Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspirion I14-3442 / FX3MC A00 / Sem tensão no botão.

Avalie este tópico:


julioduarte

Posts em destaque

1 minuto atrás, julioduarte disse:

 

A PL4501 está zerada, na PL4502 tem cerca de 0.94V. Interessante é que quando refiz a solda no PWM essas tensões apareceram nas bibinas, agora sumiu.

 

O problema tá aí... enquanto não subir essas tensões a placa não vai ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, eu refiz os testes nessa área do PWM e encontrei novamente um mosfet avariado, o problema é que como fiz os testes mais rápido acabei dessoldando todos os mosfet de uma só vez, e fiquei sem saber se o mosfet avariado pertencia a linha 3.3V ou 5V, foi um vacilo, já estou meio cansado desta placa. Medir os pads desses mosfet e não encontrei nenhum curto, está dando uma resistência alta, os únicos pads que deu curto foi os pads do suorce dos mosfet de baixa, o que é normal pois ele conecta ao terra. Estou até com receio de colocar outro lá, e danificar o mosfet  novamente se existir algum curto que eu não esteja percebendo. Os mosfet colocado lá foram os seguintes; No de alta eu coloquei S412, no de baixa eu coloquei 8067H.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo um conselho de quem tem experiencia com esta placa.

 

Se não tiver nada bem visivel e facil de matar o defeito, tipo um PWM estourado, desista desta placa.

 

É o maior golpe da dell, fez uma placa lixo para enganar os consumidores. Não vale nem a pena comprar uma placa nova, custa cerca de R$ 1.000,00 e pode dar defeito logo depois da garantia.

 

O processador junto com o PCH é o principal foco de defeito desta placa, ele entra em curto muito fácil e bloqueia toda a placa que deixa de gerar 3,3 v vreg 5 v verg 3,3 v e  5 v.

 

Você trabalha muito nesta placa e não resolve o problema.

 

Eu tenho 2 aqui que perdi varios dias nela, depois que coloquei para funcionar uma trava na hora de carregar o Ruindows e a outra não ler Hd e nem DvdRom, somente roda usb

 

Nunca consegui reparar uma placa desta para ficar perfeita, sempre depois do reparo tem mais alguma coisa que não funciona.

 

É um lixo e a dell deveria ser processada.

Editado: por Roberto275803
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Roberto275803 disse:

Amigo um conselho de quem tem experiencia com esta placa.

 

Se não tiver nada bem visivel e facil de matar o defeito, tipo um PWM estourado, desista desta placa.

 

É o maior golpe da dell, fez uma placa lixo para enganar os consumidores. Não vale nem a pena comprar uma placa nova, custa certa de R$ 1.000,00 e pode dar defeito logo depois da garantia.

 

O processador junto com o PCH é o principal foco de defeito desta placa, ele entra em curto muito fácil e bloqueia toda a placa que deixa de gerar 3,3 v vreg 5 v verg 3,3 v e  5 v.

 

Você trabalha muito nesta placa e não resolve o problema.

 

Eu tenho 2 aqui que perdi varios dias nela, deois que coloquei para funcionar uma trava na hora de carregar o Ruindows e a outra não ler Hd e nem DvdRom.

 

Nunca consegui reparar uma placa desta para ficar perfeita, sempre depois do reparo tem mais alguma coisa que não funciona.

 

É um lixo e a dell deveria ser processada.

Pois é, antes ela estava em curto que consegui resolver, obrigado por sua observação, mas vou continuar tentando pois acredito está próxima da solução definitiva.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@julioduarte Amigo mais uma dica para lhe ajudar, ja que você quer insistir nesta placa.

 

Todas as vezes que mexer em mosfet, aliás quando tiver fazendo manutenção em qualquer placa mae use sempre a fonte assimetica para ligar a placa e trabalhar nela, nunca use a fonte original do notebook porque assim você evita queimar ainda mais a placa que ja estava em curto.

 

Eu tenho comigo um jogo de plug para ligar qualquer placa direto na fonte assimetrica. Controlo sempre a corrente em 500 mA enquanto estou testando, qualquer curto a fonte assimetrica alarma e não deixar queimar nada.

 

Se quiser mais detalhe deste procedimento é só pedir.

Editado: por Roberto275803
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Roberto275803 disse:

@julioduarte Amigo mais uma dica para lhe ajudar, ja que você quer insistir nesta placa.

