Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Tv Lg 42pj350 Eax614153018 Eay60912401 nao liga fica batendo o rele

Avalie este tópico:


joaopaulo

Posts em destaque

Olá amigo vc deve primeiro desligar a alimentação da placa Ysus e verificar como fica, tenho pego algumas com problema nos IBGTs da Ysus totalemnte em curto e consequentemente a fonte ficará ticando. Mas o primeiro passo é vc isolar separadamente para saber se o defeito é na fonte ou em alguma das placas periféricas. Vou correr atrás do esquema

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Segue acima o esquema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

amigo, observe na hora de ligar se tem a tensão de 5V1 no conector p813, se nao tiver sua TV esta com algum problema na fonte de 5V, peguei uma assim e tive que trocar o ZD101 e o foto acoplador conectado ao ZD101.

 

a TV esta funcionando ate hoje.

 

faz o seguinte, essa fonte quando desconectado da placa principal, deve ligar automaticamente e permanecer ligada.

apos ligada deve ter as seguintes tensões no conector p813.

5v nos pinos 5, 6 e 7

17v nos pinos 1 e 2. se apos armar o relê vc encontrar essas tensões pode ter certeza que a tv funcionará.

 

para ter certeza se o problema é o mesmo do meu faça o seguinte.

 

encontre o foto acoplador próximo ao diodo ZD101 e veja se mesmo em standby existe tensão de 5v no pino 2. se não existir ou estiver pulsante, verifique se no pino 4 do mesmo existe essa tensão. caso afirmativo faça um jumper entre os pinos 2 e 4 e em seguida conecte a alimentação da fonte. vc vera que dessa vez ela ira armar e permanecer ligada, mandando as tensões corretas ao conector p318. verá também que a tensão de 5v no pino 2 do foto acoplador estará estabilizada.

 

com esse jumper a tv funcionará, mas apresentará sintomas (ao desliga-la apenas liga novamente retirando-se a tomada esperando alguns segundos e ligando novamente). por isso vc deve trocar o foto acoplador e também o diodo ZD101, pois certamente apesar de apresentar continuidade, não estar em curto ou aberto, ele provavelmente estará com a tensão alterada (ele é um diodo zener de 6,8V) mandando assim excesso de tensão ao foto acoplador e danificando o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

amigo, observe na hora de ligar se tem a tensão de 5V1 no conector p813, se nao tiver sua TV esta com algum problema na fonte de 5V, peguei uma assim e tive que trocar o ZD101 e o foto acoplador conectado ao ZD101.

 

a TV esta funcionando ate hoje.

 

faz o seguinte, essa fonte quando desconectado da placa principal, deve ligar automaticamente e permanecer ligada.

apos ligada deve ter as seguintes tensões no conector p813.

5v nos pinos 5, 6 e 7

17v nos pinos 1 e 2. se apos armar o relê vc encontrar essas tensões pode ter certeza que a tv funcionará.

 

para ter certeza se o problema é o mesmo do meu faça o seguinte.

 

encontre o foto acoplador próximo ao diodo ZD101 e veja se mesmo em standby existe tensão de 5v no pino 2. se não existir ou estiver pulsante, verifique se no pino 4 do mesmo existe essa tensão. caso afirmativo faça um jumper entre os pinos 2 e 4 e em seguida conecte a alimentação da fonte. vc vera que dessa vez ela ira armar e permanecer ligada, mandando as tensões corretas ao conector p318. verá também que a tensão de 5v no pino 2 do foto acoplador estará estabilizada.

 

com esse jumper a tv funcionará, mas apresentará sintomas (ao desliga-la apenas liga novamente retirando-se a tomada esperando alguns segundos e ligando novamente). por isso vc deve trocar o foto acoplador e também o diodo ZD101, pois certamente apesar de apresentar continuidade, não estar em curto ou aberto, ele provavelmente estará com a tensão alterada (ele é um diodo zener de 6,8V) mandando assim excesso de tensão ao foto acoplador e danificando o mesmo.

 

Cara....valeu pela dica...meu cliente levou essa tv na autorizada e falaram pra ele que teria que trocar as placas y-sus e z-sus, então ele trouxe ela pra mim...

segui as dicas que voce passou e realmente constatei defeito no zener e no fotoaclopador mencionados...trocados a tv funcionou perfeito!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Este tópico foi resolvido a 8 meses atrás, e ainda está rolando?

 

amigo, observe na hora de ligar se tem a tensão de 5V1 no conector p813, se nao tiver sua TV esta com algum problema na fonte de 5V, peguei uma assim e tive que trocar o ZD101 e o foto acoplador conectado ao ZD101.

 

a TV esta funcionando ate hoje.

 

faz o seguinte, essa fonte quando desconectado da placa principal, deve ligar automaticamente e permanecer ligada.

apos ligada deve ter as seguintes tensões no conector p813.

5v nos pinos 5, 6 e 7

17v nos pinos 1 e 2. se apos armar o relê vc encontrar essas tensões pode ter certeza que a tv funcionará.

 

para ter certeza se o problema é o mesmo do meu faça o seguinte.

