Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

o que fazer quando vc é processado por um cliente, mesmo ele não tendo razão?

Avalie este tópico:

robusto53

Posts em destaque

Boa tarde amigos, a pouco mais de 1 ano atras atendi um cliente que estava com o notebook dando tela azul, um SONY VAIO, nem lembro mais o modelo, coloquei um HD meu e formatei ele na maquina do cliente, tudo funcionou bem por 4 dias, então passei orçamento de instalação de sistema, o cliente aprovou, formatei e entreguei.

depois de quase 20 dias ele voltou com o notebook, mas agora ele pedia F1, era erro de smart, fiz orçamento de troca do HD, e ele já chiou dizendo ser garantia, (afirmo que na primeira vez não havia o erro de smart, e a formatação que faço não é apenas pelo windows, eu faço primeiro a partição em DOS e formato também em DOS, assim posso verificar se existem BAD BLOCK), no caso tudo foi perfeito, conversei com o cliente e negociei a troca e formatação gratuita, ele se responsabilizou de adquirir um HD novo, assim instalei formatei e pronto, depois de uns 15 dias, ele voltou novamente com o mesmo erro, smart, retirei o HD dei para ele trocar no vendedor, e ao mesmo tempo coloquei de volta o meu HD, que ainda tinha o sistema para o note dele, fiquei 30 dias em teste, e nada, tudo parecia OK, ele trouxe outro HD novo, instalei, mas de cara deu smart, retirei, coloquei o meu e tudo ok, bem liguei para ele e falei que teria que voltar na loja e trocar o dito cujo novamente, ele "kikou" mas resmungando foi trocar, me trouxe e instalei formatei etc..testei tudo bem, entreguei, dai ele sumiu, agora vem com um processo encima de mim, alegando que deu tela azul novamente.

1- onde foi que eu errei?

2- o que faço diante do advogado dele e juiz?

OBS: O assunto é sério, aceito sugestões adultas para este caso, dispenso gracinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a melhor coisa a fazer primeiramente é se informar, converse com um advogado sobre o caso e o mais provavel é que ele diga que isso nao vai dar em nada.

Após isso voce pode entrar em contato com o cliente e explicar que voce se informou com um advogado e que sabe que isso nao vai dar em nada mas que o que te incomoda é o fato dele ter ficado insatisfeito com o seu servico e a ma propaganda que isso gera (sendo que na verdade o chato vai ser toda a burocracia que voce vai ter que passar) portanto ofereca chegar a um ponto em comum para o cara desistir do processo e o mais provavel é que o cara acabe arrancando de voce um HD gratis. De o Hd para o cara e deixa que Deus faca o resto.

Voce nao deu nenhum tipo de recibo para o cara nao né ? Tem gente que dá recibo por instalacao de windows que 99% das vezes é pirata.

Link para o comentário

Deixa eu ver se entendi, você usou seu HD somente para testes mas não vendeu nenhum HD para ele certo? o único valor cobrado foi referente a manutenção feita e a instalação de programa certo?

Clientes como esse eu costumo simplesmente devolver o dinheiro do trabalho que é pouco e dizer para o cliente que não devo mais nada para ele porque estou entregando o note exatamente da mesma forma que recebi e ele não teve nenhum gasto ou prejuízo comigo.

Dessa forma lavo minhas mãos e deixo ele se virar com quem vendeu o HD com defeito. Também não recebo mais nenhum equipamento desse mesmo cliente.

Link para o comentário

Quase não trabalho com manutenção tipo formatação.

mas em casos parecidos, não costumo dar mole pra cliente não, tenho minha consciência limpa com relação ao trabalho realizado.

como voce só vendeu a mão de obra pra formatação, no maximo eu devolveria esse valor.

O cliente não pode te culpar se ele tá comprando HD de procedência duvidosa ou mesmo se o note dele tem algum defeito e tá pifando o HD.

Como você não citou nenhum backup, acredito que tb não tenha problema por perda de informações por parte do cliente.

considerando também um provável valor baixo relativo ao processo, possivelmente o cliente entrou com uma ação no pequenas causas, nesse caso você nem precisa de um advogado, mas caso o cara aparece com um advogado na hora do julgamento, no forum sempre tem um defensor publico para esses casos.

Link para o comentário

Bem na época, tinha uma nota de garantia que não é fiscal, mas foi apenas formatação mesmo, ele ta pedindo R$ 10.000,oo de danos morais. acho melhor nem aparecer lá.

Não tinha CNPJ, não dei meu CPF.....so tem endereço.

Eu cobrei só na primeira vez as outras fiz sem cobrar nada.

