Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Para quem quer aprender a consertar placas de PCs e Notebooks

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

Amigos, dia 5 de setembro fazem 5 meses de Fórum Eletrônicabr. Conhece e me cadastrei nesse Fórum no dia 5 de Abril de 2013. Como alguns sabem trabalho com informática a 17 anos, a maioria desse tempo trabalhando com Análise de Sistemas, desenvolvendo sistemas de aplicação e Administração de Banco de Dados, atuando em Consultoria em Análise de Suporte, Consultoria em Processos de Informatização e outras áreas de T.I.  Em uma mudança radical de padrão de vida resolve mudar para a Região Norte do Brasil e atualmente resido no Estado de Roraima, estado este muito carente de mão de obra qualificada, principalmente na área de T.I., Infra-estrutura de Redes, Assistência Técnica em equipamentos de Informática e muitas outras áreas. Bem, neste ano de 2013 coloquei na minha cabeça que iria aprender a consertar placas de notebooks e computadores desktop, e como muitos sabem, não a tantos cursos de ótima qualidade voltada para esta área, alguns professores aventureiros engajaram na área do ensino, uns se deram bem, outros cultivaram o seu fracasso. Como aqui no estado não tem curso presencial comecei a pesquisar na internet cursos on-line e não encontrei, mas encontrei cursos em vídeo aula e um monte de apostilas no Google que sinceramente até o momento não achei uma apostila que valesse a pena, ou seja, apostila que te ensine realmente como a coisa funciona . Comprei alguns cursos em vídeo aula o qual não vou citar o nome devido a restrições do Fórum, alguns dos vídeos que adquire até que tinham um embasamento bom, deu para aprender muita coisa, outros vídeos tive foi problema de pressão alta de ver medições com multímetro onde a ponta encostava em dois ou mais componentes e ficava parecendo festa Junina de tanta faísca ! Bem, todo conhecimento por menor que seja é válido, nos vídeos gastei aproximadamente uns 300 reais (comprei alguns piratas !) e o resto de aprendizado ficou em pesquisas no Google, Youtube e aqui no Eletrônicabr. Nestes 5 meses de Fórum a apenas 4 meses comecei a consertar placas a nível profissional com índice de concerto de 70%, onde 20% são BGA o qual ainda não estou fazendo porque não adquire minha estação de solda e 10% placas que não compensavam o reparo ou não encontrei os componentes para comprar. Atualmente analisando um Sistema de O.S. que desenvolve tenho 64 placas de desktop consertadas e 28 de notebooks, todas consertadas de Maio de 2013 até hoje. Se você leu este texto até aqui deverá estar se perguntando a onde eu quero chegar ?! Eu respondo ! Quando comecei  a postar aqui no Fórum minhas dúvidas ou como proceder para consertar uma placa nem todos estenderam os seus conhecimentos, uns talvez por falta de tempo, outros até tentavam mas talvez não soubessem muito e outros que sabiam e puderam ajudar, ajudaram e muito, por menor que fosse a dica sempre eu guardava com carinho (nem Jesus conseguiu agradar a todos !), então, o que estou escrevendo espero que venha AJUDAR a quem está neste momento lendo esta postagem e pretenda ingressar neste mundo fantástico que é o reparo de placas e a eletrônica em si, lembrando que, o que vou falar depois de muito análise foi a melhor forma que encontrei para aprender eletrônica e reparos em placas e desde já quero deixar bem claro, não sou um DSystem, nem um Edsonninja pouco menos um Vlad ou o Paulo, ou o Perciva, o Prof. Pardal Silvano e muitos outros expert  em reparto de placas aqui no Fórum. Quando comecei se eu tivesse um norteamento teria sido mais fácil mas na internet dificilmente se acha essas informações reunidas.

 

P.S.: Muitos materiais didáticos são cheios de fórmulas e cálculos e mais cálculos, quando comecei  a ler peguei uma apostila dessas  e para você que quer aprender apenas a consertar placas esse tipo de material didático só vai confundir sua mente ! Então, comece com o material mais básico como irei mencionar abaixo. Você quer aprender a consertar e não a projetar, se futuramente você pretender projetar placas ai é esse tipo de material que você irá precisar.

 

Alguns mandamentos para começar a entender esse negocio !

 

- Pegue uma placa mãe, olhe, analise os componentes que ela contem. Você vai ver uma variedade de componentes, uns grandes, outros pequenos e outros mais pequenos ainda ! Descubra o nome desses componentes, do lado de cada componentes da placa nos temos uma referencia chamada de Serigrafia. Seguindo algumas normas internacionais os nomes dos componentes são representados por letras, ou seja, a serigrafia do componente propriamente dita e esses componentes não tem uma variedade tão grande assim a ponto de você imaginar que terá que decorar infinitas serigrafias de componentes.  Vá anotando em um papel as serigrafias e depois escreva na frente o nome delas, pois no próximo passo vamos precisar dessas anotações. Além de saber a  serigrafia é de suma importância que você saiba o símbolo que cada componente representa, isso será válido para você aprender a ler esquemas elétricos, lembrando que isso tudo você irá encontrar no Google de graça !