 

Todas as vezes que mexer em mosfet, aliás quando tiver fazendo manutenção em qualquer placa mae use sempre a fonte assimetica para ligar a placa e trabalhar nela, nunca use a fonte original do notebook porque assim você evita queimar ainda mais a placa que ja estava em curto.

 

Eu tenho comigo um jogo de plug para ligar qualquer placa direto na fonte assimetrica. Controlo sempre a corrente em 500 mA enquanto estou testando, qualquer curto a fonte assimetrica alarma e não deixar queimar nada.

 

Se quiser mais detalhe deste procedimento é só pedir.

Obrigado amigo, é desta forma que estou trabalhando nesta placa, a diferença é que eu estava usando 1A no fonte.

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma pequena duvida aqui, vou trocar um mosfet nesta placa e não consegui achar um igual, então fui para o datasheet, encontrei um que os dados comparação estavam iguais em quase todos, somente no RDS(on) a referencia está abaixo. Assistir um vídeo a tempos atras que dizia que, poderia ser trocado se a diferença não ultrapassasse de 1000 mA. Ver abaixo.

 

Obs: o que está marcado é o substituto.

     

original.JPG

substituto.JPG

Editado: por julioduarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, julioduarte disse:

Ele não aqueci, como citei nos postes anteriores eu não consigo startar esta placa.

Esta placa não gera 3,3 vreg ou seja o PWM nem entra porque provavelmente tem curto na linha de 3,3 v.

 

Quando eu pego estas placas alimento logo as bobinas de vcore, PCH com 1,3 v e observo o consumo de corrente, se for alto já passo para sucata porque este processador integrado com PCH é um lixo, entra em curto sempre.

 

Tem outra placa dell, muito parecida com esta somente que ela tem PCH separado e 2 slot de memoria, esta eu já recuperei muitas, mas este lixo nunca dei sorte de recuperar 1.

Editado: por Roberto275803
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Roberto275803 disse:

Esta placa não gera 3,3 vreg ou seja o PWM nem entra porque provavelmente tem curto na linha de 3,3 v.

 

Quando eu pego estas placas alimento logo as bobinas de vcore, PCH com 1,3 v e observo o consumo de corrente, se for alto já passo para sucata porque este processador integrado com PCH é um lixo, entra em curto sempre.

 

Tem outra placa dell, muito parecida com esta somente que ela tem PCH separado e 2 slot de memoria, esta eu já recuperei muitas, mas este lixo nunca dei sorte de recuperar 1.

Ela tá gerando normalmente o 3,3 vreg e o 5 vreg, também está habilitando EN1 e EN2 normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem 3,3 v no botão do power?

 

Se está tudo certo então tire a pilha do CMOS e ao conectar a fonte ela tem que partir pelo menos girar o cooler, se isto não acontece ela não está gerando 3,3vs e 5 vs pode ser também o SIO.

 

Já revisou o SIO?

Editado: por Roberto275803
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Roberto275803 disse:

Tem 3,3 v no botão do power?

 

Se está tudo certo então tire a pilha do CMOS e ao conectar a fonte ela tem que partir pelo menos girar o cooler, se isto não acontece ela não está gerando 3,3vs e 5 vs pode ser também o SIO.

 

Já revisou o SIO?

Roberto, o interessante é que ela está gerando o VREG3 e o VREG5, mas não tem os 3,3v 5v nas bobinas.

 

Obs: já substituir o SIO e o PWM, os dois novos.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, julioduarte disse:

Roberto, o interessante é que ela está gerando o VREG3 e o VREG5, mas não tem os 3,3v 5v nas bobinas.

 

Obs: já substituir o SIO e o PWM, os dois novos.  

Então levante as bobinas 3,3 v e de 5 v e injete tensão pelos pad's das bobinas e veja o consumo de corrente  com a tensão correta de cada bobina.

 

Amigo o circuito desta placa funciona assim:

 

1 - Você conecta a fonte e fonte force Vin 19 v para o PWM

2 - O PWM gera vReg que alimenta o SIO, e outros circuitos de baixa potencia, etc.

3 - O SIO responde ao PWM com ENTRIP

4 - O PWM recebe ENTRIP e gera 3,3 v e 5 v

5 - Neste ponto a placa fica pronta para ligar se tiver tudo certo com PCH, etc

 

Onde está o problema para não gerar 3,3 v e 5 v?

