Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como resolver problemas de compatibilidade de Bios na troca da PCH?

Avalie este tópico:


Harvorax

Posts em destaque

Ola pessoal estou voltando ao forum depois de 3 anos e um dos meus ultimo post foi esse 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

E é exatamente essa minha duvida. 

Quando é necessário regravar a bios de um notebook q tem ponte sul e ponte norte, é mamão com açúcar , pega la um arquivo grava na eeprom volta solda acabo.

 

Agora quando se tem PCH q é ponte sul e ponte norte junto pode ficar complicado.

 

Seguindo dois raciocínio.

 

1 Topico - Quando a Bios corrompe ,qualquer arquivo de bios, da bios de menor tamanho sendo ela de mesmo modelo da placa mãe baixada do site vai servir para grava  sem ter q fazer nenhuma alteração ?

--- Pergunta 1= Tem chance da outra bios corromper tbm certo (agora falando a de maior tamanho de memoria) ? Acontecendo isso, essa outra bios soldada na placa tbm, fica perto da pch, pode-se substituir ela por outra de mesmo modelo baixada do site sem ter a necessidade de modifica-la ?*

- *para essas afirmações acima tive sérios problemas, como gravar a bios, e a bios fazer o notebook parar de inicializar, ou ate mesmo ligar ficava 3 minutos ligada e desligava, não era problema físico, pois era só voltar a bios original e a maquina não desligava mais.

 

 

 

2 Topico - Quando ha a necessidade de trocar a pch, tive problemas da maquina simplesmente n ligar.

ja ouvi dizer q tinha q programar as 2 bios da placa mãe, ja ouvi falar ate mesmo de uma terceira bios q e uma bios interna ao pch, tendo q programar o próprio pch.

Levando em conta q o reballing foi perfeito, para n estender muito o topico.

 

minha duvida e basicamente isso pessoal, espero q com isso eu posso melhorar como técnico, q estou pretendendo voltar ao ramo.

Se alguém tiver material sobre esse assunto ficaria muito grato.

E obrigado

 

 

 

 

 

 

 

-------------------------------------------------------

conclusão ate agora pelas respostas dadas.

entao se eu tiver que trocar a pch em um reballing, se a pch comprada for de mesmo modelo, a mesma bios gravada anteriormente vai funcionar no novo chip sem ter a necessidade de mexer no software. 

Editado: por Harvorax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, em teoria quando se usa uma PCH idêntica não se tem que atualizar BIOS não, ela mesmo se encarrega de trabalhar com os arquivos existente na SPI FLASH ( BIOS).

 

Mas na prática, sabemos que não é bem assim né, em alguns casos as coisas não dão certo.

 

Qual sua máquina de Reballing? Ela é mais nova ou antiga? As PCH'S são chip's muito sensíveis, as vezes você queimou a PCH na hora de fazer o Reballing. Na verdade Reballing em PCH quase nunca dá certo, o correto é você comprar uma nova e tentar soldar na placa!

 

Abraços.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, voguelcell disse:

Qual sua máquina de Reballing? Ela é mais nova ou antiga? As PCH'S são chip's muito sensíveis, as vezes você queimou a PCH na hora de fazer o Reballing. Na verdade Reballing em PCH quase nunca dá certo, o correto é você comprar uma nova e tentar soldar na placa!

Na verdade acho q o problema n é reballing pois como falei a cima no segundo topico foi so regravar a bios antiga e o note voltou a funcionar, acredito q tenha um processo de compatibilização via software quando precisa gravar bios em pch, como falei é uma duvida antiga faz tempo q parei de fazer reparos, agora q estou querendo voltar, ja fiz varios reballing, e esse processo n era o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Harvorax disse:

Ola pessoal estou voltando ao forum depois de 3 anos e um dos meus ultimo post foi esse 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

E é exatamente essa minha duvida. 

Quando é necessário regravar a bios de um notebook q tem ponte sul e ponte norte, é mamão com açúcar , pega la um arquivo grava na eeprom volta solda acabo.

 

Agora quando se tem PCH q é ponte sul e ponte norte junto pode ficar complicado.

 

Seguindo dois raciocínio.