 

- Com a lista das serigrafias dos componentes vamos para o Google pesquisar o que fazem esses componentes, ou seja, quais as funções deles. Não esqueça de anotar em um papel a função deste componente, pois isso servirá de orientação para você futuramente.

 

- Sabendo a função de cada componente, descubra como fazer as medições neste componente para saber se ele está funcionando ou não. Mas medir o que ? Em um multímetro você terá várias opções para medição, as que você mais vai usar são as opções de Corrente Contínua (CC) e a opção de Continuidade ou Beep e em alguns casos a opção de Resistência (Impedância) Todos os componentes podem ser medidos a frio (sem tensão na placa) ou quente (com tensão na placa). A quente você irá medir a tensão usando a opção de Corrente Contínua (estamos falando apenas da parte da placa, ou seja, corrente contínua) e a frio você poderá medir continuidade e a resistência (também conhecido como impedância). Essas medias podem ser feitas em componentes como capacitores cerâmicos, diodos, fusíveis, transistores, medir continuidade em trilhas, etc.

 

- É fundamental que você saiba ler esquemas elétricos ! Dificilmente você irá achar cursos de tradução de esquemas elétricos, eu pessoalmente aprende sozinho e não é difícil não, você sabendo a serigrafia dos componentes e os símbolos deles já é 80% de sucesso na leitura de esquema elétrico ! Consertar placas lendo esquema elétrico irá lhe garantir um ganho de tempo no concerto de uma placa, sem falar que, evita que você cometa erros no processo de leitura das tensões da placa. Neste momento de estudo, agora que você já sabe a serigrafia e a simbologia baixe o esquema elétrico de uma placa, de preferência que você tenha em mãos e vá tentando ler o esquema e olhando na placa para ver como é o circuito que você está lendo.

 

Quero aventurar a consertar minha primeira placa !

 

Agora vou dar algumas dicas básicas mas fundamentais que poderão garantir o sucesso do concerto ou solução do problema apresentado na placa. É lógica que para cada problema a uma solução diferente, temos problemas como uma placa que não liga nada passando por uma placa que tem apenas um fiozinho rebentado ou uma bateria do CMOS descarregada, então, para cada situação é uma análise diferente. Vou mencionar a análise do problema que mais atormenta os técnicos que são as placas que ligam mas não dão vídeo, ou não ligam nada, ou alguns componentes da placa não funcionam e por ai vai. Vamos ao passo-a-passo:

 

- Independente se seja um notebook ou desktop faça a medição da tensão de entrada e saída da fonte. A de saída, se possível faça a medição com a fonte ligada no equipamento para sabermos se não há uma queda de tensão, se não conseguir pelo menos faça a medição com a fonte desconectada do equipamento.

 

- Faça uma inspeção visual na placa verificando se não tem nenhum componente amassado, quebrado, com aparência de queimado quando fecha curto, trilha rompida, estourado,etc. Lembrando que esse procedimento é feito com a placa a frio e com ela desmontada do gabinete, ou seja, mão na placa mesmo ! Muitos problemas já matamos a charada na inspeção visual, ai é só fazer o reparo do mesmo ou a substituição !

 

- Se você fez a inspeção visual e não achou nada vamos tentar ligar essa placa e com as pontas dos dedos tocar os componentes das placas como os CIs (conhecido com chips), CIs esquentando a ponto de fritar um ovo com bacon é sinal de curto e pode estar ai o causador do problema, é lógico que nem todo CI aquecendo o causador do aquecimento pode ser ele, um capacitor cerâmico ou um transistor em curto na trilha do CI poderá ser o causador do aquecimento. Mas cuidado ao sair encostando a ponta do dedo nos componentes, pois podemos passar de mocinhos a vilão encostando o dedo em outros componentes e passando tensão para o outro componente e danifica-lo.

 

- Se for consertar placas de Desktop o seu melhor amigo é uma placa Debug Card, com ela podemos agilizar o concerto pelo código do post retornado, as Debug Card facilitam e muito o diagnostico de defeitos. Lembrando que Debug Card não funciona bem para placas de notebooks, para ser sincero ainda não achei uma placa de notebook que se comunicasse bem com debug card !

 

Receita de Bolo

 

Meu computador não liga, o que pode ser ?