Mas vou conversar com meu advogado, quem sabe a coisa pode piorar, né?

Link para o comentário

amigo..boa noite..tenho loja este dias por conicidencia uma advogada deixou o note para formatar e depois veiofallando que tinha que fazer backup..bom a sorte que qdo ele foi de novo na loja a menina pegou o recibo dela e desapareceu com o recibo..graças a deus o negocio foi feio..mais no seu caso como vc nao tem cnpj etc poderia ate pegar o note dele e jogar no lixo nao tem como ele provar nada..se ele nao tem recibo pior ainda..este caso e parecido com um caso de um colega..serio mesmo..mais ja que esta neste pe...arruma um advogado e manda a bomba pra cima dele que vc ganha uma grana nao tem como ele provar que fez o trabalho com vc..pode fazer que da certo..

Link para o comentário

Acredito que não seria o caso de provar ou não que ele fez o serviço com você e se fosse comigo eu assumiria tranquilo que o serviço foi feito comigo mas o que acontece é que o cliente folgado pagou o valor de uma instalação e agora quer que você dê um HD novo e ainda quer ganhar dinheiro com isso.

Advogado não serve para exigir que o outro faça o que você quer ou que a justiça fique a seu favor mas sim para lhe auxiliar de forma legal a exigir os direitos que você tem. Até onde sei, não existe lei que faça com que você tenha que devolver um dinheiro que não recebeu e não cabe danos morais porque você cumpriu com todas as suas obrigações como prestador de serviços e não causou nenhum prejuízo ao seu cliente, sendo assim ele pode chamar o advogado que quiser que o juiz nunca vai dar um ganho de causa a esse cliente folgado.

Como te falei antes, devolve o dinheiro que ele pagou pela instalação porque assim ele não tem direito a reclamar de nada, visto que não teve nenhum prejuízo financeiro e recebeu de volta o note exatamente no estado que deixou, e manda esse cara procurar outro para encher o saco.

Boa sorte.

Link para o comentário

Tambem acho que nao da em nada, mas consulte um advogado e previna-se se arme com todos os documentos possiveis,e se voce instalou windows pirata oriente-se pra nao perder a causa, e daqui pra frente faça seus clientes assinar autorizaçao em rela çao  a formataçao descriminando claramente que software e hardware sao coisas bem destintas, boa sorte.

Link para o comentário

Amigo, primeiro vocês vão ser chamados para uma conciliação ! Se não chegar a um acordo ai que vai ser encaminhado para o Juiz proferir alguma sentença ou o cancelamento do processo. Processar qualquer um pode processar, sem problema, porem tem que ter provas para que o processo siga em frente, se o cliente não tem provas na conciliação se você quisesse falar que não foi você cadê a prova ? E detalhe, se o cliente não tiver provas você poderia entrar com um processo por Danos Morais ! Não compensa gastar dinheiro com advogado para te defender não, isso é causa ganha ! Por desencargo de consciência procure um advogado amigo ou a Defensoria Pública para pedir um aconselhamento.

Link para o comentário

amigo acredito que não vai dar em nada, e sobre o windows ser pirata vc pode dizer que estalou a mesma versão da licença do windows do note (aquela que vai embaixo do notebook) e que registrou online com a microsoft, que e permitido e não tem como ele provar ao contrario e querer receber por danos moral por ser pirata ok

Link para o comentário

Amigos, acredito também que não dará em nada, simplesmente o cliente quer tirar vantagem passando por coitadinho ignorante, já que se da tela azul e problema de hardware ou do OS, mas em hardware não mexeu e em software, o desempenho do sistema operacional e responsável microsoft (no caso de windows)

Mas estou escrevendo para lhes contar o que faço, de cada cliente sim vergonha que tenta passar por esperto, aprendo mas ainda, e para ter uma boa defensa anti espertinhos o melhor e ser mais esperto que eles ainda.

Embora não faço formatações e não aceito notebooks com HD nem bateria nem fonte, tem casos (como nos positivo sim+) que o cliente não esta capacitado para tirar o HD, ja que tem que tirar toda a carcaça inferior para chegar ate ele. Nestes casos faço assinar ao cliente que não sou responsável pelo HD nem software ou dados que pudessem estar conteúdos nele, desde que não estamos em condições de testar o notebook por problemas do notebook que impedem testar o mesmo ao recebe-lo. No caso que tenha que realizar uma formatação para resolver o problema de alguém que parece legal (mas que mais para frente pode virar espertinho) peço ao cliente assinar uma forma que diz que o cliente esta colocando vários lacres assinados por ele mesmo, como prova que o notebook não é nem sera aberto, e que simplesmente o trabalho a realizar e a recuperação do sistema (sem backup), sendo assim não me faço responsável pelo estado do HD nem pela mau funçao do hardware do notebook, e que a responsabilidade do bom funcionamento deste sistema esta no fabricante do mesmo, que quaisquer alteração (software malicioso, virus, incompatível) apos instalação pode prejudicar o bom funcionamento do mesmo, e que o valor cobrado como mão de obra e o tempo de instalação do mesmo, não sendo responsável pelos dados conteúdos no momento de recebe-lo. Para fazer esto obviamente comprei lacres casca de ovo no ML mas são baratinhos já que estão em branco, só para o cliente assinar cada um, escrever a data e colalos pessoalmente na minha frente.