Editado: por Roberto275803
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2017 às 23:59, Roberto275803 disse:

Então levante as bobinas 3,3 v e de 5 v e injete tensão pelos pad's das bobinas e veja o consumo de corrente  com a tensão correta de cada bobina.

 

Amigo o circuito desta placa funciona assim:

 

1 - Você conecta a fonte e fonte force Vin 19 v para o PWM

2 - O PWM gera vReg que alimenta o SIO, e outros circuitos de baixa potencia, etc.

3 - O SIO responde ao PWM com ENTRIP

4 - O PWM recebe ENTRIP e gera 3,3 v e 5 v

5 - Neste ponto a placa fica pronta para ligar se tiver tudo certo com PCH, etc

 

Onde está o problema para não gerar 3,3 v e 5 v?

Somente consegui fazer o teste que você sugeriu, que seria levantar as bobinas e injetar tensões, na bobina de 5V dá somente 0.03, e na de 3V dá zerado, estas medições foram feitas dos dois lados das bobinas. Pois é, estes 3,3V e 5V é que não estou sabendo descobrir de onde vem para alimenta-las.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, julioduarte disse:

Somente consegui fazer o teste que você sugeriu, que seria levantar as bobinas e injetar tensões, na bobina de 5V dá somente 0.03, e na de 3V dá zerado, estas medições foram feitas dos dois lados das bobinas. Pois é, estes 3,3V e 5V é que não estou sabendo descobrir de onde vem para alimenta-las.  

Amigo se você já constatou que não tem curto nas linhas, então o PWM está alimentado com vin e recebe ENTRIP do SIO ele está obrigado a gerar 3,3 v e 5 v não tem misterio algum.

 

Será que todos os pinos do PWM ficaram bem soldados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Roberto275803 disse:

Amigo se você já constatou que não tem curto nas linhas, então o PWM está alimentado com vin e recebe ENTRIP do SIO ele está obrigado a gerar 3,3 v e 5 v não tem misterio algum.

 

Será que todos os pinos do PWM ficaram bem soldados?

Vou verificar novamente o PWM, estou pensando também, em retirar o SIO para refazer os soldas, o que acha? eu já estou meio perdido.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2017 às 20:33, Roberto275803 disse:

Amigo um conselho de quem tem experiencia com esta placa.

 

Se não tiver nada bem visivel e facil de matar o defeito, tipo um PWM estourado, desista desta placa.

 

É o maior golpe da dell, fez uma placa lixo para enganar os consumidores. Não vale nem a pena comprar uma placa nova, custa cerca de R$ 1.000,00 e pode dar defeito logo depois da garantia.

 

O processador junto com o PCH é o principal foco de defeito desta placa, ele entra em curto muito fácil e bloqueia toda a placa que deixa de gerar 3,3 v vreg 5 v verg 3,3 v e  5 v.

 

Você trabalha muito nesta placa e não resolve o problema.

 

Eu tenho 2 aqui que perdi varios dias nela, depois que coloquei para funcionar uma trava na hora de carregar o Ruindows e a outra não ler Hd e nem DvdRom, somente roda usb

 

Nunca consegui reparar uma placa desta para ficar perfeita, sempre depois do reparo tem mais alguma coisa que não funciona.

 

É um lixo e a dell deveria ser processada.

- Bravoooooooo. kkk. Este se aborreceu com a placa da Dell.

- Consegui recuperar algumas que eram o super i/o em curto, Nuvoton, KBC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, julioduarte disse:

Vou verificar novamente o PWM, estou pensando também, em retirar o SIO para refazer os soldas, o que acha? eu já estou meio perdido.   

Se o SIO está enviando o sinal de ENTRIP conforme você falou não acredito que seja problema nee, pelo menos nesta parte do 3,3 v e 5v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Roberto275803 disse:

Amigo se você já constatou que não tem curto nas linhas, então o PWM está alimentado com vin e recebe ENTRIP do SIO ele está obrigado a gerar 3,3 v e 5 v não tem misterio algum.

 

Será que todos os pinos do PWM ficaram bem soldados?

Não consigo localizar este sinal( ENTRIP ) no esquema, você poderia dizer onde fica localizado. Este sinal tem alguma voltagem em cima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...