 

Essa pergunta é feita aqui todos os dias, várias vezes ao dia e comparo essa pergunta a outra situação: Você vai ao médico fazer uma consulta por que você está sentindo uma dor na região do abdômen. Diante do médico você pergunta: Doutor, o que pode ser a causa dessa dor ? O médico não vai ter como saber  a causa exata da dor sem fazer exames, pois o causador poderia ser Fígado, Rins, Baço, Pâncreas, Intestino Grosso, Intestino Fino, Estômago, Coluna Cervical e por ai vai, por que a dor em uma região pode ter sua origem em outra região do corpo !

Então, se sua placa não liga ou liga e não sobre vídeo a causa pode ser “N” fatores desde um pequenino capacitor cerâmico em curto a uma peça mais sofisticada como um processador que esteja danificado. Não existe uma receita para resolver todos os problemas, só a como saber realmente a causa real do problema seguindo uma lógica usando as dicas  que mencionei anteriormente e sobre tudo, ter conhecimentos de eletrônica.

 

Placa não liga ou hora liga, hora não liga, qual a lógica ?

 

Temos dois fatores para analisar a causa de uma placa não ligar ou ligar com intermitência, esses fatores eu chamarei de Fator Externo e Fator Interno, lembrando que a analise num todo deve ser iniciada pelos Fatores Externos e se não for eles os causadores dos problemas ai sim você irá partir para os Fatores Internos.

 

Fator Externo: No fator externo o causador de sua placa não ligar pode ser os periféricos como Fonte, Teclado e Mouse. Então, comece checando o funcionamento desses componentes, verificando a tensão de saída da fonte, retirando o teclado e o mouse e ligando o equipamento para ver se sobre vídeo. Existem mais componentes externos que poderiam ser o causador como um pen drive conectado em uma porta USB em curto por que os pinos da USB estão amassados e encostando na carcaça da placa mas os maiores vilões do fator externo são fonte, teclado e mouse.

 

Fator interno: No fator interno é o mais complicado de se analisar, pois ele pode ter várias origens, como um fiozinho rompido ou um pequenino capacitor cerâmico em curto ou um CI gerador de PWM queimado. Então, para analisar o fator interno é necessário que você tenha conhecimentos em eletrônica para analisar o caso, sem esses conhecimentos tudo terá que ser no “chutômetro”, e essa ferramenta nunca foi eficiente, é como ganhar na mega-sena acumulada !

 

A lógica booleano da Placa Mãe

 

Na lógica booleano só tem dois estados: verdadeiro ou falso, traduzindo em matemática, zero ou um. Uma placa trabalha com essa lógica, alguns componentes da placa são mais sofisticados e se comunica entre si usando a linguagens dos bits (zero e um) formando uma sequência de bits, mas componentes menos sofisticados também usam essa linguagem, porem de forma mais rudimentar usando apenas o estado falso ou verdadeiro, ou seja, zero e um na forma de bit.  Para os componentes que recebem apenas o valor falso ou verdadeiro, dificilmente serão eles os causadores da intermitência da maquina, salve algumas exceções que irei mencionar mais a baixo.

 

Componentes que não causam intermitência na maquina: Para esses componentes não há meio termo, ou funciona ou não funciona, eles trabalham com valor verdadeiro ou falso, ou seja, zero e um. Veja bem, estou falando apenas em zero e um e não em sequência de zero e um formando uma equivalência de bits, esses componentes são:

 

  • Capacitor cerâmico
  • Rede capacitiva
  • Diodo
  • Resistor
  • Rede resistiva
  • Indutor
  • Transistor
  • Driver acionador

Lembrando que, esses são componentes que não causam intermitência na maquina se o problema for eles, lógico que toda regra tem sua exceção que devem ser analisadas pelo técnico, aqui eu estou falando de uma forma geral, cada caso deve ser analisado mediante a situação encontrada.

 

Componentes que causam intermitência na maquina: Nos temos os componentes com função de processador ou pré-processador e as EPROM (CIs com função de memória), esses componentes possuem um projeto mais arrojado (processador e pré-processador), alguns trabalham com inteligência artificial como o caso do processador e outros são pré-processador, ou seja, processam mas não tomam decisões. Como esses componentes trabalham com uma sequência de zero e um, formando uma equivalência de bit (bytes) eles estão mais sujeitos a falhas como alteração na tensão, calor excessivo sobre o componente, energia eletrostática, desgaste interno do componente e outros derivados. São estes componentes:

 

  • Processador
  • CI gerador de PWM
  • Memória
  • Ponte Norte (GMCH)
  • Ponte Sul (ICH)
  • SIO (Super I/O)
  • CI de Som
  • Ci de Rede

Nos temos alguns componentes que causam intermitência mas não são processados ou pré-processados, mas por causa de curto circuito ou outra avarias podem causar intermitência na maquina. São eles:

  • BIOS
  • Capacitor Eletrolítico estufado, eletrólito líquido vazando ou baixa capacitância
  • Fonte de Alimentação da placa (fonte externa)
  • Teclado com curto circuito nas trilhas
  • Portas USB com curto circuito nos peds de encaixe
  • Conectores de memória ou outros conectores de dispositivo de entrada e saída como slot PCI, PCI Express, AGP, etc. em curto nos pads

