Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Master - mb40ia1 - não dá sinal nenhum !

Avalie este tópico:

aberardof

Posts em destaque

primeiro tem que tirar, pode ser com ar quente, olhe a posiçao e nao se esqueça parana hora de colocar colocar virado, olhe o datashet para saber quem e dreno e quem e gate, teste para ver se ele dispara, se tudo isso acontecer blz reponha e passe para a proxima fase.

Como testar ele e saber se ele está bom ou ruim ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiro, peço por favor que edite o titulo do tópico adicionando o modelo da placa em questao. Lembre-se que o padrao para o titulo do tópico é

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Como conselho para a sua situaçao, caso ainda nao esteja muito habituado aos procedimentos realizados nas reparacoes eletronicas eu recomendaria que desse uma passada pela seçao de treinamento do forúm onde encontrará muito material para aprender a identificar tensões, curtos e muitos outros detalhes indispensáveis para todo técnico no ramo.

É bom evitar trabalhar encima de placas que podem ter reparação se ainda nao se conta com o minimo conhecimento necessário, sempre é melhor comecar treinando livremente em placas condenadas.

Boa sorte  8)

Link para o comentário

Companheiro, peço por favor que edite o titulo do tópico adicionando o modelo da placa em questao. Lembre-se que o padrao para o titulo do tópico é

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Como conselho para a sua situaçao, caso ainda nao esteja muito habituado aos procedimentos realizados nas reparacoes eletronicas eu recomendaria que desse uma passada pela seçao de treinamento do forúm onde encontrará muito material para aprender a identificar tensões, curtos e muitos outros detalhes indispensáveis para todo técnico no ramo.

É bom evitar trabalhar encima de placas que podem ter reparação se ainda nao se conta com o minimo conhecimento necessário, sempre é melhor comecar treinando livremente em placas condenadas.

Boa sorte  8)

Tópico ajeitado, compreendo suas preciosas dicas.. voltando ao problema, tá parecendo curto né ? não dá nem led do carregador conectado, queria saber o que fazer e por onde começar, poderia me orientar ?

Desde já obrigado

abraço

Link para o comentário

Boas:

- A primeira coisa a realizar quando partem para a desmontagem e antes de iniciar verificações:

1) Desligar ou dessoldar  um dos pinos da bateria de backup.

Porque?

- Muitos dos equipamentos não inicializam e estão em estado "morto" simplesmente porque a memoria CMOS tem dados errados (o que chamamos de LIXO, e não vai arrancar nunca).

- Evita problemas de curtos quando já estão na fase de medida.

- Evita estar em um estado já adiantado da reparação e de repente fica "morto"...

Se tiverem sempre este cuidado, não se vão arrepender...

Os veteranos sabem do que falo...

Abraço

Colega, poderia ser mais claro sobre qual ponto deve ser desligado? A bateria que você fala é a bateria de lition? Obrigado

- Boas:

Sim, retirar a bateria de lition ou outras. Normalmente CR2032 (de encaixe, ou soldada).

Basta dessoldar um dos pinos dependendo se tem 2 ou 3 pinos (o importante é não ter tensão dessa bateria a passar para o circuito).

Abraço

Link para o comentário

Segue o link do esquema

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Pelo que voce comentou a tensão no botão de power está presente, portanto a linha de 3V deve estar viva, junto com a alimentação da BIOS e do EC, para conferir, voce pode medir o pin 8 da BIOS e certamente encontrará a sua correta tensão de trabalho 3.3VA. A tensão de 5VA certamente está presente considerando que a partir dela nascem os 3.3VA

Lembrando que A normalmente vem de Always, ou seja, tensões que costumam estar sempre presentes.

Agora vem a parte que acredito que será dificil de passar.....se existir um curto que impede de ligar o aparelho, ele pode estar na página 28 que é onde nascem as principais tensões secundárias da placa.

Caso não encontre um curto nesta área, considere que voce pode estar ocm um problema de corrupção de informações na BIOS, o que requeriria que voce substituisse ou reprogramasse o EC BIOS da página 27. Este procedimento deve ser realizado com a ajuda de um programador de memorias.

Caso isso nao resolva, poderiamos ter também um problema de BGA, neste caso no Intel PCH, para diagnosticar seria bom tentar um ME (técnica indispensável que se encontra na área de leitura obirgatória) e caso o aparelho reagisse positivamente ao teste, a solução seria um reballing.

