Jump to content
Sign in to follow this  
Alberto Rosa

devolvido Compaq Presário CQ 18 / MB C21_VC 1/ Não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Prezados, estou com esse note sem ligar.

Não tem curto e sequer consumo quando stand by

Com auxílio do datasheet, verifiquei todos os sinais do 51125, VIN, Vref, En, Vreg3 e Vreg5, Entrips 1 e 2 todas ok, só não encontrei o sinal Powergood.

Não encontrei o esquema no forum.

O que fazer inicialmente quando este sinal esta ausente ?

Informo que já troquei o componente, injetei tensão na linha de 3 e 5 V e não apresentou curto.

cq18.jpg

Edited by ALR Cartucharia

Boas.

Tem tensao (3v) no pin 8 da bios?
Tem tensao no botao power? Tensao cai quando aperta o power?
Se vc tem todas as tensoes e mesmo assim nao liga, experiemnte:

* Ver bateria BIOS

* Reprogramar bios (faça o backuo antes para repor caso nao resulte).
* Substituir SIO para ver o que acontece.
Tente nessa ordem e diga se algo mudou.
Abraço.

• Like 2
  • Nice 1

E não esqueça de manter a placa bem limpa após mexer em componentes para evitar novos problemas...

Abraço!

• Nice 1

@ALR Cartucharia Não pude deixar de observar: Colocaram pasta térmica de Desktop no processador. Isso pode eventualmente ter danificado o mesmo devido alta temperatura. Faça um ME nele para ver se liga, já que mau contato no processador, também impede a máquina de ligar. Nem preciso dizer que terá que substituir a pasta branca por prata...hehehe

1 minuto atrás, wizof36 disse:

@ALR Cartucharia Não pude deixar de observar: Colocaram pasta térmica de Desktop no processador. Isso pode eventualmente ter danificado o mesmo devido alta temperatura. Faça um ME nele para ver se liga, já que mau contato no processador, também impede a máquina de ligar. Nem preciso dizer que terá que substituir a pasta branca por prata...hehehe

@wizof36 Nem me fala, aqui costumamos falar que colocaram "pasta de dente" kkkkk

Essa placa já veio fuçada de outra assistência.

Vou trocar a pasta sim, quando pelo menos fazer ligar.

Minha dúvida, como não achei esse esquema, seria em relação a não ter o powergood do 51125 (ja trocado)

Notei que em algumas placas, esse sinal vai pro SIO, já em outras, aparecem no PCH.

Como não tenho curto nas linhas de 3 e 5v, o SIO não está em estado de reset, nao tenho idéia, nesse primeiro momento como contornar esse sinal ausente.

• Nice 1

13 minutos atrás, Jakers Binder disse:

Teste os mosfet de alta e de baixa fora da placa... veja se eles estão chaveando.

Como não tenho o esquema, a pergunta é procedente.

É possível que algum desse mosfet com problema "mate" o pino de powergood do PWM ?

Faz sentido a lógica pois, em um esquema que vi a aplicação do 51125 o sinal powergood iria para o SIO informando que  as tensões de 3 e 5 v estão ok  e o SIO começaria a liberar as outras tensões seguindo a sequência de start. Como não tem essa tensão na bobina, algum pino de controle ligado a saida do PWM não recebe esse sinal e não libera o sinal que preciso (powergood). Farei as medições dos fets tanto do lado dos 3 v e dos 5v pra ver se estão chaveando.

Obrigado pela dica @Jakers Binder farei esse teste e retorno.

2 horas atrás, ALR Cartucharia disse:

É possível que algum desse mosfet com problema "mate" o pino de powergood do PWM ?

Sim... Ao meu modo de ver, powergood se apresenta quando todos os sinais estão ok.

Esse é o fet. Não achei datasheet. Tentei fazer o teste de chaveamento com o multímetro ele não chaveou. Saquei ele fora da placa. 

Fiz outras medições e 

É um V1660

Thu Oct 19 17-21-20.jpg

1 hora atrás, ALR Cartucharia disse:

É um V1660

Pegando esse modelo em outro esquema, pude ver que ele é um canal N.

ata7.png

• Like 1

Prezados, obrigado pela ajuda mas acabei devolvendo a placa. 

Levantei as bobinas de 3 e 5 v e injetei tensão. Constatou consumo alto na parte de fora do pwm.

Fui injetando tensão de segurança nas bobinas e constatei que o PCH esquentou quando aplcado 1v no vcore.

Grato a todos.

• Nice 1