 

Conclusões

 

Amigos, quero deixar bem claro, todo defeito em placas tem que ser analisado separadamente, o que falei aqui é apenas um norteamento e não tomem como regra alguns pontos como encontrar o causador do defeito na placa, pois defeitos não intermitentes podem ter como causador um processador que entrou em curto e danificou seu núcleo, ou um SIO em curto que danificou seu circuito interno, então, os componentes que causam intermitência dependendo da situação podem ser a causa de sua maquina não ligar de forma alguma. Bem amigos, fica ai algumas dicas, sei que muitos mestres aqui do Fórum poderão contribuir para aumentar as dicas para os companheiros que estão chegando, pois muitos novatos hoje podem ser mestres daqui alguns anos.

 

 

Escrito por Dobloclick para o Fórum EletrônicaBR

 

<< Se este conteúdo lhe for útil não esqueça de contribuir clicando no JOINHA >>

Editado: por FLAVIOTECH
  • Joinha 17
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente iniciativa do amigo DobloClick. Seu exemplo deve ser seguido com certeza. Realmente hoje é cada vez mais complicado iniciar nesse mercado, ainda mais se tivermos isolados no interior do Brasil. Eu por varias vezes tive que me deslocar para os grandes centros para me especializar. Vamos em frente. Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DobloClick,

 

  Parabéns pela iniciativa.

  Aproveitando a oportunidade vou tentar extrair mais algumas informações, ok?

  Qual Debug Card você utiliza?

  Vc comprou muita sucata (placas danificadas) para iniciar ou tá tranquilo encontrar a maior parte dos componentes para reparo?

  Qual a taxa de retorno de equipamentos? O custo adicional compromete o lucro nestes casos?

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DobloClick,

 

  Parabéns pela iniciativa.

  Aproveitando a oportunidade vou tentar extrair mais algumas informações, ok?

  Qual Debug Card você utiliza?

  Vc comprou muita sucata (placas danificadas) para iniciar ou tá tranquilo encontrar a maior parte dos componentes para reparo?

  Qual a taxa de retorno de equipamentos? O custo adicional compromete o lucro nestes casos?

 

  Qual Debug Card você utiliza?

  R.: Amigo, qualquer debug card vai lhe atender, eu tenho uma mais moderna e uma mais antigas, ambas dão mesmo código ! A  minha comprei no ML com esse vendedor:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  Vc comprou muita sucata (placas danificadas) para iniciar ou tá tranquilo encontrar a maior parte dos componentes para reparo?

  R.: Não comprei sucadas, isso é como abrir um ferro velho de carros, você começa na segunda só com a placa do estabelecimento e no sábado está cheio de sucatas velha, mas é bom ter placas de sucata sim, também compro componentes pelo ebay.

  Qual a taxa de retorno de equipamentos? O custo adicional compromete o lucro nestes casos?

  R: Eu tive 1 retorno em placas de notebook com um ci gerador de pwm que torrou pela segunda vez e em placas de desktop também tive 1 retorno com um fet do vcore, nem tudo são rosas ! E quanto aos custos adicionais na compra de componentes compensa sim, ainda dá uma margem de lucro legal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa Dobloclick, o mais importante sem duvidas é o desejo compartilhar o progresso com os colegas e da melhor forma possivel, ajudando !

 

Participo do forúm há cerca de um ano e assim como voce aprendi e continuo aprendendo muito nesta maravilhosa casa, e o mais legal é quando voce comeca a ajudar também, é uma mistura de orgulho por mostrar o que aprendeu, com a satisfacao de estar retornando a ajuda que voce recebeu e o melhor de tudo é que cada analise na qual voce participa, voce está revendo conceitos e aprendendo ainda mais.

 

Parabéns e continue assim  8).

 

Lembrando que Debug Card não funciona bem para placas de notebooks, para ser sincero ainda não achei uma placa de notebook que se comunicasse bem com debug card !

 

Nem vai achar, debug card só funciona com notes muito antigos devido às mudancas de arquitetura nas placas. Inclusive voce pode ver que algumas placas vem com um conector faltante, onde no esquema as vezes indica algo tipo DEBUG ou TEST, é ali que funcionaria uma debug card.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom tópico gostei do tema, vale sempre lembrar que sempre vale a pena treinar sempre em sucatas para depois partir para placas de clientes ( soldas e reballings ), ter o material ferramentario correto é fundamental e principalmente ler e estar aberto a aprender. Aplausos ao amigo pela iniciativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Opa, parabéns pelo post.

Bem legal ver o conhecimento evoluindo e sendo transferido.

fico realmente lisonjeado com a citação do meu nome no meio de mestres como o Vlad e o ninja..

