Jump to content
Sign in to follow this  
jp_jota

em análise acer aspire 5732z / NAWF3 LA-4854P / NAO LIGA

Rate this topic

Recommended Posts

boas. preciso da vossa ajuda, estou com um acer na bancada board ( NAWF3 LA-4854P REV 1.0) onde atras tem um autocolante com  que diz ( NAWF4 L21 ) e ele nao liga, tem as voltagens primarias 19v, 5v e 3v. quando ligo a fonte e carrego no power nao da sinal, nem na fonte assimetrica, no entanto se tiver a bateria colocada acende e o led de carregamento de bateria. o que me faz mais confusao é que o mosfet pq31 e pq 34 tem os 19v de entrada, mas nao existe nada no gate nem encontro a entrada de corrente no PU10 de onde sai o gate.  o botao do power tem os 3v tambem. outra coisa que me chama a atencao e pelas dicas que vou aprendendo ao conectar a fonte ela acende um segundo o led de curto e apaga logo, consumo zero. uma vez vi que aumentar a voltagem na fonte muito devagar ate aos 19v se conseguia ver se algo estava em curto, fiz isso e pouco antes dos 19v ele faz o mesmo, acende menos de um segundo e apaga logo. ja retirei todos os jumper a placa para excluir partes e mesmo assim faz o mesmo, o que me leva a pensar que tem de ser algo logo na entrada. alguem conhece ou ja teve um problema com este modelo? a referir que tudo aconteceu quando o cliente partiu o jack de alimentacao, estava o positivo encostado ao negativo, e claro que o cliente tentou ligar mesmo assim,  ja o substitui mas agora estou com este problema, eu estou a usar o esquema ( acer aspire 5734z 5735z_compal_la_4854p_pawf5_6_nawf3_nafw4_rev0.1) abraço e um grande obrigado. 

20171018_192839.jpg

20171018_192849.jpg

20171018_192951.jpg

6 minutos atrás, jp_jota disse:

boas. preciso da vossa ajuda, estou com um acer na bancada board ( NAWF3 LA-4854P REV 1.0) onde atras tem um autocolante com  que diz ( NAWF4 L21 ) e ele nao liga, tem as voltagens primarias 19v, 5v e 3v. quando ligo a fonte e carrego no power nao da sinal, nem na fonte assimetrica, no entanto se tiver a bateria colocada acende e o led de carregamento de bateria. o que me faz mais confusao é que o mosfet pq31 e pq 34 tem os 19v de entrada, mas nao existe nada no gate nem encontro a entrada de corrente no PU10 de onde sai o gate.  o botao do power tem os 3v tambem. outra coisa que me chama a atencao e pelas dicas que vou aprendendo ao conectar a fonte ela acende um segundo o led de curto e apaga logo, consumo zero. uma vez vi que aumentar a voltagem na fonte muito devagar ate aos 19v se conseguia ver se algo estava em curto, fiz isso e pouco antes dos 19v ele faz o mesmo, acende menos de um segundo e apaga logo. ja retirei todos os jumper a placa para excluir partes e mesmo assim faz o mesmo, o que me leva a pensar que tem de ser algo logo na entrada. alguem conhece ou ja teve um problema com este modelo? a referir que tudo aconteceu quando o cliente partiu o jack de alimentacao, estava o positivo encostado ao negativo, e claro que o cliente tentou ligar mesmo assim,  ja o substitui mas agora estou com este problema, eu estou a usar o esquema ( acer aspire 5734z 5735z_compal_la_4854p_pawf5_6_nawf3_nafw4_rev0.1) abraço e um grande obrigado. 

20171018_192839.jpg

20171018_192849.jpg

20171018_192951.jpg

amigo ja fez uma varredura se a algo aquecendo?

sim, nada aquece, nem o pwm nem o io, nem nenhum compomente. tanto ao toque como com a pistola de temperatura, tudo frio.

tem este esquema aqui no forum ? se tiver posta o link para tentar te ajudar com o esquema aberto.

2 minutos atrás, cristi disse:

tem este esquema aqui no forum ? se tiver posta o link para tentar te ajudar com o esquema aberto.

nao sei, vou procurar, dizme se nao tiver eu posso colocar aqui

? ou existe alguma regra contra isso? antes de mais muito obrigado pela ajuda.

1 minuto atrás, jp_jota disse:

nao sei, vou procurar, dizme se nao tiver eu posso colocar aqui

? ou existe alguma regra contra isso? antes de mais muito obrigado pela ajuda.

amigo se não encontrar aqui faça um upload do esquema aqui pro fórum ;)

1 minuto atrás, eletrosr disse:

obrigado estava agora a procurar, mas como sou novo aqui ainda ando a procura dos sitios... e isso mesmo, nao encontrei e ia agora fazer o upload. em relacao a tua pergunta... 

cai sim, ao carregar e medindo no IO vai de 3v para 0V.

eletrosr: eu axo que entendi mal a pergunta, perguntavas as tensoes de 19v? ou do botao power? vou ver a bios... 