So um cliente voltou apos este trabalho, um advogado, fazia também de coitado e de vitima, reclamou, dizendo que outra pessoa necessitou abrir  notebook para trocar as memorias, e por isto furou os lacres, mas para surpressa dele eu ainda tinha o recibo assinado por ele, (chingou, ameaçou, gritou e jogou o notebook ao chao saindo daqui, mas nao chegou a fazer nenhum processo)

Boa sorte

Link para o comentário

Primeiro: você tem certeza que ele pede Danos Morais? Não é materiais? Digo isso porque de acordo com a jurisprudência de nosso país o Dano Moral prescinde de prova, salvo alguns casos onde é caracterizado o dano no fato por si - perder um filho, ter o nome inscrito no Serasa. Então se é isso mesmo, ou o cliente acredita ter sido destratado de alguma maneira por você ou está mal instruído, pois o Dano Moral é quando o indivíduo tem sua moral e dignidade ferida por ato de outrem, onde esse independente de culpa torna-se responsável pela retratação.

Segundo: não deixe de aparecer a audiência, do contrário você perderá por revelia e então um problema que aparentava fácil resolução fica mais complexo e custoso.

Terceiro: verifique se a intimação é do Juizado Especial (onde não é necessário constituir advogado) e se é de conciliação ou audiência de rito sumário (onde é feito a tentativa de conciliação e na falta dessa as partes são ouvidas, apresentam suas alegações finais e o caso é enviado ao juiz para que esse avalie e sentencie). Se não quiser constituir advogado, aconselho você a redigir todo o acontecimento com a maior precisão possível de data, horário e atitudes para que o juiz entenda o lado técnico do seu serviço e possa julgar com mais clareza, mas cuidado seja objetivo e direto.

Quarto: se quiser evitar todo esse desgaste, entre em contato com o cliente e procure saber o que ele realmente quer, as vezes é possível evitar o processo com um acordo viável para os dois.

E na minha opinião R$ 10.000,00 por Danos Morais, é um absurdo. Não perca seu sono, organize-se, documente-se e parta para a luta. Já tive 3 desde que estou nesse ramo 2 ganhei e o último estou aguardando a sentença e olhe que eram danos materiais, bem mais fácil de comprovar.

Link para o comentário

amigo, tenta desenvolver um sistema de trabalho que te proteja de tais ocorrências

desenvolva uma ordem de serviço e destaque toda a ocorrência de problemas citadas pelo cliente

- vc descreve o aspecto fisico real do equipamento, se apresenta sinais de quedas/batidas/arranhados

se aparenta que já foi aberto, se passou por outros técnicos/autorizadas, se esta na garantia ainda(clientes malandros q bugam equipamentos correm d autorizadas/garantia pois sabem q vão bater e voltar)

e assim o cliente assina e isso pode contar ao seu favor, após o orçamento(busque um laudo da ocorrência)

pesquise rápido sobre o equipa na internet, sobre possíveis vícios de fabricação do mesmo, se tem atualizações de bios(e se possível o q ela corrige)

teste exaustivamente o equipamento(no caso de hds, teste com 2 hds seus) o cliente levando a peça tente segurar a nota fiscal (diz q vai escanea-la para anexar ao seu orçamento/caso aprovado)

o cliente chegou com a peça, analise-a e tente verificar se a peça é realmente nova sem uso(ano de fabricação)

se a peça deu problema/ já trocou duas vezes oriente ao cliente pedir o dinheiro de volta e comprar em outra loja