 

 

Espero sinceramente que seu post esclareça vários outros  e que tenhamos uma comunidade cada vez mais técnica e eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Dobloclick parabéns pelo conteúdo e paciência até hj em resumir todo seu conhecimento q tenho ctz que não foi 1 nem 2 anos de buscas

e sim até hj e nos passar este conteúdo em apenas algumas linhas, sem contar que a maioria do pessoal que leu

nem se quer lhe deu uma joinha e o pessoal que comentou a maioria são pessoas que sempre ajudam aqui no fórum

já que muitos novatos querem as coisas de fácil acesso por isso não há comentários...

Parabéns novamente e sucesso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou muito contente por ter encontrado este fórum, quê sem dúvida, tem contribuído muito para a minha "formação técnica". Veja que exemplo magnifico, este do DobloClick, dando um norte a ser seguido pelos apaixonados por eletrônica na área da informática!!! Parabéns por sua iniciativa DobloClick!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por motivos de traduções

Eu tive que copiar e colar mensagens

com a qual eu concordo.

 

desculpe copy / paste

 

mas é o que eu queria expressar em palavras.

 

Excelente iniciativa, graças a este fórum estou nesse período de aprendizagem lendo muito, e pessoas como você sempre estão ai para somar,

Estou muito contente por ter encontrado este fórum, quê sem dúvida, tem contribuído muito para a minha "formação técnica"

Pois eu as vezes desânimo no conserto de placa, mas leio algumas coisas que são uma verdadeira injeção de ânimo como essa que você escreveu. Obrigado  e fica o meu joinha pra você!!!

Cara estou iniciando agora nessa área e sem duvidas foi de grande valia este seu gesto de ajudar quem está começando, parabéns.

 

 

carlos licata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só me resta parabenizar o autor do Topico.

Um texto claro,sucinto e direto ao ponto, realmente de grande ajuda para quem esta começando na área de manutenção e reparo de MB's.

 

A 1º analise realmente é de extrema importância, pegar a placa na mão (ficar frente a frente com ela rsrs), só ai muitos dos "problemas" podem ser detectados e reparados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, dia 5 de setembro fazem 5 mês de Fórum Eletrônicabr, conhece e me cadastrei nesse Fórum no dia 5 de Abril de 2013. Como alguns sabem trabalho com informática a 17 anos, a maioria desse tempo trabalhando com Análise de Sistemas, desenvolvendo sistemas de aplicação e Administração de Banco de Dados, atuando em Consultoria em Análise de Suporte, Consultoria em Processos de Informatização e outras áreas de T.I.  Em uma mudança radical de padrões de vida resolve me mudar para a Região Norte do Brasil e atualmente resido no Estado de Roraima, estado este muito carente em mão de obra qualificada, principalmente na área de T.I., Infra-estrutura de Redes, Assistência Técnica em equipamentos de Informática e muitas outras áreas. Bem, neste ano de 2013 coloquei na minha cabeça que iria aprender a consertar placas de notebooks e computadores desktop, e como muitos sabem, não há tantos cursos de ótima qualidade voltada para esta área, alguns professores aventureiros engajaram na área do ensino, uns se deram bem, outros cultivaram o seu fracasso. Como aqui no estado não tem curso presencial comecei a pesquisar na internet cursos on-line e não encontrei, mas encontrei cursos em vídeo aula e um monte de apostilas no Google que sinceramente até o momento não achei uma apostila que valesse a pena, ou seja, apostila que te ensine realmente como a coisa funciona . Comprei alguns cursos em vídeo aula o qual não vou citar o nome devido a restrições do Fórum, alguns dos vídeos que adquire até que tinham um embasamento bom, deu para aprender muita coisa, outros vídeos tive foi problema de pressão alta de ver medições com multímetro onde a ponta encostava em dois ou mais componentes e ficava parecendo festa Junina de tanta faísca ! Bem, todo conhecimento por menor que seja é válido, nos vídeos gastei aproximadamente uns 300 reais (comprei alguns piratas !) e o resto de aprendizado ficou em pesquisas no Google, Youtube e aqui no Eletrônicabr. Nestes 5 meses de Fórum a apenas 4 meses comecei a consertar placas a nível profissional com índice de concerto de 70%, onde 20% são BGA o qual ainda não estou fazendo porque não adquire minha estação de solda e 10% placas que não compensavam o reparo ou não encontrei os componentes para comprar. Atualmente analisando um Sistema de O.S. que desenvolve tenho 64 placas de desktop consertadas e 28 de notebooks, todas consertadas de Maio de 2013 até hoje. Se você leu este texto até aqui deverá estar se perguntando a onde eu quero chegar ?! Eu respondo ! Quando comecei  a postar aqui no Fórum minhas dúvidas ou como proceder para consertar uma placa nem todos estenderam os seus conhecimentos, uns talvez por falta de tempo, outros até tentavam mas talvez não soubessem muito e outros que sabem muito ajudaram e muito, por menor que fosse a dica sempre eu guardava com carinho (nem Jesus conseguiu agradar a todos !) então, o que estou escrevendo espero que venha a AJUDAR a quem está neste momento lendo esta postagem e pretenda ingressar neste mundo fantástico que é o reparo de placas e a eletrônica em sí, lembrando que, o que vou falar depois de muito análise foi a melhor forma que encontrei para aprender eletrônica e reparos em placas e desde já quero deixar bem claro, não sou um DSystem, nem um Edsonninja pouco menos um Vlad ou o Paulo, ou o Perciva, o Prof. Pardal Silvano e muitos outros expert  em reparto de placas aqui no Fórum. Quando comecei se eu tivesse um norteamento teria sido mais fácil mas na internet dificilmente se acha essas informações reunidas.

