Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5750 - P5WE0 LA-6901P - LIga 3 seg e desliga

Avalie este tópico:


antoniohm

Posts em destaque

Olá Pessoal, Já existe alguns tópico com esse assunto, mas como ainda não tenho acesso estou criando este.

 

Encontro as tensões 3 e 5v na placa, Já Regravei a Bios MX25L3205 (que não chega tensão) e troquei a MX25l1005A,  também já troquei o I/O e nada ainda, parece que esse problema é bem comum nesse modelo, alguém tem a solução?

 

Obrigado!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução pronta para o seu problema, acho pouco provável que alguém tenha.

 

Bom, se não tem tensão na bios, nem perda tempo regravando ela, mas prudente procurar a causa da falta de tensão na bios.

 

Ja baixou o esquema e verificou de onde vem a tensão que alimenta a bios?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução pronta para o seu problema, acho pouco provável que alguém tenha.

 

Bom, se não tem tensão na bios, nem perda tempo regravando ela, mas prudente procurar a causa da falta de tensão na bios.

 

Ja baixou o esquema e verificou de onde vem a tensão que alimenta a bios?

 

Achei o esquema, vou dar uma olha e dou retorno, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça um teste sem o processador para ver se os poucos segundos que ela fica ligada aparece algo. Comece então verificando a secundaria. (pwm, fets e bobinas. BGAs também entram nessa. Voce pode injetar a tensão referida de acordo com o esquema nas bobinas pra ver se algum componente está com defeito. Lembrando que processadores e bgas esquentam normalmente, para solucionar defeitos nestes, o processo é outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça um teste sem o processador para ver se os poucos segundos que ela fica ligada aparece algo. Comece então verificando a secundaria. (pwm, fets e bobinas. BGAs também entram nessa. Voce pode injetar a tensão referida de acordo com o esquema nas bobinas pra ver se algum componente está com defeito. Lembrando que processadores e bgas esquentam normalmente, para solucionar defeitos nestes, o processo é outro.

 

OK, vou fazer os testes e retorno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se já tem o esquema e durante o tempo que liga não tem tensão, então injeta a tensão nas fontes secundárias, uma a uma verificando se há aquecimento demasiado de algum componente, retira a CPU para isso, e note que no circuito que alimenta a PN e a PS quando injetar tensão elas irão aquecer, mas gradativamente, do contrário tem algo errado com elas. E lembre-se de verificar a tensão correta do circuito que irá testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, as fontes secundarias não estão com tensão nos segundos que ela fica ligada, estou tentando ver por que!

 

A sequencia de inicio do aparelho se baseia numa troca de informações entre BIOS, I/O e PS, a partir dos sinais gerados por estes componentes normalmente sao acionadas por exemplo as tensões secundarias da maquina.

 

Plenamente de acordo com o companheiro Romero Pedro , um curto em alguma secundaria também poderia estar impedindo a sequencia de inicio do aparelho.

 

Caso nao ache nada de estranho aplicando tensoes nas fontes experimente aplicar um ME no PCH e se isto nao resolver poste o link do esquema para que os amigos possam ajudar melhor

 

Boa sorte  8).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsr... Que burrice a minha, tinha alguma coisa errada no esquema, pois não batia os componentes, então, esquema errado.

 

O certo parece ser este:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Mas já esgotei o limite de downloads hoje no fórum, vou tentar amanha!

Desculpem a minha falta de atenção!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, o esquema é este,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
para ser honesto, não consegui realizar todos s testes que me pediram devido a falta de experiência, mas creio que seja problema no Chipset, pois parece ser ele que alimenta a bios, o que acham, reball?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio, estas placas mais novas vem com duas "BIOS", voce tem a EC BIOS e a MAIN BIOS, a EC contém o codigo utilizado pelo I/O para gerar a sequencia de start da maquina entre outras coisas. Esta memoria sempre está alimentada e é vital para que o aparelho ligue.

 

A MAIN BIOS é de maior capacidade e contem as informacoes referentes ao PCH, setup, etc, enfim é a BIOS que conhecemos desde o inicio.

