessa interpretação desculpe, espero q outra pessoa possa ajudar com isso

no ultimo grafico da pagina 69 temos o funcionamento do wp

Edited by Harvorax
  • Like 1

Bom dia pessoal, demorei pq tive uns imprevistos aqui, mas vamos o que interessa, realmente é o chip que está com defeito, com ele no lugar a medição é a que apresentei anteriormente, pois sem ele no resistor R214 tenho os 3,3 na entrada e 3,27 na saída. Para não ficar nessa de baixar o bios e ficar regravando, já solicitei um novo chip já gravado e assim que chegar e eu colocar no lugar novamente, postarei novamente. Muito obrigado por enquanto.

3 horas atrás, Mauricio P. da Silva disse:

Bom dia pessoal, demorei pq tive uns imprevistos aqui, mas vamos o que interessa, realmente é o chip que está com defeito, com ele no lugar a medição é a que apresentei anteriormente, pois sem ele no resistor R214 tenho os 3,3 na entrada e 3,27 na saída. Para não ficar nessa de baixar o bios e ficar regravando, já solicitei um novo chip já gravado e assim que chegar e eu colocar no lugar novamente, postarei novamente. Muito obrigado por enquanto.

@Mauricio P. da Silva pelo que tinhas passado era certo que o problema era esse. Não esuqe de ajudar com j+ quem lhe ajudou e resolver. um abração