 

P.S.: Muitos materiais didáticos são cheios de fórmulas e cálculos e mais cálculos, quando comecei  a ler peguei uma apostila dessas  e para você que quer aprender apenas a consertar placas esse tipo de material didático só vai confundir sua mente ! Então, comece com o material mais básico como irei mencionar abaixo. Você quer aprender a consertar e não a projetar, se futuramente você pretender projetar placas ai é esse tipo de material que você irá precisar.

Alguns mandamentos para começar a entender esse negocio !

 

- Pegue uma placa mãe, olhe, analise os componentes que ela contem. Você vai ver uma variedade de componentes, uns grandes, outros pequenos e outros mais pequenos ainda ! Descubra o nome desses componentes, do lado de cada componentes da placa nos temos uma referencia chamada de Serigrafia. Seguindo algumas normas internacionais os nomes dos componentes são representados por letras, ou seja, a serigrafia do componente propriamente dita e esses componentes não tem uma variedade tão grande assim a ponto de você imaginar que terá que decorar infinitas serigrafias de componentes.  Vá anotando em um papel as serigrafias e depois escreva na frente o nome delas, pois no próximo passo vamos precisar dessas anotações. Além de saber a  serigrafia é de suma importância que você saiba o símbolo que cada componente representa, isso será válido para você aprender a ler esquemas elétricos, lembrando que isso tudo você irá encontrar no Google de graça !

 

- Com a lista de serigrafia dos componentes vamos para o Google pesquisar o que faz esses componentes, ou seja, qual a função deles. Não esqueça de anotar em um papel a função deste componente, pois isso servirá de orientação para você futuramente.

 

- Sabendo a função de cada componente, descubra como fazer as medições neste componente para saber se ele está funcionando ou não. Mas medir o que ? Em um multímetro você terá várias opções para medição, as que você mais vai usar são as opções de Corrente Contínua (CC) e a opção de Continuidade ou Beep e em alguns casos a opção de Resistência (Impedância) Todos os componentes podem ser medidos a frio (sem tensão na placa) ou quente (com tensão na placa). A quente você irá medir a tensão usando a opção de Corrente Contínua (estamos falando apenas da parte da placa, ou seja, corrente contínua) e a frio você poderá medir continuidade e a resistência (também conhecido como impedância). Essas medias podem ser feitas em componentes como capacitores cerâmicos, diodos, fusíveis, transistores, medir continuidade em trilhas, etc.

 

- É fundamental que você saiba ler esquemas elétricos ! Dificilmente você irá achar cursos de tradução de esquemas elétricos, eu pessoalmente aprende sozinho e não é difícil não, você sabendo a serigrafia dos componentes e os símbolos deles já é 80% de sucesso na leitura de esquema elétrico ! Consertar placas lendo esquema elétrico irá lhe garantir o ganho de tempo no concerto de uma placa, sem falar que, evita que você cometa erros no processo de leitura das tensões da placa. Neste momento de estudo, agora que você já sabe a serigrafia e a simbologia baixe o esquema elétrico de uma placa, de preferência que você tenha em mãos e vá tentando ler o esquema e olhando na placa para ver como é o circuito que você está lendo.

 

Quero aventurar a consertar minha primeira placa !

 

Agora vou dar algumas dicas básicas mas fundamentais que poderão garantir o sucesso do concerto ou solução do problema apresentado na placa. É lógica que para cada problema a uma solução diferente, temos problemas como uma placa que não liga nada passando por uma placa que tem apenas um fiozinho rebentado ou uma bateria do CMOS descarregada, então, para cada situação é uma análise diferente. Vou mencionar a análise do problema que mais atormenta os técnicos que são as placas que ligam mas não dão vídeo, ou não ligam nada, ou alguns componentes da placa não funcionam e por ai vai. Vamos ao passo-a-passo:

 

- Independente se seja um notebook ou desktop faça a medição da tensão de entrada e saída da fonte. A de saída, se possível faça a medição com a fonte ligada no equipamento para sabermos se não há uma queda de tensão, se não conseguir pelo menos faça a medição com a fonte desconectada do equipamento.

