Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung Plasma PL43f4000ag (Queimando Transistores)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, amigos, peço que leiam com atenção e me ajudem se puderem.

Há pouco tempo atrás peguei essa Samsung de plasma para consertar, ela estava com os transístores IGBT da placa Y em curto e também com alguns resistores smd's abertos e capacitor poliéster em curto. Após fazer a substituição dos mesmos, ela voltou a funcionar normalmente.

Após mais ou menos um mês ela voltou com os mesmos IGBT's em curto, fiz uma varredura na placa e só substitui os transistores após vasculhar e não encontrar nenhum outro componente defeituoso. 

Após fazer a substituição e ligar a TV, quatro transistores da fonte entraram em curto, sendo eles: Dois Rjp30h1 e dois Rjp63f3, ambos smd IGBT's.

Fiz uma nova varredura e substitui os componentes danificados, ao ligar, novamente ocorreu o mesmo: Transistores da fonte e da placa Y entraram em curto.

Não possuo experiência com TV de plasma, alguém já passou por essa experiência ou algo parecido? 

Editado: por tecno_freitas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Pela foto, o drive de saída para o plasma, está na mesma placa.

- Voce pode desmontar a placa,  e com o multiteste, em escala de diodo, fazer mediçoes no conector para o flat do plasma. Verifique se tem curto.

- Verifique os flats do plasma.

- Estou me baseando no manual de teste da tv panasonic plasma.

- Veja se ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecno_freitas

 

Foram substituidos pelos mesmo Transistores?Pois  não aceita substituição

 

Foram adiquiridos como originais? Está cheio de paralelos no mercado livre

 

E o principal-> Umdos fatores que causam a queimas deste Transistores,

 

é o ressecamento da pasta termica  e solda frias..

 

Ao reparar estas tvs, deve  soltar os parafusos de todos Mosfets(não precisa retirar os Mosfets)e movimente-os para frente alguns milimetros e  renove as pastas de todos, depois parafusem novamente

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo esses trasistores que queimaram ex.rjp30h1...rjp63f3  esses não fazem parte da fonte e sim da Zsus ..... e se queimou  esses  juntos com os da Ysus tenha muito cuidado com seu painel .... pode estar  em curto ou trincado observe com cuidado..... o certo seria colocar uma y nova e recuperar a z ok e arriscar pois se tiver com algum desses problemas que ti falei perde tudo novamente geralmente quando tem  curto ou trinco  assim que liga o tv o painel emite um barulho que da pra ser notado cuidado...

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, regisfatef disse:

- Pela foto, o drive de saída para o plasma, está na mesma placa.

- Voce pode desmontar a placa,  e com o multiteste, em escala de diodo, fazer mediçoes no conector para o flat do plasma. Verifique se tem curto.

- Verifique os flats do plasma.

- Estou me baseando no manual de teste da tv panasonic plasma.

- Veja se ajuda.

Obrigado pela ajuda, amigo. Fiz o teste e não há curto circuito nesse ponto. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Fernando Teixeira disse:

@tecno_freitas

 

Foram substituidos pelos mesmo Transistores?Pois  não aceita substituição

 

Foram adiquiridos como originais? Está cheio de paralelos no mercado livre

 

E o principal-> Umdos fatores que causam a queimas deste Transistores,

 

é o ressecamento da pasta termica  e solda frias..

 

Ao reparar estas tvs, deve  soltar os parafusos de todos Mosfets(não precisa retirar os Mosfets)e movimente-os para frente alguns milimetros e  renove as pastas de todos, depois parafusem novamente

Obrigado @Fernando Teixeira. Quanto a pasta térmica, eu já havia removido a pasta ressecada e colocado pasta silver (prata) no lugar. Já quanto aos Igbt's, é realmente questionável se é original ou não, eu os adquiri no mercado livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, joao1 disse:

amigo esses trasistores que queimaram ex.rjp30h1...rjp63f3  esses não fazem parte da fonte e sim da Zsus ..... e se queimou  esses  juntos com os da Ysus tenha muito cuidado com seu painel .... pode estar  em curto ou trincado observe com cuidado..... o certo seria colocar uma y nova e recuperar a z ok e arriscar pois se tiver com algum desses problemas que ti falei perde tudo novamente geralmente quando tem  curto ou trinco  assim que liga o tv o painel emite um barulho que da pra ser notado cuidado...

Olá, amigo @joao1. O transistor RJP30H1 é da fonte VS (208v) e o RJP63F3 é realmente integrante do circuito Z-sus. Eu citei como fonte porque estão na mesma placa.

Muito obrigado pela sua dica, eu já estava preocupado com o Display. Acabei de analisar conforme você falou e não identifiquei nenhum trinco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, joao1 disse:

amigo se vc tem duvidas das peças adquiridas refaça todo trabalho trabalho pode ser isso....

Vou refazer, chegar ponto por ponto e dou retorno a vocês aqui. Alguém conhece uma fonte confiável pra aquisição de componentes eletrônicos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisfatef disse:

- Compro componentes pelo aliexpress, vem da china, demora de 30 a 60 dias.

- São pedidos de ferramentas e componentes, mas seria uma compra de forma programada.

- Costuma vir sempre correto.

Também compro do Aliexpress, mas como você disse: Tem que ser uma compra programada. Preciso de algum vendedor ou loja confiável daqui do Brasil pra comprar e receber com maior brevidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, amigos. Vou iniciar agora a recuperação da placa da fonte. O que me deixa perplexo é o fato de ter queimado também os dois transistores FDG4536 pertencente ao circuito z-sus. O amigo @joao1 me alertou sobre o fato da possibilidade de ser problema no display, eu não notei nenhum barulho no painel ao ligar a TV, simplesmente os transistores mencionados entraram em curto e eu desliguei a TV. Será que usando uma lâmpada em série eu consigo evitar novas perdas? Obrigado a todos!

 

 

 

gbV6rzS1SYkxD9MbZVsV55SVxi6k1lbFvI3idd8v

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, edward linux disse:

é bem melhor usa uma serie, e de preferência arme a fonte fora do tv 

Esse procedimento de armar a fonte fora da TV já é feito por padrão, mas vai chegar um determinado momento em que precisarei por a placa na TV, por esse motivo eu gostaria de saber dos amigos que tem experiência com plasma, o que eles fazem pra minimizar possíveis perdas de componentes.

A perda de componentes em massa é uma das maiores queixas que ouço e leio das Tv's de plasma, tenho colegas do ramo que até evitam esses aparelhos, eles chamam de "PEPINO". rsrs... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @joao1, acabei de averiguar que o CI driver dos transistores do Z-sus está parcialmente em curto. Sorte que tenho uma sucata aqui pra ser doadora de órgãos. O circuito Z foi o mais prejudicado, chegou até a soltar o tampo do invólucro com o estouro que deu... Já na parte da alimentação da placa Y-sus só queimou os transistores da alimentação e da placa Y propriamente dita.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...