Jump to content
Sign in to follow this  
luizmelga

Toshiba Tecra M3 - Zera a bateria da bios e perde as config

Rate this topic

Recommended Posts

Olá amigos do forum beleza !!! Estou com um problema nesse toshiba q esta na bancada, é um Tecra M3 não tem serigrafia na placa.

O problema dele é o seguinte o mesmo zera a bateria da BIOS, e nao segura as configurações salvas da mesma, troquei a bateria e continuou com o mesmo defeito, se for feita a configuração e manter a fonte externa na tomada ligado ele nao perde as configurações. se desligar ja eras...

PS: Detalhe a bateria dele para uso sem fonte esta zuada e nao segura ele nem 1 minuto. Como nao tenho uma igual pra testar nao sei se pode ser isso tbm.

Nao encontrei o esquema dessa placa entao nao sei por onde começar a pesquisar no circuito, se algum amigo tiver e puder dar uma ajudar fico agradecido.

Obrigado

Luiz

normalmente perto da bateria da bios tem um mosfet, talve ele esta em curto ta uma olhada... agora sem o esquema fica dificil...

peguei 2 casos parecido com o seu eram 2 positivos em um deles a solução foi a troca de 2 capacitores que estavam em curto proximo ao conector da bateria da cmos, no outro não teve jeito tive que trocar a ps, que era uma maldita sis.

antes de mais nada obrigado aos comentarios e app pra voces 2.

Bom entao esse toshiba é bem antigao inclusive os componentes sao maiores que os atuais e dificil de encontrar, achei 1 mosfet por baixo da placa na regiao do conector da bateria q é por cima e nao tem nenhum componente proximo ao lado dela. aparenta estar aberto mas sem o esquema estou com receio de mexer e nao ser ele o vilao.

Se algum dos companheiros por acaso tiver ou souber onde tem esse esquema agradeçoo demais a colaboração obrigado !

posta o modelo da placa fica mais facil de arrumar o esquema.

muito cuidado com esses notes antigos...os toshibas e compaqs&hps antigos usavam bateria de lithium recarregáveis...veja inscrito bem peq embaixo da bat. vai estar escrito recarregável em inglês...a própria mobo se encarrega de recarregar a bat de cmos...se por uma comum pode correr o risco de explosão...hehe

falando em lithium...

muito cuidado com esses notes antigos...os toshibas e compaqs&hps antigos usavam bateria de lithium recarregáveis...veja inscrito bem peq embaixo da bat. vai estar escrito recarregável em inglês...a própria mobo se encarrega de recarregar a bat de cmos...se por uma comum pode correr o risco de explosão...hehe

falando em lithium...

bem lembrado.

Valeu galera pelas respostas, eu rodei a mobo inteira e nao encontrei serigrafia de modelo nela só esta escrito Toshiba no cantinho e mas nada.

vou acabar devolvendo pro cliente, nao tenho muito oq fazer vai ter q continuar apertando F1, END e Y kkkkkk

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...