Se nada solucionar deveriam ser realizados procedimentos de verificação de sinais da sequencia de start da placa.

Isto é um resumo beeeeem prático, existem muitas comprovações que estamos pulando para facilitar o caminho.

Nao pode falar que nao ajudei  8)

Link para o comentário

Segue o link do esquema

Pelo que voce comentou a tensão no botão de power está presente, portanto a linha de 3V deve estar viva, junto com a alimentação da BIOS e do EC, para conferir, voce pode medir o pin 8 da BIOS e certamente encontrará a sua correta tensão de trabalho 3.3VA. A tensão de 5VA certamente está presente considerando que a partir dela nascem os 3.3VA

Lembrando que A normalmente vem de Always, ou seja, tensões que costumam estar sempre presentes.

Agora vem a parte que acredito que será dificil de passar.....se existir um curto que impede de ligar o aparelho, ele pode estar na página 28 que é onde nascem as principais tensões secundárias da placa.

Caso não encontre um curto nesta área, considere que voce pode estar ocm um problema de corrupção de informações na BIOS, o que requeriria que voce substituisse ou reprogramasse o EC BIOS da página 27. Este procedimento deve ser realizado com a ajuda de um programador de memorias.

Caso isso nao resolva, poderiamos ter também um problema de BGA, neste caso no Intel PCH, para diagnosticar seria bom tentar um ME (técnica indispensável que se encontra na área de leitura obirgatória) e caso o aparelho reagisse positivamente ao teste, a solução seria um reballing.

Se nada solucionar deveriam ser realizados procedimentos de verificação de sinais da sequencia de start da placa.

Isto é um resumo beeeeem prático, existem muitas comprovações que estamos pulando para facilitar o caminho.

Nao pode falar que nao ajudei  8)

Agradeço demais sua ajuda prezado, mas é tudo muito novo e complicado pra mim.. tenho que ler mais

Desde já obrigado

abraço

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Troquei a placa mãe, só que a placa wireless não foi reconhecida, não apareceu no gerenciador de dispositivos, não foi reconhecido pelo Aida, nem instalado os drivers dela foi reconhecido.. quando aperto Fn+F11 (pra ativar o wireless) diz: "Função não suportada"  o que fiz:

Peguei um HD zero, formatei e coloquei o windows starter, instalei o driver da placa wireless, mesma coisa, nao reconhece nem no Aida nem no gerenciador de dispositivos, quando aperto Fn+F11 não dá mensagem nenhuma..

Depois coloquei uma placa wireless identica, só não tem bluetooth que a outra tinha.. e o q acontece é a mesma coisa do que cite anteriormente.. nao reconhece nem no Aida nem no gerenciador de dispositivos, quando aperto Fn+F11 não dá mensagem nenhuma

Será a placa mãe nova com defeito ?

Agradeço desde já a ajuda de todos

abraço

Link para o comentário

2 dias atras levantei uma placa com esse aqui

Nao testei o wifi ainda mas se com voce nao funcionar eu dou uma olhada na minha, to com a máquina aqui embaixo.

Boa sorte  8)

Link para o comentário

2 dias atras levantei uma placa com esse aqui

Nao testei o wifi ainda mas se com voce nao funcionar eu dou uma olhada na minha, to com a máquina aqui embaixo.

Boa sorte  8)

Vou testar, aproveitando o tópico.. o que devemos levar em consideração quando buscamos a Bios mais recente para uma determinada placa ?

Marca da placa mãe ? numero de série ? fabricante da bios ?

Depois de encontrada, como fazer para atualiza-la.. levando em consideração que o notebook estão normal, iniciando sistema e tudo mais, só queremos atualizar a bios, qual metodo mais eficiente e pratico ?

infosquad, esse arquivo que vc me passou, posso atualizar via windows ou boot ? nas duas situações, como fazer essa atualização, quais programas utilizar ?

Obrigado

Abraço

Link para o comentário

Vou testar, aproveitando o tópico.. o que devemos levar em consideração quando buscamos a Bios mais recente para uma determinada placa ?

Normalmente eu começo procurando pelo site do fabricante, lá voce pode ter certeza de que a BIOS é para o seu aparelho. Muitas vezes é necessário realizar certos procedimentos para utilizar as BIOS em gravadores USB mas está tudo documentado no fórum.

Caso não exista no site do fabricante, procure pelo modelo exato do aparelho e por ultimo ainda pode procurar pelo modelo da placa mãe.

