Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Apple / Imac 21 A1311 emc2428 / LCD com Backlight piscando

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal, antes de tudo, sou novo por aqui, não conhecia o forum e fiquei bem animado ja com a quantidade de experiências de outros usuários que encontrei relatadas aqui, Sou um amador e entusiasta, sempre realizei manutenção de meus equipamentos, a alguns anos migrei para os computadores apple, o que sempre casou bem com o trabalho desenvolvido como design e o workflow que os mesmos proporcionam, porem com o tempo, alguns componentes começaram a se desgastar, e alguns a apresentar problemas que necessitavam da troca do componente. No entanto, o maior problema não é disposição, nem tempo, nem mão de obra para realizar a manutenção dos mesmos, porem, a escassez de peças destintas para testes e troca.  Atualmente tenho um macbook pro de 2008 ainda rodando com tudo perfeito, recentemente troquei o par de coolers, a pasta térmica, bateria e o carregador, acredito que ainda funcione por alguns anos. Porem, estou tendo problemas com meu Imac, modelo do ano de 2011, A1311, EMC2428. Ja estava familiarizado com alguns problemas que o mesmo poderia vim apresentar, pois trabalhava diariamente com um na agencia em que trabalhava, e nesse meio tempo tivemos o problema de trocar o hd e o cooler ficar disparando por conta do sensor de temperatura, que foi algo facilmente solucionado, a um imac de 27 polegadas que a placa de video veio a morrer, apresentando primeiro algumas linhas cor de rosa no video, até não abrir mais tela. Isso foi apenas uma primeira introdução, desculpe-me se me prolonguei.

 

Mas vamos para meu Imac, o mesmo, com um tempo de uso, cerca de 2 anos, começou a apresentar problemas nas portas usb, alguns dispositivos que precisavam de energia como hd externo, sofriam para funcionar, as vezes funcionavam apenas em uma das 4 portas usb, porem, ele nas outras portas passava energia, mas como se nao fosse suficiente para alimentar e o hd montar. atualmente ele só tem uma porta usb funcional, na qual uso um mouse, o armazenamento externo dele uso via firewire. até então, era um problema que se contornava. porem, em março deste ano, o mesmo começou apresentar os problemas iniciais na placa de video, tudo que indicava que a mesma estava a morrer, logo chegaram as linhas cor de rosa, e glitchs no video, e a placa vinha a travar todo o sistema. conformado com o problema, consegui importar da china uma placa igual, e substituir. Nesse processo, fiz a limpeza do gabinete, troquei a pasta térmica, limpei os coolers, troquei a placa de video, remontei tudo, e meu problema estava resolvido. Porem, agora em agosto, voltamos a ter problemas, desta vez com o backlight. Quando afirmo que é o backlight e nao a placa de video, é pelo fato de que, no problema da primeira placa de video, a mesma nao funcionava com um monitor externo (o mesmo ocorreu quando a placa de video do imac da agencia morreu, o video externo tb nao funcionava), e atualmente, o imac continua a funcionar com um monitor externo mas com o lcd desligado. Quando o lcd esta ligado, se eu coloco ele com o backlight mais fraco, ele pisca menos, que com mais luz, tb percebi quando opero o mouse a luz varia no monitor, ou um clique é algo q faz com que ele apague e logo volte... mas notei que, quando o backlight apaga, eu continuo com imagem na tela, se posiciono uma luz para tela, consigo ver tudo la, o mouse mexer, tudo continua operacional, mas é como similar ao problema das usbs, o backlight estivesse sem força. 

 

Dai minhas questões são...

1. Alguem ja teve problemas similares com as portas USB?

2. Vocês acham que algum problema da fonte pode esta ligado a este problema nas portas USB e no backlight?

3. se problema é fonte, é possível e plausível realizar a manutenção destas ou compro logo outra? vi varias pessoas q tiveram problemas, mas algumas os clientes não tiveram paciência para aguardar.

 

Enfim, estou tentando eliminar alguns erros, o lcd eu verifiquei todos os cabos, ta tudo ok. o problema pode esta entre a fonte ou a placa do backlight... a placa do backlight encontra fácil por 100 reais na china. problema é a fonte q é cara... e complicada de encontrar... mas pelo que vi.. pelo que li nos últimos dias, acredito que o mais sensato seria primeiro tentar trocar a fonte, afim de solucionar o problema da usb e do video, e caso o video continue com problema, tentar a placa do backlight. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luciano Txu Bom dia amigo primeiro qual o seu conhecimento em eletrônica pois para vc ter sucesso com a manutenção desta placa teria que ter um conhecimento considerável como uso de multimetro leitura de esquema se não tiver nenhum conhecimento seria o mais viável levar este Imac a uma assistência pois corre o risco de piorar o sintomas apresentado por falta de conhecimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Ronaldo, meu conhecimento é bem raso, porem não pretendo realizar a manutenção eu mesmo,  mas a questão é se a manutenção realmente é viável, se alguém ja teve algo similar e obteve sucesso na manutenção da mesma, ou se é mais viável, economizar tempo e ja procurar uma outra fonte para substituir a em questão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luciano Txu Caro boa tarde,

 

Creio que seu problema não seja na fonte e sim na placa principal " portas USB's " e provavelmente na placa do backlight.

 

Sobre as portas usb's, cada porta tem circuito de alimentação e passagem de sinal. Com o tempo e principalmente o uso de aparelhos externos energizados, pode ocorrer de um indutor ou resistor de proteção ter queimado e com isto ocorre este problema da falta de tensão nas usb's.

 

A fonte é responsável por gerar os 12V para alimentação da placa principal e nesta placa, será gerado outras tensões como 3V e 5V e outras para seu funcionamento. No caso a alimentação de 5V para as portas usb's, quem gera esta tensão é a placa principal e se a máquina está funcionando com uma porta ok, está linha está boa e se não estivesse, seu mac nem iria ligar.

 

O correto é levar a alguma assistência técnica de confiança que trabalham com equipamentos da apple. No entanto estas assistência sempre tem ou conseguem, peças como no seu caso, uma placa inversora para testar em sua máquina e saber se o problema está nesta placa ou na placa principal e aproveitar e verificar as portas usb.

 

Espero que tenha lhe ajudado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajudou bastante paulo, muito obrigado, infelizmente aqui em Maceió não tem nenhuma assistência de confiança e que trabalhe com equipamentos da apple, geralmente um problema como este da usb, eles simplesmente condenam a placa e mandam substituir... eu consegui uma placa idêntica a minha de backlight por 92 reais na china... vou fazer o pedido, daqui a um mes deve ta chegando e dou o feedback se o problema era realmente o backlight. 

 

Muito obrigado aos envolvidos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...