 

1 Topico - Quando a Bios corrompe ,qualquer arquivo de bios, da bios de menor tamanho sendo ela de mesmo modelo da placa mãe baixada do site vai servir para grava  sem ter q fazer nenhuma alteração ?

--- Pergunta 1= Tem chance da outra bios corromper tbm certo (agora falando a de maior tamanho de memoria) ? Acontecendo isso, essa outra bios soldada na placa tbm, fica perto da pch, pode-se substituir ela por outra de mesmo modelo baixada do site sem ter a necessidade de modifica-la ?*

- *para essas afirmações acima tive sérios problemas, como gravar a bios, e a bios fazer o notebook parar de inicializar, ou ate mesmo ligar ficava 3 minutos ligada e desligava, não era problema físico, pois era só voltar a bios original e a maquina não desligava mais.

 

 

 

2 Topico - Quando ha a necessidade de trocar a pch, tive problemas da maquina simplesmente n ligar.

ja ouvi dizer q tinha q programar as 2 bios da placa mãe, ja ouvi falar ate mesmo de uma terceira bios q e uma bios interna ao pch, tendo q programar o próprio pch.

Levando em conta q o reballing foi perfeito, para n estender muito o topico.

 

minha duvida e basicamente isso pessoal, espero q com isso eu posso melhorar como técnico, q estou pretendendo voltar ao ramo.

Se alguém tiver material sobre esse assunto ficaria muito grato.

E obrigado

 

Vou tentar responder da forma que está ali.

 

1 - Sim, se for o mesmo modelo da placa mãe deve servir perfeitamente não sendo necessário realizar nenhuma modificação, só recomendo testar mais de 1 arquivo se estiver disponível para download, pois já peguei casos em que foi necessário mais de 1 tentativa de regravação para apresentar vídeo.Então teoricamente isso se aplicaria ao backup também, não é todas as bios que estão lá que funcionam.

 

2 - Não é uma regra, corrompeu uma bios vai corromper a outra também, mas se acontecer é a mesma coisa da resposta anterior, você pode baixar outra bios com o mesmo modelo da placa mãe e regravar sem modificar nada.

 

3 - Quanto a necessidade de trocar a PCH e ter problemas com isso, ai depende de muitas coisas, cada caso é um caso. 

Quanto a 3 bios nunca ouvi falar.As PCH assim como KBC que precisam da bios para obter as instruções, eles possuem também pinos com funções pré-definidas, por exemplo, alguns projetos possuem os sinais de aviso de leds para informar o usuário sobe algumas falhas na placa mãe. Levando em consideração que a bios do KBC está boa, se você apagar todos os dados da bios da PCH e ligar a placa, ela consegue definir que essa bios está ruim ou não está gravada e informar pelo sistema de leds. No caso ela vai gerar uma instrução e repassar para o KBC um bit chamado BAD_BIOS. Detalhe que o bit BAD_BIOS existe mesmo sem o sistema de leds, em caso de falha ele é gerado nas linhas de comunicação entre PCH e KBC.

Por isso a ideia de se trocar por uma PCH IDÊNTICA a original, tem a questão de compatibilidade com processador também, pois quando você liga a placa a PCH fica aguardando a 1 primeira instrução do processador, se isso não acontecer por algum motivo de compatibilidade, o start vai ficar travado ai.

Não sei, era mais ou menos isso sua pergunta ?

Editado: por Wolf
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Wolf disse:

Por isso a ideia de se trocar por uma PCH IDÊNTICA a original, tem a questão de compatibilidade com processador também, pois quando você liga a placa a PCH fica aguardando a 1 primeira instrução do processador, se isso não acontecer por algum motivo de compatibilidade, o start vai ficar travado ai.

Não sei, era mais ou menos isso sua pergunta ?

entao se eu tiver que trocar a pch em um reballing, se a pch comprada for de mesmo modelo, a mesma bios gravada anteriormente vai funcionar no novo chip sem ter a necessidade de mexer no software. 

certo ?

entao eu tive muita falta de sorte nesse ocorrido comigo.

