Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dados de clientes após formatação.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos venho aqui deixar uma dica muito usada por mim na formatação de computadores dos clientes...

 

Ao instalar o sistema vamos usar de exemplo W7. criando 2 partições no caso em um HD de 500 GB, você criara uma partição primaria com 100GB e outra secundaria com o restante, depois de concluída a formatação você vai na partição criada e da dois cliques o Windows vai pedir para formatar a unidade, formate-a normalmente criando assim uma nova unidade de disco.

 

[/img]

 

Logo depois de formatar você vai na pasta de usuário e copia as seguintes pastas ( Documentos, Downloads, Imagens, Vídeos e Músicas) etc "de acordo com sua necessidade" e cola na unidade nova. Após este processo você volta na pasta de usuário e clica com o direito do mouse em uma pasta por vez ex: "Documentos" ai vai em propriedades, na aba local e escolha a opção mover, agora é só procurar a pasta correspondente ou seja a pasta com o nome documentos que está dentro da outra partição seleciona-la e clicar ok. Ai quando seu cliente salvar algum arquivo nesta pasta o windows salvará automaticamente na partição criada. Assim dando um erro no windows na hora de formata-lo novamente os arquivos já estarão salvos em uma outra unidade que não é a do sistema.  :D

10.jpg.3739654f81c954e6b24ae182374ec3bc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O unico problema com isso ai é que quando o usuario for salvar alguma coisa atraves por exemplo do word ele vai ficar na pasta padrao e nao a que voce criou, tem uma outra forma de mudar a pasta padrao do usuario segue abaixo:

 

abra o executar -> digite "regedit"-> navegue ate a aba Hkey Local machine\Software\Microsoft\Windows NT\CorrentVersion\Profilelist-> altere a chave "ProfileDirectory" coloquei o novo caminho padrao para a pasta de usuario - crie um novo usuario e acesse a maquina com o novo usuario e pronto o caminho padrao esta alterado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo. Eu faço mais fácil. Simplesmente crie unidade c: e unidade d:, logo depois da formatação vc formata o d: pelo windows mesmo, logo entre na pasta do usuário na unidade c:, em seguida recorte todas as pastas e cole na unidade d:, fazendo isso tudo ja fica no d: inclusive a área de trabalho. Depois é só colar os backups no d: e correr para o abraço. Assim é mais fácil. Se gostou de uma joinha.

 

Inclusive tudo que o cliente salvar já fica no d:, quando vc recorta as pastas a biblioteca do windows já fica no d:, sem a necessidade de mexer no registro nem nada, simplesmente antes de tudo, recorte e cole no d: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também é uma boa dica amigo Everaldo, mais nesse caso aqui é ais para as pastas principais do usuário pra não ficar bagunçado entendeu, tipo vai ficar tudo organizado e separado somente as pastas principais. Mais se for o caso de salvar tudo foi uma excelente dica. Se gostou da minha tb vai de joinha rsrsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim colega, sempre recorto e colo as seguintes pastas, A área de trabalho, imagens, documentos, se for o caso musicas e vídeos e fica tudo organizado.

 

Seria a mesma coisa que vc faz porem se recortar antes verá que não precisa entrar nas propriedades depois o windows já redireciona as pastas para o d:, faz ai que vc verá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso durante muitos anos, agora fica tudo na mesma unidade C:, motivo, o cliente valoriza mais o backup do que a formatação em si.

 

Concordo contigo em relação ao backup. Quanto ao particionar o hd em dois não utilizo esta técnica pois o que acaba acontecendo: os usuários começam a instalar programas na unidade C: acaba lotando rapidamente, enquanto a D: fica vazia. Claro, não é todas as vezes q isso acontece, mas tratando de usuários, pode acontecer tudo, mas tudo mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

aqui fazemos ghost de cada hd e mantemos ele guardado por 1 2 dias, se for de uma empresa grande deixamos ate um pouco mais, dai tu tem uma copia total de tudo, e valoriza muito na hora de entregar o note dizer:

 

"da uma conferida nos dados, qualquer coisa mantemos um backup total de todos seus dados por uns 2 dias aqui na empresa"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também gosto de usar  a técnica de criar duas partições ...

só calcular certinho o tamanho das duas e bem lembrado que a unidade c: fica todos os softwares instalado podendo ficar lotada rapidamente... mas técnica e valida.

 

uma vez fiz a formatação tudo certinho com duas partição voltei o backup do cliente e taz...

resumindo.

passado 3 mês o cliente vem desesperado pois não entende de computador como muitos por ai.

Ele tinha apagado todos os dados da unidade d:  9_9 ::):P  ai ai chora neguinho :)):))

[glow=red,2,300]

Nunca esqueça de orientar os seus clientes de ter seu backup em HD Externo ou Pen Drive![/glow]

 

Ótimo dia de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso durante muitos anos, agora fica tudo na mesma unidade C:, motivo, o cliente valoriza mais o backup do que a formatação em si.

A vantagem do particionamento, ao meu ver, é que em uma próxima formatação fica bem mais pratico e rápido o serviço pois não vai precisar mover dados de um lado para outro, já direciono os dados do usuário para a outra partição(D) e tudo fica mais tranquilo p Formatar.

Utilizo essa técnica a vários anos, e ajuda mto na hora de formatar, principalmente na empresa pois ganho tempo com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso durante muitos anos, agora fica tudo na mesma unidade C:, motivo, o cliente valoriza mais o backup do que a formatação em si.

A vantagem do particionamento, ao meu ver, é que em uma próxima formatação fica bem mais pratico e rápido o serviço pois não vai precisar mover dados de um lado para outro, já direciono os dados do usuário para a outra partição(D) e tudo fica mais tranquilo p Formatar.