 

encontre o foto acoplador próximo ao diodo ZD101 e veja se mesmo em standby existe tensão de 5v no pino 2. se não existir ou estiver pulsante, verifique se no pino 4 do mesmo existe essa tensão. caso afirmativo faça um jumper entre os pinos 2 e 4 e em seguida conecte a alimentação da fonte. vc vera que dessa vez ela ira armar e permanecer ligada, mandando as tensões corretas ao conector p318. verá também que a tensão de 5v no pino 2 do foto acoplador estará estabilizada.

 

com esse jumper a tv funcionará, mas apresentará sintomas (ao desliga-la apenas liga novamente retirando-se a tomada esperando alguns segundos e ligando novamente). por isso vc deve trocar o foto acoplador e também o diodo ZD101, pois certamente apesar de apresentar continuidade, não estar em curto ou aberto, ele provavelmente estará com a tensão alterada (ele é um diodo zener de 6,8V) mandando assim excesso de tensão ao foto acoplador e danificando o mesmo.

 

Cara....valeu pela dica...meu cliente levou essa tv na autorizada e falaram pra ele que teria que trocar as placas y-sus e z-sus, então ele trouxe ela pra mim...

segui as dicas que voce passou e realmente constatei defeito no zener e no fotoaclopador mencionados...trocados a tv funcionou perfeito!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

colega, sei que faz muito tempo que você deu essa dica... Estou com uma tv com essa mesma fonte, mas com defeito diferente... fica com rele intermitente... Aí analizando, encontrei o ZD 301 em curto... o problema é que nao dar para ver a referencia dele e ja bati varios site atras do esquema dessa fonte e nada! poderia mim informar que diodo é esse?(seu valor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde, caros colegas, venho solicitar uma ajuda referente a esta fonte de alimentação EAY60912401, onde ainda não tenho o esquema da mesma e tenho um díodo Zener DZ301, em curto, em que não consigo saber o valor, se fosse possível algum dos colegas facultar-me esse valor agradecia.

 

Atentamente,

 

José Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Gostaria de deixar minha experiência. Aproveitando a dicas dos colega continuei minha analise deste circuito e observei que ele monitora os 400v do pfc. monitorando o pino 2 do foto acoplador pc101 onde tem o zd101 de 6,8v como o colega salientou, esta tensão estava diminuindo para 2,5v observando a malha cheguei ao ic102 tl431 , que estava reduzindo esta tensão devido ao problema na malha de amostra constituída por R108, R109, R110, R111, R112, R113, R118, R115 e R117. No meu aparelho o responsável pelo batimento do relé era o R110 de 680k alterado (660k)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de deixar minha experiência. Aproveitando a dicas dos colega continuei minha analise deste circuito e observei que ele monitora os 400v do pfc. monitorando o pino 2 do foto acoplador pc101 onde tem o zd101 de 6,8v como o colega salientou, esta tensão estava diminuindo para 2,5v observando a malha cheguei ao ic102 tl431 , que estava reduzindo esta tensão devido ao problema na malha de amostra constituída por R108, R109, R110, R111, R112, R113, R118, R115 e R117. No meu aparelho o responsável pelo batimento do relé era o R110 de 680k alterado (660k)

Estranho amigão, pois resistor altera sempre para mais ou abre, para menos nunca vi, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

problema na malha de amostra constituída por R108, R109, R110, R111, R112, R113, R118, R115 e R117. No meu aparelho o responsável pelo batimento do relé era o R110 de 680k alterado (660k)

Estranho amigão, pois resistor altera sempre para mais ou abre, para menos nunca vi, abraços.

 

>>>Amigão ferro pode anotar ai, sendo resistências SMD, já peguei muito alterando pra menos maaasss? é devido a cola que tem por baixo  gerando fuga,

 

principalmente nesta área que o amigo cita acima(banco de resistores) porém o próprio resistor alterar pra menos, medido depois de retira-lo da placa , ainda não vi :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

problema na malha de amostra constituída por R108, R109, R110, R111, R112, R113, R118, R115 e R117. No meu aparelho o responsável pelo batimento do relé era o R110 de 680k alterado (660k)

Estranho amigão, pois resistor altera sempre para mais ou abre, para menos nunca vi, abraços.

 

>>>Amigão ferro pode anotar ai, sendo resistências SMD, já peguei muito alterando pra menos maaasss? é devido a cola que tem por baixo  gerando fuga,

 

principalmente nesta área que o amigo cita acima(banco de resistores) porém o próprio resistor alterar pra menos, medido depois de retira-lo da placa , ainda não vi :)

Ok, como nunca vi achei estranho, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim colega este resistores de amostra de tensão alteram para menos com muita frequência. Quando comecei a consertar as primeiras placas samsung observei que o pfc estava alterado e só foi remover a cola ou trocar o resistor que o problema estava resolvido. As vezes você remove a cola limpa o resistor e mesmo assim ele continua com valor baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

 

forbidden.gif

   

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Não é permitido a divulgação, solicitação ou envio de arquivos por e-mail, Skype, WhatsApp ou qualquer outro meio.

 

Beneficiamos publicamente todos aqueles que leem as dúvidas e as repostas nas mensagens do fórum.

 

Por ser contra as regras gerais, por favor, evite realizar este tipo de postagem.

 

Mais Informações:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...