- não exite em condenar a placa mãe caso detecte algum distúrbio, isso evita estresse com tais reincidências de conflitos

notes são bastantes sensíveis e muitos clientes nem sabem q nas suas costas seus filhos usam seus equipamentos a moda K*r*lh*w

e impactos fortes/ pequenas quedas, brigas de filhos pelo domínio do equipamento podem gerar danos

e clientes malandros/171 podem se aproveitar disso

vale a pena se proteger de todos os lados, atendendo esses clientes sempre com calma

o cliente já chega explodindo ou tentando te intimidar/de cara feia, vc tem que contornar essa situação de qualquer forma e nunca perca a tranquilidade

existem lojas e autorizadas 171 tb, mas nem vou entrar nesse assunto

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Amigo, nem se preocupe, pois R$10.000,00 é o valor máximo pedido nas pequenas causas e sempre eles fazem por essa opção. O valor final é feito pelo(a) Juiz e esse nunca irá passar de um note novo equivalente ao do cliente. Agora a resposta do colega Romero Pedro está muito coerente ao que acontece na maioria dos casos. Lembre-se, por mais fantasiosa que seja a história do cliente e tal, NUNCA deixe de comparecer as audiências, pois você perde totalmente a razão e será julgado a revelia. O melhor a ser feito é consultar um advogado e esclarecer os fatos. Compareça as audiências e leve tudo que lhe possa ser útil e comprovador de seu trabalho realizado na maquina do cliente e que você está disposto a consertar o aparelho dele sem custos, desde que seja o problema que apresentava antes. No mais, isso irá lhe servir de lição para ter mais cuidado com esses picaretas da vida.

Link para o comentário

Não há sistema nem recurso que lhe proteja exercendo o trabalho de atendimento ao consumidor. Essa semana chegou um G42 para troca de tela, cliente com pressa disposto a pagar o valor cheio sem exigir descontos eu precisando de dinheiro, largo tudo de lado e vou efetuar o serviço, após 20 minutos de trabalho está o equipamento com uma nova tela, entrego ao cliente que faz questão de: testar o teclado, mais precisamente as teclas (home, page up, page down, end e setas direcionais). Agora eu pergunto, qual o usuário que tem a necessidade de uso dessas teclas a ponto de serem as primeiras a serem testadas, pois eu quando vou testar teclas começo pelas alfa numéricas como todos. Mas quando vi a cena já enxerguei minha triste realidade, fui enganado. Ele olhou para mim e disse, amigo você fez algo com meu teclado, as teclas do lado não estão funcionando e antes do serviço todas funcionavam. Não tinha dúvidas da falcatrua, mas era impossível provar o contrário, então só restava agora assumir a falha e atender ao "roubo", digo, a necessidade do cliente: peguei um teclado usado de um G42 "matado" e substituir o teclado dele, mas antes cobrei R$ 30,00 alegando que foi limpeza do teclado, apenas para não perder de tudo. Agora, se meu equipamento estivesse realmente funcionando tudo, eu não pagaria um centavo por um conserto que não tivesse culpa, porém ele pagou sorrindo. É por esses motivos que não vale a pena cobrar barato, infelizmente o custo por essas picaretagens deve estar incluído em cada serviço que realizamos.

Link para o comentário

Fico muito triste por no nosso país isso ser comum. É como se existisse uma política de que se enganar o próximo seja muito bom. Agora me pergunto, como você poderia ter descoberto que o teclado dele estava defeituoso?  Se a tela estava apagada, não tinha como você ter visto o funcionamento das teclas. É um tiro no escuro isso. Penso que o melhor a ser feito seja a filmagem de toda mão de obra executada na oficina, após o prazo da garantia terminar, você apagaria esse vídeo e se o cliente questionasse um defeito que não tinha antes, você provaria que não se foi mexido nessa parte que ele falou.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

1 - Entenda o Juiz ou representante legal como uma pessoa totalmente leiga. seja didático ao se defender

2- Nao se exalte em momento algum, deixe o clente se expressar ate o fim  e depois esponha tudo que você tem para falar. (infelizmente somos maus vistos, voce tem que mudar esta apresentação desta forma)

3 - Tente reunir o maior numero de provas que você esta certo, se possível peça para amigos da mesma área documentarem o tipo de problema cronico ou a relação que um problema não tem com o outro (nao existe pericia técnica em forum e similares então crie a sua pericia, não é valida judicialmente mais conta pontos )

obs:Os juízes e conciliadores vão te ver de uma forma profissional.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

no meu caso o cliente trouxe uma maquina nova instalei o w para ele, pra minha surpresa após alguns dias ele volta e se diz descontente pois disse que o W que instalei nao é original e que eu vou me ferrar e gla gla gla gla gla gla.... e quando falei que seria muito mais caro um original ele me disse que meu concorrente instalaria um original a 60,00. que voce diz?

Link para o comentário

Bom dia,

A pouco tempo atrás tive um problema parecido. veio um cliente já reclamando de outra loja. que tinha um note da hp caríssimo com tela toch tudo e que essa outra loja tinha trocado peças do note dele, disse que ia processado eles. ai ja fiquei esperto com ele.

