Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Construa sua máquina BGA gastando muito pouco VER.3.0

Avalie este tópico:


General

Posts em destaque

  • 2 semanas depois...

Fala pessoal!

 

Bem, a algum tempo estou construindo essa máquina com base no projeto do Ninja.

 

Usei o seguinte:

 

02 Pistolas de Ar

01 forno (desses de R$100,00 reais que estava parado aqui)

Uma estante de aço

01 gabinete velho

E alguns canos de inox que comprei em uma fábrica de móveis.

 

 

Peguei a estante de aço, cortei ela no meio, fiz um buraco nela, onde sairia a ponta do soprador inferior.

Com alguns canos de inox e um pedaço de cama velha, fiz o suporte para o soprador superior.

Desmontei o forno e usei as suas resistências para pré aquecimento, o suporte do pré aquecimento fiz de um gabinete velho.

O esquema onde fica a placa eu estou utilizando o da minha IR 6000 que agora aposentei.

 

Uso as resistencias para pré aquecer a placa em 100º (demora cerca de 04 minutos)

Depois disso ligo as pistolas de ar. Com a média de 190º cada.

Em menos de 1 minuto o chip com solda lead free está pronto para ser sacado.

Controlo as temperaturas com um multímetro que tem termopar.

 

A placa nem parece que foi aquecida, o chip fica perfeito. Já fiz alguns MCP e funcionaram 100%

 

É isso aí.

Não tirei fotos do processo de construção pois faz tempo que estou fazendo ela nos finais de semana quando dava tempo.

Segue as fotos dela pronta:

 

file0011o.jpg

 

file0013s.jpg

 

file0017h.jpg

 

file0018g.jpg

 

file0019f.jpg

 

file0021t.jpg

 

file0032q.jpg

 

file0037n.jpg

 

file0038u.jpg

 

file0041b.jpg

 

file0047.jpg

 

file0048t.jpg

 

file0054.jpg

 

Vídeo:

 

 

Excelente máquina, uma pergunta, onde conseguistes estes suportes para a PCB, inclusive estes móveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...

Amigo essa estação é melho q a IR?

 

 

Eu tenho uma IR e sempre tenho muito medo ao trabalhar nela talvez pq ainda estou inseguro, queria saber  como anda sua experiencia com essa maquina que voce fez e se vale a pena abrir mao da IR e fazer uma dessas?

 

Apesar de não utilizar perfil o serviço fica Ok mesmo ?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo essa estação é melho q a IR?

 

 

Eu tenho uma IR e sempre tenho muito medo ao trabalhar nela talvez pq ainda estou inseguro, queria saber  como anda sua experiencia com essa maquina que voce fez e se vale a pena abrir mao da IR e fazer uma dessas?

 

Apesar de não utilizar perfil o serviço fica Ok mesmo ?

 

Obrigado.

Amigo, se você já tem a ir é preciso aprender como ela funciona e acostumar com ela que você terá resultados muito bons, quando peguei a minha já fiz muita bobeira, mas acabei me dando bem com ela e não é nenhum bicho de sete cabeças. Se precisar te dou umas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo , bom dia , se nao me engano esses suportes sao da ir6000 acho que so no ebay ou aliexpres vc vai conseguir o completo , mas na globlal eletronics vc consegui um parecido

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ficou muito legal e prática, mas isso coloque 2 controladores

eu pensie em desmontar os sopradores usar somente a resistencia por um dimer em cada uma e usar 2 ventoinhas de 60mmx 2cm com controle Dc de ajuste para ar...

ligar 2 controladores PID

creio que daria um controle total de tudo, ar, calor, e tensão das resistencias. que deve ser mais ou menos assim o funcionamento de uma Honton. só que microcontrolada total

a caseira seria semi controlada manual heheh.

mnas o principio é este memso.

depois comente os resultados e temperaturas e tempos que deu nos testes, vai servindo para gente ir bolando versões.

silvano, tenho os ois controles PID, tambem vou usar os dimer para controlar o pré (chapas d sanduicheiras) e o soprador da base e a ceramica termica do topo. tudo controlado manualmente. vou começar o projeto agora durante as ferias. postos as fotos a medida q eu for desenvolvendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

General, boa noite, copiei  seu projeto, e a maquina funciona que é uma beleza, to usando uma sonda em baixo e em cima uso um infrared para monitorar a temp do chip, ficou show,realmente o chip solta em meno de 1 minuto, sem um arranhanzinho, e da pra retrabalhar tudo, mosfets, i/o , etc..., aposentei minha Toyo t 870, os sopradores são bem mais eficientes, mas tem que pegar bem o jeito, pois estes caras são potentes pra valer, obrigado pela sua sugestão, pra quem ta sem grana pra uma bga automatica , esta vai me servir por muito tempo, eu recomendo  com certeza. Joinha pra voce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

:) boas a todos

 

existe uns projectos baseados no arduino para controlar as estações bga 5*****.

com software no pc.

vou deixar o link do forum , dos meus vizinhos.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

:P HOT  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Não, soutou de boa, o lance é desumidificar antes, e o soprador de baixo tem que estar com temp mais alta que o de cima, por enquanto ta indo bem.

 

Marcelo como anda sua maquina ? pros e contras...vc falou sobre temperatura com que temp vc trabalha com os sopradores ? e a base o que vc esta usando ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, diegosgarcia, to sacando os chips da seginte forma : soprador de baixo fica uns 15cm de distância da placa, antes faço um pré aquecimeno num grill que tenho , até a placa atingir 120 graus, uso a mesma base pra por em cima então fica a 15 cm do grill também, logo que pre aquece ja ponho a placa na mesa pra começar o aquecimento por baixo, deixo o soprador regulado até atingir 150 graus na placa  depois subo um pouco até atingir 180, depois até atingir 220 graus, volto a manopla de regulagem até a metade e ligo o soprador de cima  em regulgem máxima , mas optei por usar o de cima com a mão , pois fixo tava queimando os chips, deixo a uns 10 cm da placa girando em cima do chip pra não torrar, rápidamente o chip sai bem fácil, o que percebi é que o lance é a temperatura de baixo tem que ser mais alta que a de cima(chip), o chip sai fácil, não da bolha , não solta pads., mais importante pro procedimento dar certo, mas ainda não tenho é deixar a placa desumidificando numa estufa controlada de 60 a 80 graus por umas 4 horas no mínimo, o pessoal costuma deixar umas 8 horas que também acho mais correto,ah um detalhe uso bem pouco fluxo só para ajudar a soltar mais fácil, os sopradoes que uso é da marca HEAT GUN DE 50 ATÉ 650 Graus C, se encontra fácil no ML por uns R$35,00., faz tempo que faço BGA desta forma e por enquanto ta dando pra levar, alguns chips que são mais sensíveis não arrisco mando pra um outro  laboratório ,, desta forma tipo home mode , tem que treinar muito em sucata, se vai perder algumas placas isso voce vai ter que assumir não tem jeito , vai anotando os erros , os detalhes, que voce chega lá, reball artesenal não é fácil admiro os que abdicam de uma maquiná pra fazer assim, sucesso pra voce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...