3 minutos atrás, jp_jota disse:

eletrosr: eu axo que entendi mal a pergunta, perguntavas as tensoes de 19v? ou do botao power? vou ver a bios... 

nao nao...tensao do power mesmo... cheque as tensoes de todos os pinos da bios!

pin1 - 166.5mv

pin2 - 1.54v

pin3 - 3.34v

pin4 - 0 gnd

pin5 - 258mv

pin6 - 1.52v

pin7 - 3.34v

pin8 - 3.34v

11 minutos atrás, eletrosr disse:

nao nao...tensao do power mesmo... cheque as tensoes de todos os pinos da bios!

tambem nao mexem, mesmo ao carregar no on/off as tensoes nao alteram, mantem os 19v... e o gate esta a zero.

Edited by jp_jota
  • Like 1

@jp_jota se nao tem nenhum oxidado em parte nenhuma e essa placa ja nao veio fuçada acredito que deveria começar com uma reg de bios! https://eletronicabr.com/files/file/11393-bios_emachines-_g525-312g25mi_compal_nawf3_la-4854p_12255-eletronicabrcombin/ acho que esse deve servir! 

tbm veja https://eletronicabr.com/forums/topic/113694-utilizando-a-loja-do-eletrônicabr/

j+ pra baixar

Edited by eletrosr

mesmo sem tensao no gate, podera ser bios, visto que a avaria foi provocada por um curto no jack de alimentacao? n tenho aqui o meu programador e penso que nao consigo gravar estes chips por falta de sokets para ele, eu tenho um GQ-4X serve ou recomendas algum melhor para bios?

@jp_jota  digo pq alguns integrados precisam de certos sinais pra liberar alguns tensoes, como o gate do pq34....pelo que passou ta tudo "certo"....nao tem oxidaçoes, nada esquenta ,,3 e 5v presentes....bt on zerando ao precionar! a bios seria o primeiro passo! nunca usei um GQ-4X porem nao me parece ruim! se nao tem adaptador puxe uns fios pra improvisar!

ok... so perguntei devido como foi criada a avaria, nao pensava que um curto fosse danificar a bios, mas o que dizes faz todo o sentido... ok, amanha ja vou tentar... um muito obrigado a ti e ao cristi pelo vosso apoio e rapidez... amanha dou novidades... abraço

boa tarde. ainda nao tive tempo para reprogramar a bios porque andei todo o dia no exterior mas amanha ja o faco, mas venho com uma duvida. agora em testes e apesar de ter todas a tensoes primarias, descobri que se ligar a bateria e a fonte acende o led azul de carregada mas se esperar um minuto, o consumo na fonte da mesma comeca ao saltos, ( sobe para 1A desce para 0A) mas rapidamente, tipo sobe desce sobe desce.  medi a saida da bateria e tenho 12.40v com a fonte ligada e 11.40v so com a bateria, e perco a voltagem da bios so com a bateria... e algo consumiu a minha pilha da bios, quando comecei a reparar este notebook a primeira coisa que fiz foi soldar uma pilha nova. se tiver como colocar um video bem peq, eu mostro a oscilacao da fonte.

Regrave a bios em outro Ci como foi dito pelo amigo acima com isso já elimina as possibilidades de problemas com a bios, aí dá pra seguir analisado.

Em 18/10/2017 às 20:45, eletrosr disse:

@jp_jota se nao tem nenhum oxidado em parte nenhuma e essa placa ja nao veio fuçada acredito que deveria começar com uma reg de bios! https://eletronicabr.com/files/file/11393-bios_emachines-_g525-312g25mi_compal_nawf3_la-4854p_12255-eletronicabrcombin/ acho que esse deve servir! 

tbm veja https://eletronicabr.com/forums/topic/113694-utilizando-a-loja-do-eletrônicabr/

j+ pra baixar

boa tarde... ja trouxe o programador, nao tinha sokect para ele e fiz directo com os fios como me disseste, consegui ler o original, fiz ate uma seguranca dele, ja apagui os dados, tenho de usar este por agora porque nao tenho outro CI igual, mas nao consigo baixar o teu arquivo, ou seja a nova bios, preciso pagar? abraco e muito obrigado

sera por ser novo no forum? desculpem a insistencia mas tenho tudo montado na bancada incluindo a bios ligada por fios ao programador.. ?

erro.jpg