Utilizo essa técnica a vários anos, e ajuda mto na hora de formatar, principalmente na empresa pois ganho tempo com isso.

 

fazendo um ghost de todos dados e voltando tudo por uma sata 600, tendo imagem pronta do sistema, fica 1000 vezes mais seguro e eficiente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faço pois se dar um problema de HD o risco de perder é o mesmo, prefiro antes de formatar entrar no Windows e salvar a mão os dados. Assim não fica nada pra trás.

Salvo os dados em outro HD e passo o antivírus enquanto formato, passo o Kaspersky Internet Security 2013 e MBAM depois coloco tudo no lugar, muitos vírus ficam na pasta System Volume Information e salvando desta maneira eles vão continuar lá a menos que seja feita uma remoção depois da formatação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema de manter uma segunda partição, formatando somente uma única unidade logica, é que se o sistema de arquivos tiver infectado, você continua com VIRUS no seu computador!!

 

O método que eu uso, é pegar um hd backup meu, e com clonezilla ou ghost fazer um clone do hd do cliente. Assim você formata o hd do cliente inteiro após ter o clone é claro, hehehe, removendo tudo de ruim que pode existir, descobre se há um possível problema de disco ainda, e pode instalar o sistema zerado, ativar um trial do kaspersky antivírus que é muito bom e após isso ir voltando os dados com o disco clone ligado como escravo. Numca falhou, da um pouco mais de trabalho, mas é garantido!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as minha formatações eu costumo fazer um backup geral do HD do cliente pois não da para correr o risco de perde alguma informação é um pouco demorado mais vale apena pela segurança.

mantenho o backup por uns 5 dias em laboratório após isso o cliente já esta avisado que será apagado! Assim funciona muito bem.

 

(obs. já teve caso mesmo com o HD do cliente clonado levei para recuperar algumas informações que ele afirmava estar faltando... ele afirmava que eu tinha perdido os dados dele.  >:( >:(>:( )

 

Tem caso que o cliente é tão chato mais tão chato que uso seguinte argumento se não tá feliz ...

eu tenho a imagem de seu computador em nosso servidor no ponto em que entrou na loja volto a imagem e entrego o micro e sem +.

 

Eu uso para criar imagem HDClone ou Acronis True Image.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

todas as dicas aqui estão bem validas, porém meu método eu acho muito organizado e prático, uso da seguinte forma:

Tenho um storage da seagate de 1 tera, nele crio 2 partições 1 para bkp e outro para programas e utilitarios, junto do storage vem um software para bkp blackarmorseagate.O storage é ligado em um hub /1000, o soft otimiza e compacta o bkp ficando rápido e bem pequeno. Fica show rápido e prático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

aqui também sempro faço 2 partições, no minimo, mas não altero o caminho das pastas, no final faço um BACKUP nativo do windows 7, incluindo imagem completa do sistema, se ocorrer algum problema tem como fazer o recover e voltar o windows 7 em poucos minutos .

Obs.: antes faço o backup dos arquivos se o cliente necessitar,

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Depois de apanhar bastante e ver colegas se lascando também, faço backup manualmente pelo linux para um hd que temos só para backups (2TB) depois passo de volta via SATA pra ser mais rápido. Tenho um colega que faz esse backup do próprio hd e o mesmo já teve problemas com esse processo, prefiro garantir e fazer certo mesmo que demore talvez um pouco mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qdo o hd fica dificil de tirar ex alguns note q tem q desmontar td ele ou pc eu uso o ubuntu passo no hd externo vou me meu pc passo no NOD32 e tira os possiveos virus e formato a maquina crio uma pasta chamado backup na area de trabalho e dai é com o cliente

Eu evito deixar a parte de reorganizar com o cliente, pois em 90% dos casos o cliente é desorganizado e termina deixando pra lá a reorganização.

 

Já peguei casos aqui onde tinha uma pasta de backup dentro da outra e outra dentro da outra... no final tinha 4 ou 5 vezes os mesmos arquivos, só ocupando espaço e fazendo o cliente correr o risco de duplicidade de informações e perda de dados.

 

Sempre na hora de restaurar o backup coloco cada coisa no seu lugar, inclusive tem alguns clientes mais antigos que já me pedem para organizar as músicas, fotos e videos que estiverem fora das pastas corretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

qdo o hd fica dificil de tirar ex alguns note q tem q desmontar td ele ou pc eu uso o ubuntu passo no hd externo vou me meu pc passo no NOD32 e tira os possiveos virus e formato a maquina crio uma pasta chamado backup na area de trabalho e dai é com o cliente

Eu evito deixar a parte de reorganizar com o cliente, pois em 90% dos casos o cliente é desorganizado e termina deixando pra lá a reorganização.

 

Já peguei casos aqui onde tinha uma pasta de backup dentro da outra e outra dentro da outra... no final tinha 4 ou 5 vezes os mesmos arquivos, só ocupando espaço e fazendo o cliente correr o risco de duplicidade de informações e perda de dados.

 

Sempre na hora de restaurar o backup coloco cada coisa no seu lugar, inclusive tem alguns clientes mais antigos que já me pedem para organizar as músicas, fotos e videos que estiverem fora das pastas corretas.

 

concordo, sempre colocar as coisas no lugar, se vi 10 clientes organizados mesmo é muito, sempre tenho 10 a 15 hds só para manter bkp com ghost, pode pegar aquele cliente que tinha um arquivo la na put@ q#%!@$ e esqueceu de avisar para salvar, assim dois 3 dias depois o bkp ta la

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...