 

- Faça uma inspeção visual na placa verificando se não tem nenhum componente amassado, quebrado, com aparência de queimado quando fecha curto, trilha rompida, estourado,etc. Lembrando que esse procedimento é feito com a placa a frio e com ela desmontada do gabinete, ou seja, mão na placa mesmo ! Muitos problemas já matamos a charada na inspeção visual, ai é só fazer o reparo do mesmo ou a substituição !

 

- Se você fez a inspeção visual e não achou nada vamos tentar ligar essa placa e com as pontas dos dedos tocar os componentes das placas como os CIs (conhecido com chips), CIs esquentando a ponto de fritar um ovo com bacon é sinal de curto e pode estar ai o causador do problema, é lógico que nem todo CI aquecendo o causador do aquecimento pode ser ele, um capacitor cerâmico ou um transistor em curto na trilha do CI poderá ser o causador o aquecimento. Mas cuidado ao sair encostando a ponta do dedo nos componentes, pois podemos passar de mocinhos a vilão encostando o dedo em outros componentes e passando tensão para o outro componente e danifica-lo.

 

- Se for consertar placas de Desktop o seu melhor amigo é uma placa Debug Card, com ela podemos agilizar o concerto pelo código do post retornado, as Debug Card facilitam e muito o diagnostico de defeitos. Lembrando que Debug Card não funciona bem para placas de notebooks, para ser sincero ainda não achei uma placa de notebook que se comunicasse bem com debug card !

 

Receita de Bolo

 

Meu computador não liga, o que pode ser ?

 

Essa pergunta é feita aqui todos os dias, várias vezes ao dia e comparo essa pergunta a outra situação: Você vai ao médico fazer uma consulta por que você está sentindo uma dor na região do abdômen. Diante do médico você pergunta: Doutor, o que pode ser a causa dessa dor ? O médico não vai ter como saber  a causa exata da dor sem fazer exames, pois o causador poderia ser Fígado, Rins, Baço, Pâncreas, Intestino Grosso, Intestino Fino, Estômago, Coluna Cervical e por ai vai, por que a dor em uma região pode ter sua origem em outra região do corpo !

Então, se sua placa não liga ou liga e não sobre vídeo a causa pode ser “N” fatores desde um pequenino capacitor cerâmico em curto a uma peça mais sofisticada como um processador que esteja danificado. Não existe uma receita para resolver todos os problemas, só a como saber realmente a causa real do problema seguindo uma lógica usando as dicas  que mencionei anteriormente e sobre tudo, ter conhecimentos de eletrônica.

 

Placa não liga ou hora liga, hora não liga, qual a lógica ?

 

Temos dois fatores para analisar a causa de uma placa não ligar ou ligar com intermitência, esses fatores eu chamarei de Fator Externo e Fator Interno, lembrando que a analise num todo deve ser iniciada pelos Fatores Externos e se não for eles os causadores dos problemas ai sim você irá partir para os Fatores Internos.

 

Fator Externo: No fator externo o causador de sua placa não ligar pode ser os periféricos como Fonte, Teclado e Mouse. Então, comece checando o funcionamento desses componentes, verificando a tensão de saída da fonte, retirando o teclado e o mouse e ligando o equipamento para ver se sobre vídeo. Existem mais componentes externos que poderiam ser o causador como um pen drive conectado em uma porta USB em curto por que os pinos da USB estão amassados e encostando na carcaça da placa mas os maiores vilões do fator externo são fonte, teclado e mouse.

 

Fator interno: No fator interno é o mais complicado de se analisar, pois ele pode ter várias origens, como um fiozinho rompido ou um pequenino capacitor cerâmico em curto ou um CI gerador de PWM queimado. Então, para analisar o fator interno é necessário que você tenha conhecimentos em eletrônica para analisar o caso, sem esses conhecimentos tudo terá que ser no “chutômetro”, e essa ferramenta nunca foi eficiente, é como ganhar na mega-sena acumulada !

 

A lógica booleano da Placa Mãe

 

Na lógica booleano só tem dois estados: verdadeiro ou falso, traduzindo em matemática, zero ou um. Uma placa trabalha com essa lógica, alguns componentes da placa são mais sofisticados e se comunica entre si usando a linguagens dos bits (zero e um) formando uma sequência de bits, mas componentes menos sofisticados também usam essa linguagem, porem de forma mais rudimentar usando apenas o estado falso ou verdadeiro, ou seja, zero e um na forma de bit.  Para os componentes que recebem apenas o valor falso ou verdadeiro, dificilmente serão eles os causadores da intermitência da maquina, salve algumas exceções que irei mencionar mais a baixo.

