Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Solucao para placas que ativam wifi pelo teclado

Avalie este tópico:


infosquad

Posts em destaque

Recentemente recebi um aparelho no qual tinha sido derramado liquido, procedi a realizar um banho de solvente na placa e desumidifica-la, porém depois de todo o trabalho foi visto que o teclado nao estava funcionando.

A partir dai temos a equacao teclado em falta + cliente nao quer gastar muito = gambiarra mode ON, portanto terminei encontrando uma forma de habilitar o wi-fi permanentemente.

 

Para que este seja um relato produtivo para os mais novos no ramo, entrarei em alguns detalhes e todos aqueles que nao gostarem de ler simplesmente nao aprenderao uma pinoia  :).

 

A maquina em questao é uma positivo J400, como nao sei se esse modelo é comercializado com o mesmo nome no Brasil, deixo uma foto para ilustrar

 

image.php?di=O5P9

 

A placa mae é uma Shuttle da serie J14, lamentávelmente nao anotei o modelo completo da mesma mas este é o esquema que usei para realizar o trabalho.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Bom, a ideia é simples, o teclado a partir da combinacao de teclas X ativa o wireless, o funcionamento do teclado é bem simples, já comentei em algum tópico mas vou repetir:

 

1- Teclado e seu respectivo conector

2 - Em alguns casos um grupo de componentes (resistencias ou filtros) que ficam entre as linhas do teclado e as entradas do mesmo no I/O

3 - O I/O, nao é a toa que ele também é conhecido como KBC - Keyboard controller

4 - A BIOS ou EC BIOS, que é onde fica armazenado o codigo que é executado pelo I/O

 

Ou seja, voce pressiona X teclas no teclado, estas se transformam em sinais que o I/O recebe, interpreta e gera eventos como por exemplo ativar o wi-fi, a camera web, etc.

 

A partir dai acredito que temos duas opcoes, tentar modificar o codigo que o I/O utiliza, ou tentar forcar o sinal que este deve gerar quando recebe a sequencia de ativacao do wi-fi. Como voces verao a seguir meu forte nunca foi a programacao  :)

 

 

Olhando rapidamente a pagina 17 do esquema onde fica o I/O encontro um sinal de saida com o nome de WLAN_PWR# que está indo direto para a pagina 18.

 

image.php?di=P4YE

 

Fico feliz da vida ao ver que esse sinal ativa um transistor que permite que a tensao de 3.3VS se transforme em WLAN_3.3VDD, ou seja, este sinal vai ativar a alimentacao da placa wireless.

 

image.php?di=E46E

 

Vale lembrar que este é um transistor canal P, portanto ele precisa de um sinal negativo na base para ativar o seu chaveamento. Aqui eu poderia ter aterrado a resistencia R159 para gerar o sinal de WLAN_PWR# ou poderia forcar o chaveamento do transistor com um jumper. Simplesmente fiz o jumper entre dreno e source e comecei a comemorar o sucesso da minha gambiar......    9_9 digo, conserto, porém o wifi continuava sem funcionar. Desmontei tudo e voltei para o I/O  >:(

 

image.php?di=Z17S

 

Acredito que assim como muitos novatos neste ramo, eu tenho o feio costume de achar um sinal e sair que nem doido achando que o trabalho acabou, mas se eu tivesse perdido mais 1 minuto olhando o esquema certamente teria visto que além da ativacao do circuito que alimenta a placa wireless, o I/O também gera um sinal de "habilitado" que recebe o nome de WLAN_ON e se dirige para a página 18 como podem ver na seguinte figura

 

image.php?di=7ZJG

 

Seguindo o sinal acabamos chegando no pin 20 do slot PCIExpress, que recebe o nome de W_DISABLE#, eu já comentei sobre este # em outros tópicos mas vou comentar novamente.

O simbolo de # indica um sinal invertido, isto é, o sinal será considerado ativo quando nao houver tensao na linha. juntemos um sinal que diz WLAN_ON com um sinal que diz W_DISABLE# e nao precisamos ser genios para entender que quando houver um sinal baixo estará desabilitado e com um sinal alto (que nas  saidas do I/O costuma ser cerca de 3V) teremos o wireless ligado.

 

image.php?di=VOU8

 

Procedo a realizar um jumper entre a alimentacao da placa Wireless (escolhi o pin 2) e o famoso pin 20.

 

image.php?di=5MGS

 

Talvez fosse possivél tentar utilizar um jumper ao pin 22 que fica logo ao lado, mas por se tratar de um sinal comapartilhado por varios componentes vitais do aparelho preferi simplesmente puxar um jumper direto da alimentacao da plaquinha.

 

Por sorte desta vez o aparelho nao me reservou maiores surpresas  :)

 

image.php?di=M2ZZ

 

Gostaria de deixar claro que mesmo sendo um caso especifico desta placa, dominando a teoria voces podem aplicar esta experiencia em cualquer notebook.

 

Bom espero que sirva de utilidade principalmente para os que estao comecando na analise de esquemas de notebooks e espero também que possa servir de exemplo para aqueles que ainda consideram os sinais como coisa do capeta.

Nao tem misterio tudo se baseia em ler muito e participar do forum, depois é só pegar aquela placa de positivo que ficou jogada na sucata e sacudir esse I/O  :)

 

Para todos boa sorte, obrigado a aqueles que chegaram no final e obviamente o tópico fica aberto para cualquer opiniao ou correcao 8)

  • Joinha 7
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente... muito bem explicado.

Vale lembrar também que para algumas placas onde a wireless é reconhecida e apenas não ativa, existem softwares que fazem essa ativação...  Só procurar por wireless select switch no google.

 

OBS. Não é necessário ativar sempre a wireless, uma vez ativada pelo software, se desligar e ligar a maquina ela continua ativada.

 

Parabéns ao infosquadsn....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só fiquei com uma dúvida a respeito do porquê o pino 20 do wi-fi ser tão famoso, poderia me explicar?

 

Considerando que devido a esse pin eu tive que desmontar e montar tudo denovo, eu quiz utilizar um sinonimo sutil para !@#$%  :D

 

Inclusive adicionei mais uma imagem exatamente dessa parte do esquema, onde pode ser apreciar o detalhe do conector PCIExpress

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Tem tb opc de colocar um pen wi-fi jumpeado direto na usar a usb que fica "escondida" no mini-pcie. Tambem resolve e nao pede ativacao e desativacao. So precisa de 4 pontos de solda tb.

 

pino

38 USB_D+

35 GND

36 USB_D-

2 3.3V

ou tirar 5v de outro local.

 

quanto a alimentacao do usb, sendo de 3v pode se catar direto do mini pci-e

Muito bacana o teu topico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...