Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asrock 775i865gv

Avalie este tópico:


DsB

Posts em destaque

Olá, gostaria da vossa ajuda para tentar resolver o problema de boot desta placa mãe.

Ao ligar não mostra nada no monitor, ao colocar uma placa de diagnóstico não é exebido qualquer código o led de clock permanece acesso e os leds IRDY,Frame e Reset também, já testei a fonte de alimentação com multimetro digital e os valores parecem-me corretos, houve numa das tentativas de ligar a mesma fazer o boot mas apenas aconteceu uma unica vez desde então nunca mais, já inclusive troquei o processador por outro equivalente mas continua na mesma.

Reparei que tanto a ponte norte com sul aquecem muito, logo que ligo a placa, como sugerido no outro forum, procurei por solda fria e encontrei um capacitador 1200uf que aquece bastante mesmo depois de ter reparado a solda fria o mesmo continuava aquecer bastante, resolvi trocar o mesmo como não tinha de 1200uf 16v troquei por outro 1500 uf 16v julgo não haver problemas nesta troca corrigiam-me se estiver enganado. Após a troca a placa só liga apenas se tiver o cabo atx ligado na placa, se ligar o cabo de alimentação do processador que é de 12v  a placa não liga.

Não sei mais o que fazer, deixem aqui a vossa opinião talvez assim consiga reparar esta placa.

Será que devo mudar os mosfets junto ao processador, e junto à ponte norte e sul?

Obrigado.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando a placa não liga com o p4 conectado e porque há curto no Vcore ou no PWM, geralmente o que mais dá defeito e os coletores do Vcore, agora se parou de ligar depois que trocou o capacitor, verifica se o mesmo não está ruim ou se vc soldou ele invertido, tens umas placas se não ficar ligado dá para confudir. e o capacitor que vc trocou e no circuito Vcore? Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitador trocado encontra-se no circuito vcore troquei um 1200uf 16v por um 1500uf 16v, reparei na existência também de outros capacitadores junto ao processador também de 1200 uf 16v trocados por 1500uf 16v ao lado destes encontram-se também capacitadores 3300uf 6.3v mas parecem-me em bom estado logo não os troquei.

 

Tenho que fazer um reparo quando a board é ligada apenas com o cabo atx a ponte norte aquece bastante e a ponte sul não chega aquecer.

 

Ambas as pontes só aqueciam quando o cabo atx e o cabo 12v estavam ligados e o condensador junto ao vcore ainda não tinha sido trocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei por faze-lo coloquei todos por igual, mas mesmo assim não ligou, deduzo que o problema esteja num mosfet de entrada junto ao capacitador que inicialmente aquecia bastante,tirei o mosfet mas infelizmente parti o mesmo assim não conseguirei testar, tenho de arranjar outro equivalente.

 

Que carateristicas terei de ter em conta ao escolher outro equivalente?O que tirei tem a seguinte designação 70T03H.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixe o datasheet e compare com datasheet dos que vc tem na sua sucata, sempre coloque fets substitutos com as mesmas caracteriscas ou mais fortes.

 

Nos fets do Vcore uso o mesmo critério dos capacitores, se vou trocar um coletor troco todos, se o pau e no emissor troco todos a não ser que tenho do mesmo para substituição. Marca ai que vou te ensinar como testar esse fets.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste de FET em multimetro digital

 

Bom coleca vou tentar te explicar como se mede

 

use a escala 2K multimetro digital

 

1- Ponta preta no dreno e ponta vermelha no sorce, tem que dar uma continuidade qualquer.

 

2- Ponta preta no dreno e ponta vermelha no gate, o display não mede nada

 

3- Agora e o x da questão, mantenha a ponta preta no dreno e volte a ponta vermelha para o sorce, tem que dar 000, se der assim o mosfet está ok chaviando perfeito.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste de FET em multimetro digital

 

Bom coleca vou tentar te explicar como se mede

 

use a escala 2K multimetro digital

 

1- Ponta preta no dreno e ponta vermelha no sorce, tem que dar uma continuidade qualquer.

 

2- Ponta preta no dreno e ponta vermelha no gate, o display não mede nada

 

3- Agora e o x da questão, mantenha a ponta preta no dreno e volte a ponta vermelha para o sorce, tem que dar 000, se der assim o mosfet está ok chaviando perfeito.

 

Espero ter ajudado.

 

No multimetro digital tenho o simbolo do teste do diodo, posso usar nessa posição para efetuar o teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pode sim, mas lembrando que vc tem que remover o fets da placa.

 

Reuel_info, tirei os fets da placa e efetuei o teste no modo diodo:

 

1 - Coloquei ponta preta no dreno e a vermelha no source valor .522

2- Retirei a ponta vermelha do source mantendo a ponta preta no dreno, coloquei a vermelha no gate deu 1

3- Retirei a ponta vermelha do gate e coloquei na source deu beep de continuidade.

 

Em alguns testes no 3 passo chegou acontecer dar o beep e passados 2 ou 3  segudos o multimetro começou a dar escala de resistência não sei se será sinal de defeito?

 

Em alguns testes na placa com os fets colocados na escala de 2k no 3 passo o multimetro indica um valor de subida na escala ficando parado no 1, tipo 1.1 depois 1.4,1.5,1.6,1.7,1.8,1.9 e no fim pára no 1. Não sei se isto indica defeito no fet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pode sim, mas lembrando que vc tem que remover o fets da placa.

 

Reuel_info, tirei os fets da placa e efetuei o teste no modo diodo:

 

1 - Coloquei ponta preta no dreno e a vermelha no source valor .522

2- Retirei a ponta vermelha do source mantendo a ponta preta no dreno, coloquei a vermelha no gate deu 1

3- Retirei a ponta vermelha do gate e coloquei na source deu beep de continuidade.

 

Em alguns testes no 3 passo chegou acontecer dar o beep e passados 2 ou 3  segudos o multimetro começou a dar escala de resistência não sei se será sinal de defeito?

 

Nos fets que derem essa medida que vc relatou acima estão bons, se não tiver nem um ruim, tente trocar o PWM, Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reuel pq que os fets de entrada são de diferente marca dos fets de saida, têm carateristicas diferentes?

Esse chip PWM regulador de tensão encontra-se perto do processador? É de fácil localização?

Os de entrada são os coletores, recebe os 12v do p4, os de saída são os transformadores, responsalveis em fornecer uma voltagem de qualidade para o processador, na maioria das placas os transformadores são diferentes dos coletores, mas já peguei placas que todos são iguais, quanto ao PWM ele geralmente fica proximo ao processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Selas, digo diferente na nomeclatura impressa neles, concerteza suportão tensões diferentes, mas para saber se são N ou P tem que baixar o datasheet e conferir.

 

Reparei que na maioria dos casos os coletores são sempre mais fracos, exemplo coletores K3918, transformadores K3919 ou Coletores D452, transformadores D472 e em casos que todos são iguais por exemplo GA-VM900M usam o K3918 para ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa..fiquem espertos com certas mobos, principalmente a asrock(segunda linha da asus)

os capacitores eletrolíticos são montados invertidos a serigrafia na mobo...reparem sempre nisso

antes de remover os eletrolas...se montar invertido, o capacitor vai esquentar muito e não vai

funfar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...