Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica lavar placa mãe de not

Avalie este tópico:


andreblues

Posts em destaque

pessoal... eu aqui na assistência pego muitos notes com defeitos intermitentes de nao ligar as vezes... travar... da linha asus , dell e acer principalmente... com chipset intel....  eu costumo olhar essas placas e ver a sujeira encima delas e tals...  eu costumo lavar essas placas literalmente ... arranca tudo , processador memoria batria wireless  e lavo a placa... de colocar na torneira .. detergente neutro  e lavar com agua corrente mesmo e um pincel pra auxiliar.... posteriormente  depois de enxaguar bem e remover o detergente eu meto compressor pra retirar o excesso de agua.... posteriormente coloco numa estufa que eu fiz utilizando uma lampada incandescente de alta potencia ligada dentro de uma caixa de papelao  coberta com papel aluminio por dentro    chega a uns 100 graus mais ou menos dentro da caixa... deixo ela la por umas 2 horas... a placa sai zerada e  volta a funcionar de boa... funciona muito praqueles positivo premium e tals ...  enfim... nao sei se postei certo aqui mas queria compartilhar essa dica que me resolve muito esses defeitos intermitentes ... abraços... 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Na empresa onde trabalho existe muito açúcar e isso vai direto nas placas eletrônicas (parece que existe uma atração entre as placas e o açúcar) seguido precisamos lavar placas eletrônicas,, para isso todo cuidado é pouco pois qualquer pingo d´agua pode causar um estrago grande!

Eu começo tirando a placa do compartimento, tiro as peças ´´moveis´´ collers, e outros CIs que estão em soquete, após lavo com agua quente(+- 55°c), após a lavagem passo ar comprimido para retirar o excesso de agua, em seguida passo limpa contato em toda placa, e com uma escova de dentes esfrego todos os cantinhos, passo limpa contato spray entre os componentes e a placa, em baixo dos CIs fixos e outros componentes, após ar comprimido, e ou vai para estufa, ou quando há muita urgência seco com um soprador térmico por alguns minutos(cuidado com o soprador térmico, ele pode queimar e enrugar componentes plásticos).

 

Meu índice de sucesso é bem grande! nunca queimei nenhuma placa por resíduos de agua!

 

Abraço a todos!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andreblues @NandoZimba @Rodrigo Vognach Amigos, além de lavar com água e detergente neutro, a exemplo da maioria, depois sempre uso banhar em Thinner, álcool isopropílico ou metanol, devido a rápida evaporação destes líquidos. Depois ar comprimido e estufa ou forno elétrico, dependendo do defeito. Tenho obtido bons resultados. Único problema que vejo neste procedimento, é que maquia o defeito e as vezes ficamos no escuro. Mas algumas placas vem tão sujas que não tem o que fazer se não usar este método.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rodrigo Vognach disse:

Bom dia!

Na empresa onde trabalho existe muito açúcar e isso vai direto nas placas eletrônicas (parece que existe uma atração entre as placas e o açúcar) seguido precisamos lavar placas eletrônicas,, para isso todo cuidado é pouco pois qualquer pingo d´agua pode causar um estrago grande!

Eu começo tirando a placa do compartimento, tiro as peças ´´moveis´´ collers, e outros CIs que estão em soquete, após lavo com agua quente(+- 55°c), após a lavagem passo ar comprimido para retirar o excesso de agua, em seguida passo limpa contato em toda placa, e com uma escova de dentes esfrego todos os cantinhos, passo limpa contato spray entre os componentes e a placa, em baixo dos CIs fixos e outros componentes, após ar comprimido, e ou vai para estufa, ou quando há muita urgência seco com um soprador térmico por alguns minutos(cuidado com o soprador térmico, ele pode queimar e enrugar componentes plásticos).

 

Meu índice de sucesso é bem grande! nunca queimei nenhuma placa por resíduos de agua!

 

Abraço a todos!

@Rodrigo Vognach

opa amigo ja que tem muito açúcar ai vende pacotes de formiga pra acabar o problema do cliente kkkk :D  (só pra descontrair )

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...