Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP DV7- solução de caso comum. Superaquecimento e fixação de dobradiça trincada

Avalie este tópico:


marcio campos

Posts em destaque

Olá colegas.

 

A seguir a solução de um caso típico, dicas básicas. Esse HP DV7 me veio superaquecendo até desligar-se com frequencia, além de ter já sofrido queda e a dobradiça do lado esquerdo ficou sem fixação na carcaça.

 

A solução nas fotos é auto-explicativa:

 

Desmontado, vemos o típico "tapete" de pó na saída do cooler, justificando as temperaturas de 75º mesmo em idle. Nos picos desligava.

vhc1.jpg

 

 

A seguir o dissipador já limpo e polido nas placas de cobre do processador e Chip ATI, a ventoinha já limpa também. Importante, essas espuminhas coladas ao redor do coller não devem ser arrancadas, e se preciso devem mesmo ser recuperadas(novas), elas têm função de impedir criteriosamente o livre fluxo de ar dentro do gabinete onde não deve. Retirá-las muda os caminhos do ar frio e/ou quente no gabinete, cria redemoinhos, realimentação de fluxos, etc. Nada na construção e na disposição interna é por acaso.

mi83.jpg

 

 

Abaixo, detalhe do polimento para retirar qualquer oxidação. Oxidação no cobre do dissipador diminui a condutividade térmica naquele ponto, criando zonas quentes, o que estreita o caminho do fluxo de calor :

kwbl.jpg

 

 

Como se vê, até a indústria com frequencia exagera na pasta térmica:

3kt9.jpg

 

Limpeza cuidadosa com acetona:

r586.jpg

 

 

Com isolamento recolocado:

6ocv.jpg

 

 

Colocação da pasta térmica. Sei que muitos colegas aqui vão criticar o uso da pasta branca, mas minha experiência usando essa Implastec e a cara pasta Artic Silver (15 X mais cara) é que o ganho com a última é residual, 1 ou dois graus a menos, isso quando há. E algumas vezes medi temperaturas com uma e outra no mesmo note e obtive valores iguais na prática. Minha conclusão é que muito mais importante polir o dissipador e limpar bem o duto de exaustão, nisso se consegue baixar de 10-15 graus, como no note novo.

Um exaustor demora em média de 1 a 2 anos para ficar congestionado de poeira, momento de fazer nova limpeza. A pasta térmica branca mantém-se em boas condições(sem ressecamento) pelo mesmo período, portanto não se justifica colocar algo 15x mais caro para obter diminuição apenas residual nas temperaturas. O que coloquei aqui é que muito do que se discute sobre pasta térmica não se justifica, há outros fatores bem mais relevantes em ganho do que acrescentar prata na pasta.

wq2e.jpg

 

Após remontagem do gabinete as temperaturas voltaram aos níveis normais em ilde (60 ºC com temperatura ambiente em 29ºC, com a ventoinha acelerando apenas quando o processador Corei5 é exigido por alguns minutos.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recuperação da fixação interna da carcaça:

 

Para isso utilizo resina auto-polimerizante, com alguma prática é possível trabalhar com habilidade esse material.

 

Aqui como encontrei o gabinete, sem elementos de fixação no canto da dobradiça esquerda:

vutm.jpg

 

 

Recolei o pedaço da fixação com cola cianoacrilato para dar a referência de posição da porca, mas apenas isso não seria suficiente para suportar a força da dobradiça:

i4la.jpg

 

 

Preenchi o canto com a resina, precisa ser rápido na moldagem grosseira inicial:

20ee.jpg

 

 

Após colocação da resina:

a7g1.jpg

 

 

aqui após fresar a resina com escariador em mini-retífica (exige alguma prática e habilidade manual) e refazer a furação:

y2l0.jpg

 

 

Aqui como ficou do lado externo, com o batente de apoio da cabeça do parafuso, que havia "sumido", já reconstruído:

xu0c.jpg

 

OBS: antes de remontar o gabinete, eu afrouxo uma mínima coisa a tensão da dobradiça cuja fixação foi recuperada, para aliviar as forças sobre uma fixação que foi reconstruída.

 

 

É isso, espero que o tutorial seja útil especialmente aos iniciantes.

 

extra abraço

 

Márcio Campos

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo artigo.

além de concordar consigo quanto ao uso da pasta térmica ( mas cada um tem seus motivos para defender a demais marcas),achei interessante

esse detalhe da limpeza extrema e o polimento.porém,essa recuperação do fixador é algo que vou levar em conta nos futuros reparos,pois admirei os resultados.

parabens mais uma vez,uma importante contribuição.

Cumprimentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eValter, usei essa ponta aqui da Dremel, e apesar da resina secar rápido, só dei acabamento no dia seguinte.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Para planificar a resina no topo passei a ponta em pé, pois ela também tem arestas na parte superior que a foto não mostra.

 

Obs: Não use as pontas de óxido (abaixo), elas róem a resina, mas deixam tudo irregular.

 

 

paulocosta, usei a marca de resina mais comum que existe, JET Classico, fácil achar em qualquer Dental. Terá que praticar, tem baixa toxicidade, mas trabalhe em local arejado, e pode moldar com os dedos depois de aplicado, mas terá menos de 10 minutos antes que endureça, é tudo bem rápido.

 

Abraço e sucesso aos colegas

 

Márcio Campos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eValter, usei essa ponta aqui da Dremel, e apesar da resina secar rápido, só dei acabamento no dia seguinte.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Para planificar a resina no topo passei a ponta em pé, pois ela também tem arestas na parte superior que a foto não mostra.

 

Obs: Não use as pontas de óxido (abaixo), elas róem a resina, mas deixam tudo irregular.

 

 

paulocosta, usei a marca de resina mais comum que existe, JET Classico, fácil achar em qualquer Dental. Terá que praticar, tem baixa toxicidade, mas trabalhe em local arejado, e pode moldar com os dedos depois de aplicado, mas terá menos de 10 minutos antes que endureça, é tudo bem rápido.

 

Abraço e sucesso aos colegas

 

Márcio Campos

 

Opa valeu marcio, joinha merecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, Carlos, nunca pensei em simular encaixe ainda com a resina em ponto de moldagem, em alguns casos isso pode acelerar bem o processo e aumentar a precisão do encaixe. às vezes imagino que não daria, porque a parte restaurada é grande demais e não tem nem como saber qual seria a altura que deveria ficar a dobradiça, por exemplo. Aí é esperar a cura da resina e roer e medir, roer e medir, roer e medir...rs.

 

PS: a minha "potencial sogra" é protética; ela me disse que dá para colorir a resina pó misturando corante de alimentos (também pó), isso deve abrir possibilidades infinitas de cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, Carlos, nunca pensei em simular encaixe ainda com a resina em ponto de moldagem, em alguns casos isso pode acelerar bem o processo e aumentar a precisão do encaixe. às vezes imagino que não daria, porque a parte restaurada é grande demais e não tem nem como saber qual seria a altura que deveria ficar a dobradiça, por exemplo. Aí é esperar a cura da resina e roer e medir, roer e medir, roer e medir...rs.

 

PS: a minha "potencial sogra" é protética; ela me disse que dá para colorir a resina pó misturando corante de alimentos (também pó), isso deve abrir possibilidades infinitas de cores.

 

Hahahaha, essas mulheres, quando menos esperamos, nos surpreendem com essas boas idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eValter, usei essa ponta aqui da Dremel, e apesar da resina secar rápido, só dei acabamento no dia seguinte.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Para planificar a resina no topo passei a ponta em pé, pois ela também tem arestas na parte superior que a foto não mostra.

 

Obs: Não use as pontas de óxido (abaixo), elas róem a resina, mas deixam tudo irregular.

 

 

paulocosta, usei a marca de resina mais comum que existe, JET Classico, fácil achar em qualquer Dental. Terá que praticar, tem baixa toxicidade, mas trabalhe em local arejado, e pode moldar com os dedos depois de aplicado, mas terá menos de 10 minutos antes que endureça, é tudo bem rápido.

 

Abraço e sucesso aos colegas

 

Márcio Campos

 

Qual a proporção que você usou nessa resina JET? Tenho aqui o pó e o liquido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vlira, na embalagem do JET recomenda 2,5 partes de pó para 1 de líquido, mas minha sogra, que usa muito isso, disse que não é tão rígido assim.

Com o tempo você "acerta a mão" para ir adicionado pó sobre o líquido e espatulando até deixá-lo numa consistência pastosa mais para líquida (escorrendo), como na foto aí em cima. E dá para ir acrescentando algumas gotas de líquido durante para atrasar um pouco o endurecimento e estender o tempo de moldagem.

 

abraço e sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Parabéns pelo post, e já ganhou o meu aplauso pela dica!! Uso tambem a pasta branca e tenho obtido excelentes resultados! Na recuperação da carcaça, uso mistura de limalha de ferro com resina!! Essa semana usei policron em lugar da limalha de ferro e deu certo tambem, consegui uma dureza fenomenal depois de seca!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...