 

Componentes que não causam intermitência na maquina: Para esses componentes não há meio termo, ou funciona ou não funciona, eles trabalham com valor verdadeiro ou falso, ou seja, zero e um. Veja bem, estou falando apenas em zero e um e não em sequência de zero e um formando uma equivalência de bits, esses componentes são:

 

  • Capacitor cerâmico
  • Rede capacitiva
  • Diodo
  • Resistor
  • Rede resistiva
  • Indutor
  • Transistor
  • Driver acionador

Lembrando que, esses são componentes que não causam intermitência na maquina se o problema for eles, lógico que toda regra tem sua exceção que devem ser analisadas pelo técnico, aqui eu estou falando de uma forma geral, cada caso deve ser analisado mediante a situação encontrada.

 

Componentes que causam intermitência na maquina: Nos temos os componentes com função de processador ou pré-processador e as EPROM (CIs com função de memória), esses componentes possuem um projeto mais arrojado (processador e pré-processador), alguns trabalham com inteligência artificial como o caso do processador e outros são pré-processador, ou seja, processam mas não tomam decisões. Como esses componentes trabalham com uma sequência de zero e um, formando uma equivalência de bit (bytes) eles estão mais sujeitos a falhas como alteração na tensão, calor excessivo sobre o componente, energia eletrostática, desgaste interno do componente e outros derivados. São estes componentes:

 

  • Processador
  • CI gerador de PWM
  • Memória
  • Ponte Norte (MCH)
  • Ponte Sul (ICH)
  • SIO (Super I/O)
  • CI de Som
  • Ci de Rede

Nos temos alguns componentes que causam intermitência mas não são processados ou pré-processados, mas por causa de curto circuito ou outra avarias podem causar intermitência na maquina. São eles:

  • BIOS
  • Capacitor Eletrolítico estufado, eletrólito líquido vazando ou baixa capacitância
  • Fonte de Alimentação da placa (fonte externa)
  • Teclado com curto circuito nas trilhas
  • Portas USB com curto circuito nos peds de encaixe
  • Conectores de memória ou outros conectores de dispositivo de entrada e saída como slot PCI, PCI Express, AGP, etc. em curto nos pads

 

Conclusões

 

Amigos, quero deixar bem claro, todo defeito em placas tem que ser analisado separadamente, o que falei aqui é apenas um norteamento e não tomem como regra alguns pontos como encontrar o causador do defeito na placa, pois defeitos não intermitentes podem ter como causador um processador que entrou em curto e danificou seu núcleo, ou um SIO em curto que danificou seu circuito interno, então, os componentes que causam intermitência dependendo da situação podem ser a causa de sua maquina não ligar de forma alguma. Bem amigos, fica ai algumas dicas, sei que muitos mestres aqui do Fórum poderão contribuir para aumentar as dicas para os companheiros que estão chegando, pois muitos novatos hoje podem ser mestres daqui alguns anos.

 

 

Escrito por Dobloclick para o Fórum EletrônicaBR

 

Good Post Dobloclick +1  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses são os passos para quem quer se tornar técnico reparador:

1. Aprenda Eletrônica: enquanto não souber identificar e testar qualquer componente eletronico ninguem vai conseguir reparar nenhum aparelho.

2. Aprenda Soldas: Tht, SMD e BGA. Depois que se aprende a testar um componente, é necessário saber substituí-lo da placa.

3. Aprenda como funciona o aparelho a ser reparado. É  o que se chama Análise de Circuitos.

Não existe segredo ou dica ou receita de bolo, apenas e tão somente LÓGICA. É o conselho que digo a quem esta aprendendo a reparar qualquer aparelho: entenda eletrônica como uma matemática, onde se deve partir sempre do simples para o complexo. Estudar e aprender sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses são os passos para quem quer se tornar técnico repador:

1. Aprenda Eletrônica: enquanto não souber identificar e testar qualquer componente eletronico ninguem vai conseguir reparar nenhum aparelho.

2. Aprenda Soldas: Tht, SMD e BGA. Depois que se aprende a testar um componente, é necessário saber substituí-lo da placa.

3. Aprenda como funciona o aparelho a ser reparado. É  o que se chama Análise de Circuitos.

Não existe segredo ou dica ou receita de bolo, apenas e tão somente LÓGICA. É o conselho que digo a quem esta aprendendo a reparar qualquer aparelho: entenda eletrônica como uma matemática, onde se deve partir sempre do simples para o complexo. Estudar e aprender sempre.

 

 

Falou tudo amigo! Sei que nem todos pensam assim, mas a realidade é essa: sem conhecimento não se vai longe, quando há concorrência e clientes exigentes. Sem esses fatores, pode-se prosperar, sim, mas não é a realidade de muitos.

De qualquer forma, o tópico é válido (corrija os erros de português apenas)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...