Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Compaq Presário CQ 18 / MB C21_VC 1/ Não liga

Avalie este tópico:


Alberto Rosa

Posts em destaque

Prezados, estou com esse note sem ligar.

Não tem curto e sequer consumo quando stand by

Com auxílio do datasheet, verifiquei todos os sinais do 51125, VIN, Vref, En, Vreg3 e Vreg5, Entrips 1 e 2 todas ok, só não encontrei o sinal Powergood.

Não encontrei o esquema no forum.

O que fazer inicialmente quando este sinal esta ausente ?

Informo que já troquei o componente, injetei tensão na linha de 3 e 5 V e não apresentou curto.

cq18.jpg

Editado: por ALR Cartucharia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas.
 

Tem tensao (3v) no pin 8 da bios?
Tem tensao no botao power? Tensao cai quando aperta o power?
Se vc tem todas as tensoes e mesmo assim nao liga, experiemnte:

* Ver bateria BIOS

* Reprogramar bios (faça o backuo antes para repor caso nao resulte).
* Substituir SIO para ver o que acontece.
Tente nessa ordem e diga se algo mudou.
Abraço.

  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ALR Cartucharia Não pude deixar de observar: Colocaram pasta térmica de Desktop no processador. Isso pode eventualmente ter danificado o mesmo devido alta temperatura. Faça um ME nele para ver se liga, já que mau contato no processador, também impede a máquina de ligar. Nem preciso dizer que terá que substituir a pasta branca por prata...hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, wizof36 disse:

@ALR Cartucharia Não pude deixar de observar: Colocaram pasta térmica de Desktop no processador. Isso pode eventualmente ter danificado o mesmo devido alta temperatura. Faça um ME nele para ver se liga, já que mau contato no processador, também impede a máquina de ligar. Nem preciso dizer que terá que substituir a pasta branca por prata...hehehe

@wizof36 Nem me fala, aqui costumamos falar que colocaram "pasta de dente" kkkkk

Essa placa já veio fuçada de outra assistência.

Vou trocar a pasta sim, quando pelo menos fazer ligar.

Minha dúvida, como não achei esse esquema, seria em relação a não ter o powergood do 51125 (ja trocado)

Notei que em algumas placas, esse sinal vai pro SIO, já em outras, aparecem no PCH.

Como não tenho curto nas linhas de 3 e 5v, o SIO não está em estado de reset, nao tenho idéia, nesse primeiro momento como contornar esse sinal ausente.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Jakers Binder disse:

Teste os mosfet de alta e de baixa fora da placa... veja se eles estão chaveando.

Como não tenho o esquema, a pergunta é procedente.

É possível que algum desse mosfet com problema "mate" o pino de powergood do PWM ?

Faz sentido a lógica pois, em um esquema que vi a aplicação do 51125 o sinal powergood iria para o SIO informando que  as tensões de 3 e 5 v estão ok  e o SIO começaria a liberar as outras tensões seguindo a sequência de start. Como não tem essa tensão na bobina, algum pino de controle ligado a saida do PWM não recebe esse sinal e não libera o sinal que preciso (powergood). Farei as medições dos fets tanto do lado dos 3 v e dos 5v pra ver se estão chaveando.

Obrigado pela dica @Jakers Binder farei esse teste e retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, obrigado pela ajuda mas acabei devolvendo a placa. 

Levantei as bobinas de 3 e 5 v e injetei tensão. Constatou consumo alto na parte de fora do pwm.

Fui injetando tensão de segurança nas bobinas e constatei que o PCH esquentou quando aplcado 1v no vcore.

Grato a todos.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...