 

Com a maquina desligada voce precisa ter alimentacao somente na EC BIOS, a alimentacao da MAIN BIOS vem depois do start da máquina.

 

Tenha em mente sempre prestar atencao que linhas de tensao sao utilizadas para alimentar os circuitos. Enquanto o CI U38 está sendo alimentado por +3VALW (3 volts always) o CI U36 está sendo alimentado por +3VS que é uma linha que aparece depois do start do aparelho.

 

 

No caso de estar se complicando com os testes, uma tentativa simples é aplicar o velho e querido ME, se nao funcionar tente um Me um pouco mais demorado e caso nao funcione, explique melhor que duvidas voce tem em relacao aos testes solicitados

 

Boa sorte  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio, estas placas mais novas vem com duas "BIOS", voce tem a EC BIOS e a MAIN BIOS, a EC contém o codigo utilizado pelo I/O para gerar a sequencia de start da maquina entre outras coisas. Esta memoria sempre está alimentada e é vital para que o aparelho ligue.

 

A MAIN BIOS é de maior capacidade e contem as informacoes referentes ao PCH, setup, etc, enfim é a BIOS que conhecemos desde o inicio.

 

Com a maquina desligada voce precisa ter alimentacao somente na EC BIOS, a alimentacao da MAIN BIOS vem depois do start da máquina.

 

Tenha em mente sempre prestar atencao que linhas de tensao sao utilizadas para alimentar os circuitos. Enquanto o CI U38 está sendo alimentado por +3VALW (3 volts always) o CI U36 está sendo alimentado por +3VS que é uma linha que aparece depois do start do aparelho.

 

 

No caso de estar se complicando com os testes, uma tentativa simples é aplicar o velho e querido ME, se nao funcionar tente um Me um pouco mais demorado e caso nao funcione, explique melhor que duvidas voce tem em relacao aos testes solicitados

 

Boa sorte  8)

 

O que seria o ME?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ME = Minimal Esquentation - Uma técnica de reflow aprimorada pelo usuário Ninha, consiste em você aplicar calor com a estação SMD do lado contrário do chipset (PN ou PS) por no máximo 1 minuto a 1cm da placa com uma temperatura que não ultrapasse 300 graus com movimentos circulares, esse procedimento diminui muito o dano ao chipset e ainda esclarece, em alguns casos, problemas de solda BGA no chipset que foi testado. O teste serve apenas para constatar falha na solda, caso o chipset esteja inoperante, mesmo com ME ou reflow você não terá certeza, senão trocando-o.

Detalhe: Se fizer uma busca no fórum com a sigla ME encontrará muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antoniohm, evite realizar reflows, com o ME o aparelho vai voltar à vida na grande maioria dos casos. Naqueles casos onde o ME nao resolve, é recomendável fazer uma revisão de outros pontos do aparelho, como os amigos citaram mais acima.

 

Caso esteja decidido a fazer um reflow, aproveite que o chip esta balançando e faca logo reballing, se funcionar já é uma certeza muito maior de durabilidade no serviço.

 

Alem do mais tenha em conta que expondo o chip a altas temperaturas voce está estressando o mesmo, desta forma mesmo que o reflow funcione, quando for efetuar o reballing o chip pode vir a morrer.

 

Cada um tem o seu modo de trabalho e este deve ser respeitado, apenas estou compartilhando a opiniao que me foi passada por membros experientes da nossa comunidade.

 

Boa sorte  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Nunca faço reflow, neste caso abri uma exceção, pois, estou sem esferas 0,35, que inclusive deve chegar hoje, ai vou tentar o reball... Tenho consciência da questão de estressar o chip, mas para ser honesto e não modesto, os reballs que faço sempre funcionam bem, poucas as vezes que estragam os chips

 

Obrigado pessoal pelas dicas, tomara que esse equipamento saia consertado, pois vocês já me ajudaram muito, não quero decepciona-los, rsrsrs...

 

retorno em breve!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...