Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica hp1000 Placa 6050A2493101-MB-A02- Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite pessoal!

Peguei esse note pra reparo que não ligava nada, travei uma batalha com essa placa,  a principio era um defeito simples de ser resolvido, porque notei que não tinha alimentação na bios U511, notei que alguma coisa tava matando a tensão na linha, então removi a PL516 bobina que leva tensão ao SIO, que é alimentado com a mesma tensão da bios U511 com isso a tensão na bios normalizou.

 

Após isso determinei que o SIO tava em curto pra ter certeza coloquei uma tensão de 1V na linha, e o sio fritou, então fiz teste em todos os capacitores da linha pra ver se não tinha algum em curto fazendo o SIO frita, não tinha, então fiz a compra de um novo SIO, fiz a troca tudo o certo, mais placa não ligou ficou só dando uns pulsos no cooler bem fraco.

 

Então fui analisa o esquema, com isso achei o diodo D538 em curto na linha de VRP3V3A, tensão primaria que nessa placa só é presente apos o start da placa, fiz a troca do diodo e mesmo assim a placa continuou na mesma, mais com uma diferencia, as tensões primarias de VRP3V3A, VRP5V0A, ficavam presente na placa, mais o cooler ficava na mesma só pulsando, como o cooler e alimentado com P3V3SP5V0S fui verifica os responsáveis por estás tensões, PQ567, e PQ558.

 

Notei que a tensão era muito baixa, fazendo com que  eles saturasse a tensão de dreno pro source, então fui em busca da tensão responsável por fazer eles saturarem, tensão de P15V0A, que na verdade não chega 15V nos gates por conta dos R1053,  R7004R7005, chega algo próximo de 8V, o suficiente pra eles saturarem, com isso as tensões  P3V3SP5V0S, são regradas.

O resposavel por está tensão de P15V0A, é um circuito elevador de tensão formado por dois diodos duplos, D6997, D6998, notei que entrava 5V no D6997, mais na saída do D6997 era 0V então fui medi-los e os dois estavam com defeito.

 

Fiz a troca então a placa mudou de estados ficou ligando e desligando, (em loop) fiz uma regravação da bios U511 e placa ligou normal e tudo funcionando.

 

Abaixo uma imagem do circuito responsável pelo 15V

 

D6997.png

A batalha foi grande mais valeu apena mai uma reparada!

 

Espero que possa ajuda alguém futuramente. 

Editado: por paulonegreiros
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...