Ele trouxe um pc pra conserto, fiz a formatação, com 3 meses depois tava cheio de vírus, parece que não sabe usar computador. Formatamos de novo e pouco dias depois já apresentava problema, percebemos que o pc não estava normal.

O que fizemos foi de devolver o dinheiro do segundo serviço pra ele, não compensava ter dor de cabeça com esse tipo de cliente, são clientes que acha que podemos está enganando ele.

No seu caso se oriente com algum amigo que seja advogado, mas acho que não tem como ele provar e nem ganhar a causa. Comparece a audiência, isso é importante!!

Link para o comentário

Amigo seja chegou a intimação  vou dizer o que vai acontecer com vc,

vai ser de chorar infelismente, pois a justiça ou e cega ou tem uma canganha de burro , so encherga por um caminho mesmo que vc mostre o contrario, 

entrou na assistencia que trabalho um notebook sti 1462 famoso d29 , foi passado o orçamento por telefone e o cliente aprovou.

3 meses depois o kra chega na loja pedindo o notebook de volta não teria condições de pagar pelo serviço então foi conunicado a ele que o notebook estaria demontado pois apois um periodo defazemos o serviço e nem foi cobrado nenhuma taxa a ele.

ele irado disse que meu notebook agora

senhor agora fica impossivel de lhe entregar pois esta desmontado e tem X clientes na frente do senhor , passou 3 meses sem dar noticia vai ter que esperar no maximo 2 dias ou ate mesmo posso ligar a tarde pra o senhor vim buscar ( era o tempo de desmontar, desfazer o serviço e montar de novo) se quiser leva todo desmontado

ele falou não que vc vão roubar minha peças, se o senhor continuar assim vou ter que chamar apolicia pois vc esta me acusando sem ter provas.

bem converçar vai converça vem ele dessidiu pegar o notebook no outro dia de manha logo cedo.

bem ficamos ate mais tarde para desfazer o serviço do camarada, no outro dia cade o kra veio passar na loja de 18:30 ja estavamos baixando as portas

entregamos o notebook e ele falou não esta funcionando, mais o senhor disse que nao poderia pagar pelo serviço como vamos entregar funcionando

todo arrogante pediu uma chave para abrir o notebook ja com o recibo de entrega em cima da messa e nada dele assinar , quebrou notebook todinho não sabia abrir deixou em cima da bancada e disse quero ele montado de voltadepois passo pra pegar e foi embora

notebook montado fiz o favor de trocar a carcaça e individuo voltou depois de quase 15 dias percebeu a troca da carcaça e disse esse notebook não e meu ,senhor foi trocado a carcaça pois o senhor quebrou no dia que veio buscalo e coloquei a carcaça em cima do balcão inclusive a que estava sendo dada a ele era novo estado de zero chega brilhava simplismente ele foi embora de novo indagando eu quero meu notebook.

agora vem a situação triste vou tentar encurtar

chegou a intimação procurei um advogado ele falou como todos falam não vai dar em nada

primeiro vem aconciliação,vc vai ser atendido por uma pessoa que não entende nada de lei (com certeza ima garotinha novinha que não vai ta nem ai pra vida ,ela ta ganhando o dela sentada na cadeira lixando a unhas) ela vai te perguntar tem acordo o dono da loja estava a fim de dar um notebook zero pra ele , o cliente vai simplismente responder que não tem acordo ja instruido pelo advogado dele e ainda por cima pediu danos morais porque o notebook dele era da filha dele que ta em casa chorando ate agora pelo notebook (ha tudo que ele ou vc falar peça pra constar em ata ela vai ter que descrever tudo no processo) ela simplismente vai lhe disser pra agardar o jugamento não e tão bonitinho como passa no fantastico não , vc vai ser judado, vai perder pois na lei quem estar correto e o cliente , outra digo não entre com recurso pois isso so vai aumentar os onorarios do juiz poder pagar pague logo de vez , no final da contas aqui na loja ficou assim o cliente pediu 3.000,00 de danos o juiz deu sempre vai dar 1/3 no caso 1.000,00 e mais o notebook do kra funcionando tudo perfeitinho

final das contas essa semana termina o prazo pra entrega do notebook e o kra que não e besta não veio buscar , mais como a loja ja perdeu muito com isso o notebook ja foi entregue a juizo junto com o deposito do valor da indenização e dado como caso deferido ou encerrado se o babaca com licença da palavra pedir uma busca e apreenção do equipamento vai se estrepar pois o dono da loja ja fez ate uma moldura e empendurou na recepção

boa sorte amigo

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...