Nenhum dos métodos anteriores é melhor do que o outro, o que importa é o resultado final, ou seja, o note funcionando.

Se o aparelho for de um fabricante Sério (Toshiba - HP - ACER) procure pela versão mais recente da BIOS, mas os fabricantes de notes nacionais normalmente não disponibilizam o arquivo de BIOS, nem atualização nem original nem nada, eles querem mais é que você compre um aparelho novo. Nestes casos esqueça a versão, grave o que achar na net.........funcionou ? Belezaaa :)

Depois de encontrada, como fazer para atualiza-la.. levando em consideração que o notebook estão normal, iniciando sistema e tudo mais, só queremos atualizar a bios, qual método mais eficiente e pratico ?

Se encontrar o arquivo pelo site do fabricante poderá atualizar via Windows ou por algum cd ou pendrive bootavel, depende do fabricante. Normalmente as BIOS vem acompanhadas de informação acerca de como realizar a atualização.

Se encontrar um DUMP (BIOS lida com gravador e salva em um arquivo) vai precisar de um gravador de BIOS para instalar.

Existem modelos que permitem instalar estes dumps pelo pendrive, mas nao se apegue a isto, técnico de notebook tem que ter gravador de BIOS e dinheiro nao é desculpa já que no fórum tem um esquema para montar um com 10 Reais.

infosquad, esse arquivo que vc me passou, posso atualizar via windows ou boot ? nas duas situações, como fazer essa atualização, quais programas utilizar ?

Este arquivo eu utilizei com um gravador e acredito que seja a unica forma de gravá-lo na BIOS deste aparelho.

Boa sorte  8)

Link para o comentário

Normalmente eu começo procurando pelo site do fabricante, lá voce pode ter certeza de que a BIOS é para o seu aparelho. Muitas vezes é necessário realizar certos procedimentos para utilizar as BIOS em gravadores USB mas está tudo documentado no fórum.

Caso não exista no site do fabricante, procure pelo modelo exato do aparelho e por ultimo ainda pode procurar pelo modelo da placa mãe.

Nenhum dos métodos anteriores é melhor do que o outro, o que importa é o resultado final, ou seja, o note funcionando.

Se o aparelho for de um fabricante Sério (Toshiba - HP - ACER) procure pela versão mais recente da BIOS, mas os fabricantes de notes nacionais normalmente não disponibilizam o arquivo de BIOS, nem atualização nem original nem nada, eles querem mais é que você compre um aparelho novo. Nestes casos esqueça a versão, grave o que achar na net.........funcionou ? Belezaaa :)

Depois de encontrada, como fazer para atualiza-la.. levando em consideração que o notebook estão normal, iniciando sistema e tudo mais, só queremos atualizar a bios, qual método mais eficiente e pratico ?

Se encontrar o arquivo pelo site do fabricante poderá atualizar via Windows ou por algum cd ou pendrive bootavel, depende do fabricante. Normalmente as BIOS vem acompanhadas de informação acerca de como realizar a atualização.

Se encontrar um DUMP (BIOS lida com gravador e salva em um arquivo) vai precisar de um gravador de BIOS para instalar.

Existem modelos que permitem instalar estes dumps pelo pendrive, mas nao se apegue a isto, técnico de notebook tem que ter gravador de BIOS e dinheiro nao é desculpa já que no fórum tem um esquema para montar um com 10 Reais.

Este arquivo eu utilizei com um gravador e acredito que seja a unica forma de gravá-lo na BIOS deste aparelho.

Boa sorte  8)

Prezado, não é a primeira vez que Você me ajuda.. e mais uma vez agradeço demais por suas preciosas informações, farei o que Você disse, sem dúvidas.

A única coisa que queria fazer a titulo de emergencia, mesmo pq a pessoa que me vendeu está pra enviar outra placa amanha.. como não tenho gravador queria saber onde baixar uma atualização recente para essa Bios e atualizar ela via windows ou boot, poderia me ajudar ?

Mais uma vez obrigado

abraço

Link para o comentário

Até onde eu sei a BIOS desta palca só pode ser gravada com um gravador ou pelo windows, a partir de um arquivo que deveria ser fornecido pelo fabricante.

Procure na página da positivo, mas normalmente as BIOS nao aparecem nas páginas de suporte destas marcas nacionais.

Boa sorte  8)

Link para o comentário

• 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...