Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

placa mãe pcware pw-945gcx so liga quando passa um bom tempo desligada ou quando

Avalie este tópico:


roi

Posts em destaque

galera estou pedindo a ajuda dos amigos para este problema ja troquei capacitor estufado, ja atualizei a bios, ja fiz limpeza geral em toda placa, ja tentei ligar ela fora do gabinete e o mesmo problema acontece.

obs:a placa starta so não da video, a não ser que desligue ela e passe um bom tempo com ela desligada.

peço a ajuda dos colegas para resolver esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tal defeito pode ser sanado ao trocar a fonte ATX, pois ela pode estar com capacitores com capacitância alterada. Se nao resolver, deve haver na placa mae capacitores com capacitância alterada ou ainda ponte norte e ponte sul com problemas de solda BGA, necessitando de reflow ou reballing. Depois de testar a Fonte ATX, dessolde e teste todos os eletrolíticos da placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não troque apenas o capacitor que está estufado. O capacitor estufado é aquele que visivelmente está avariado, mas os outros podem estar avariados mesmo não aparentando. As vezes eles estão funcionando, só que não com a capacidade que deveria, daí ocorrem esses problemas. Tive um carro que estava com defeito, não tinha força no motor. Limpei o carburador e nada. Troquei os cabos de vela, e nada. Quando testava a corrente nas velas ela aparentava estarem boas, e na verdade havia corrente, só que não na medida correta. Ao trocar as velas tudo foi resolvido. No caso dos capacitores podemos aplicar essa mesma lógica, eles estão acumulando energias e estabilizando a corrente, só que como já estão bastante usados, não dão conta do recado. Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

bom dia os capacitores eletrolíticos tem um liquido dentro deles,(eletrolito)que com o tempo ele seca e o capacitor deixa de fazer seu papel no circuito,dai o caso de vc quando trocar capacitores de uma linha de +B troque todos,pois trocando somente os estufados as vezes não resolve o problema,os capacitores tem um tempo de vida útil.se vc tiver um capacímetro vera que as capacitancias estaram alteradas,espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, está me parecendo sintoma de BGA. Quando esfria, as esferas se aproximam então entram em contato. Após esquentarem elas se dilatam e se distanciam. Talvez um reflow ou mesmo uma ME possa dizer se o problema é mesmo esse. Até mais

gilsonam obrigado pela colaboraçao, desculpe a minha ignorancia e que eu sou novo nessa area, mas vc poderia me explicar como posso fazer esse reflow ou uma ME

eu ja pensei nessa possibilidade mas nao sei como fazer, agradeceria a ajuda dos colegas com mais experiencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reflow é quando você faz uma ressolda no chip BGA Norte ou Sul (ou outros componentes) usando uma máquina apropriada, ou mesmo usando um grill e uma estação de retrabalho. No reflow você não retira o chip, apenas ressolda. No reballing você retira o chip e limpa todas as esferas dele e recoloca essas esferas. ME (minimal esquentation) é algo explicado aqui no fórum, como o nome já sugere, seria uma esquentação mínima, apenas para teste, caso esse procedimento faça subir o vídeo então faz-se o reflow ou reballing, dependendo da placa. Em placas de desktop é possível que apenas o reflow resolva o problema. Nos notebooks e especialmente nos notebooks da hp, o melhor é o reballing, pois o reflow apenas dá algum tempo de vida, mas ele pode voltar. Qualquer dúvida é só perguntar. Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, pode perguntar que responderei na medida do que eu souber. Vou lhe passar alguns parâmetros, mas que não são absolutos. Conforme o tempo você irá aprendendo do seu jeito. Cada um usará o grill ou a estação de retrabalho com suas configurações. Eu faço assim: ligo o meu grill já com a placa nele, e espero uns três minutos para aquecer. Antes eu passo fluxo líguido e fluxo pastoso em volta do componente a ser retirado. Após esquentar por três minutos, então começo a usar a estação de retrabalho com aproximadamente 400 graus. Uso uma Ya Xun 878D+. Vou contornando o chip com a estação, até sentir que ele poderá sair. Para sentir o momento de retirada do chip eu vou usando uma pinça e tento puxá-lo, mas sem forçar, pois se forçar você pode danificar os pads (base da placa onde vai a esferas). Se for fazer apenas o reflow não precisa tentar retirá-lo, basta apenas usar a estação por uns 3 minutos. Faça teste com placas de desktop que estejam danificadas até que você pegue a prática. Uma coisa muito importante é usar uma estufa antes de fazer o processo de reflow ou de reballing para que a placa não fique com bolhas ou empene. Caso não tenha uma estufa poderá usar um forno eletríco. Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc pode tb fazer o seguinte teste:

Ligue a placa fazendo uma leve pressão sobre o gpu. Se for caso de refllow ou reballing ela irá funcionar com ess pressão, pois a pressão sobre ele irá encostar as esferas de solda para que a placa funcione se não funcionar dessa forma esqueça o refllow e parta para análise do circuito e teste os capacitores com capacímetro pois eles podem estar íntegros fisicamente mas danificados eletronicamente. Se ajudei dê um joinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho mais fácil ser a fonte se já trocou ela ok

solda fria nas esferas bga eu não acredito a física fala que qualquer corpo delata ao ser esquentado ou sofrer variação de temperatura

 

Nesse caso seria apenas se o bga estivesse sofrendo problema de curto nas esferas e ao esfriar eles perde o curto por sofrer retração das esferas pd ser considerado em parte o bga, pd ser sujeira debaixo mas acredito que por esse motivo ela nem ligaria.

 

Acho mais fácil ser os capacitores ou os pinos da fonte com mau contato da uma ressolda neles e olha os fios da saída

 

Cristal de clock pode ser trocado também apenas para tirar duvida, olhe se esquenta o processador

 

Tentando retribuir ajuda que já obtive, obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

já passaram dezenas desa placa pela minha mão, todas atualiza bios! ela foi mau projetada, a do site do fabricante não é a melhor usa essa aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e tenta colocar uma moeda de 5 centavos entre o chipset e o disipador, se não desligar, ou desligar e ficar muito quente é reflow mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To desconfiando que isso é mau contato em algum lugar dessa placa, tenta uma boa lavada com alcool isopropilico e faz um reflow no socket do processador, escova com alcool isopropilico no socket da memória ram.

 

Se ainda assim não rolar tenta uma ressolda na placa td com fluxo ainda assim, se o problema sanar e depois voltar é o BGA ponto norte ou sul. Boa sorte, uma vez resolvi um problema como o seu assim.

Cuidado com o calor sobre os eletroliticos pode danificar eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dia desses resolvi defeito muito semelhante. Aqui o link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Tal defeito pode ser sanado ao trocar a fonte ATX, pois ela pode estar com capacitores com capacitância alterada. Se nao resolver, deve haver na placa mae capacitores com capacitância alterada ou ainda ponte norte e ponte sul com problemas de solda BGA, necessitando de reflow ou reballing. Depois de testar a Fonte ATX, dessolde e teste todos os eletrolíticos da placa mãe.

Alguma dica de como posso testar a capacitância do componente com o multímetro? Ou somente com aparelho específico consigo fazer esses testes?

Vlw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...