Jump to content
Sign in to follow this  
Chico Lima

 notícia Chrome pode fechar as portas para sites que mineram bitcoins em PCs

Rate this topic

Recommended Posts

Chrome.jpg

 

Boa parte dos sites ganha dinheiro com sua audiência, mas alguns sites recentemente começaram a fazer isso de uma maneira particularmente negativa. Páginas como o Pirate Bay estão sequestrando o computador dos visitantes para minerar Bitcoins enquanto ele navega por lá. O problema se tornou grave a ponto do Google cogitar colocar uma solução para ele diretamente no Chrome, seu navegador. 

A informação surgiu no fórum de reportagem de bugs do Chromium. Um usuário abriu um chamado sobre a questão, dizendo que alguns sites, ao serem acessados, fazem com que a máquina do usuário passe a apresentar um uso de CPU extremamente elevado. Isso, por sua vez, leva a um consumo muito alto de bateria (no caso de notebooks), e pode fazer com que a máquina trave. 

Em resposta a esse chamado, um engenheiro do Google chamado Ojan Vafai disse que a empresa está pensando em uma maneira de impedir que os sites façam isso. Segundo a BBC, a ideia de Vafai não é impedir que esse tipo de mineração seja feita - apenas que ela ocorra de maneira maliciosa, sem o consentimento (ou conhecimento) do usuário.

De olho na CPU

Vafai diz que a empresa concorda que "deve fazer algo sobre isso", mas diz que "ainda não tem certeza de quê". Ele já tem uma ideia, no entanto: "Se um site estiver usando mais de XX% da CPU [capacidade de processamento da máquina] por YY segundos, então nós colocamos a página no 'modo economia de bateria'".

Nesse modo, segundo o engenheiro, o uso da CPU pelas páginas é bastante reduzido. No momento em que isso acontecesse, o navegador mostraria um aviso ao usuário, permitindo que ele optasse por manter a aba no modo de economia, devolvê-la ao seu funcionamento normal ou fechá-la de todo. Com isso, o usuário será noticiado quando uma página estiver exigindo demais de seu computador, e poderá mantê-la funcionando normalmente caso ele saiba que ela não tem nenhum problema.

Mas Vafai reconhece que a função ainda deve levar algum tempo para ser implementada. Será preciso, de acordo com ele, "realizar medidas para descobrir quais valores usar para XX% e YY segundos", por exemplo. De qualquer maneira, por enquanto já há um método diferente de impedir que seu PC seja sequestrado por sites para minerar bitcoins.

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/chrome-pode-fechar-as-portas-para-sites-que-mineram-bitcoins-em-pcs/71830

Edited by FLAVIOTECH
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...