11 horas atrás, Harvorax disse:

*para essas afirmações acima tive sérios problemas, como gravar a bios, e a bios fazer o notebook parar de inicializar, ou ate mesmo ligar ficava 3 minutos ligada e desligava, não era problema físico, pois era só voltar a bios original e a maquina não desligava mais.

nessa situacao eu tinha um notebook funcionando, porem com senha na bios, fiz bkp regravei, a nova bios funcionou entrava ate no windows, apos 3 min desligava, voltei a bios original notebook funcionava normal, voltava a bios gravada voltava da problema de 3 min desligava. fiquei encucado com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Harvorax disse:

entao se eu tiver que trocar a pch em um reballing, se a pch comprada for de mesmo modelo, a mesma bios gravada anteriormente vai funcionar no novo chip sem ter a necessidade de mexer no software. 

certo ?

entao eu tive muita falta de sorte nesse ocorrido comigo.

nessa situacao eu tinha um notebook funcionando, porem com senha na bios, fiz bkp regravei, a nova bios funcionou entrava ate no windows, apos 3 min desligava, voltei a bios original notebook funcionava normal, voltava a bios gravada voltava da problema de 3 min desligava. fiquei encucado com isso.

Sim, vai funcionar perfeitamente se você soldar um chip idêntico.

A questão de o aparelho desligar após 3 minutos, pode estar relacionada com a compatibilidade do processador, já vi alguns casos assim.Talvez você colocou uma versão de bios mais antiga e nesta versão não tem suporte para o processador instalado, a sua original sendo mais atualizada ja tem suporte para tal processador. Cara falando de Intel é muito mercenária, por exemplo em caso de placa mãe de PC. Processadores da 6ª e 7ª geração é exatamente o mesmo soquete e mesma litografia de 14nm, mas as placas fabricadas para 6ª geração não funcionam para os da 7ª, mas passam a funcionar através de um updade de bios. Só uma atualização de bios faz as placas da 6ª geração reconhecerem processadores de 7ª.

Então é bem complicado esses detalhes, por isso tem que ser bem rigoroso quanto ao chipset e processadores quando realizar a troca, sempre colocar idêntico ao original.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei o RT809F para programar o KB mas nem sempre é eficaz, por vezes dá erro e torna-se complicado programar....foi por isso que comprei o SVOD. Que para além de ser mais eficaz, não precisas de soldar nada e tem um suporte muito bom.

 

O Will já falou dele aqui no forum, inclusive até tem uns vídeos de como o SVOD trabalha.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutes ago, Harvorax said:

uia muito bom esse material, mas ainda n sei pq seria necessário uma gravação de sio 

 

É necessária da mesma forma que é para a MAIN, se ficar corrompida a maquina não funciona.

Esse método é para desenrascar, e nem sempre funciona e não verificar o ficheiro quando lê e grava...cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harvorax De uma forma bastante genérica, a bios do PCH (maior) está relacionada ao vídeo, enquanto que a outra bios (menor) está ligada à inicialização da placa.

 

Quanto à gravação do SIO, ela é necessária quando a bios menor está dentro do próprio SIO.
O esquema da placa pode ajudar a identificar estes casos.

 

Por exemplo, a placa C14CU51 usa o o SIO IT8518, que usa uma bios externa.

 

2017-10-23_083339.png

 

Já a placa Compal LA-8864 usa um KB9012.
Como esta bios é interna ao SIO, precisamos de um gravador próprio para fazer a regravação.

 

2017-10-23_084943.png

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Hélio disse:

@Harvorax De uma forma bastante genérica, a bios do PCH (maior) está relacionada ao vídeo, enquanto que a outra bios (menor) está ligada à inicialização da placa.

 

Quanto à gravação do SIO, ela é necessária quando a bios menor está dentro do próprio SIO.
O esquema da placa pode ajudar a identificar estes casos.

 

Por exemplo, a placa C14CU51 usa o o SIO IT8518, que usa uma bios externa.

 

2017-10-23_083339.png

 

Já a placa Compal LA-8864 usa um KB9012.
Como esta bios é interna ao SIO, precisamos de um gravador próprio para fazer a regravação.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

mato...

 

entao seria basicamente fazer ligacao com eprom normal no sio e regravar essa bios usando jumpers ? se é isso, o próprio eprom seria capaz de efetuar leitura e gravacao na bios interna. certo? seria como ver o sio como um pic ou processador programável logico.

muito legal isso ai... obrigado mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...