Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo Sobre: Reparação/Solda de dobradiças e hastes

Avalie este tópico:


Beliel

Posts em destaque

Foram unidos todos os tópicos referentes a reparo de dobradiças em um único lugar para facilitar a localização e organização do fórum.

Caso encontrem mais algum tópico sobre o tema, favor avisarem aos moderadores através do botão  report.png,  assim iremos acrescentá-los aqui.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

Boa tarde pessoal,

 

Estou com grande dificuldade em achar dobradiças tanto da intelbras quanto do CCE, teve um fornecedor que me comentou que estão fazendo recuperação delas...Alguem aqui tem idéia de como posso fazer e que material usar para ficarem boas??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada caso é um caso ,mas eu ja recuperei varias partidas na ligaçao entre a chapa de ferro e a peça injectada de "liga",

 

Coloco as 2 peças juntas ,pego em fio de 0,30 descapo "ou seja removo o plastico" depois vou emrolando bem encostado no final fixo as pontas como for possivel

 

"enrolando como se tivesse fazendo uma mola ou resistencia" depois soldo todo o fio ate repassar o estanho, vai prencher os espaços vazios ficando como 1 tubo

 

tem resistencia que chegue para essa função, aproveito e retiro um pouco de força na dobradiça, tornando + leve o movimento.

 

Nenhum voltou até hoje

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, gostei das idéias...

Já me falaram tbem que a solda mig tem que ser porva, pq se colocar calor um pouco acima derrete a dobradiça...

 

A idéia do santarem tbem é boa, não fica muito flexível santarem? digo isso pq a dobradiça tem que ficar rigida não?

 

No meu caso do CCE não vou poder aplicar, ela quebrou bem embaixo, ficou um toquinho muito pequeno para passar o fio de cobre...Estou pensando em colocar uma chapinha de outra dobradiça quebrada e meter um ou 2 rebites em cada lado da peça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui nada se vende desses componentes por isso tento refazer como posso

 

Flexivel,? nem meche pois fica com a dureza de 1 tubo de cobre cheio com solda

 

Beliel se tem espaço para rebites então desculpa estar em desacordo, mas vai dar para fazer tudo...............

 

inconveniente é ficar 1 milimetro mais grossa a dobradiça ,mas como as cabeças de plastico costumam partir juntas se limpa tudo com dremel e se encontra espaço

 

soldagem esta fora de questão, pois se nao derrete a peça tanbem nao fica firme: tenho aqui junto a mim vizinho o melhor soldador nessa area "mas pouco ajuda"

 

Continuo cada caso é 1 caso diferente só mesmo analizando coloca foto se possivel

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existe um vendor no ml vendendo uma barrinha que solda zamak e alumínio usando apenas um mini-maçarico a gás ou a dremel versatip 2k...10 contos cada barrinha....já usei e recomendo...mas precisa ter uma certa manha senão não vira.

 

Eu vi essas barrinhas no ML, antes de perguntar aqui eu pesquisei no google e achei um tópico que vc e o Ablacon falam sobre isso no forumnow...

O problema é que não tenho esse maçarico, e vi tbem no tópico em questão que se esquentar demais derrete a dobradiça...Como não tenho a manha com maçarico prefiro não arriscar por enquanto...hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aquela epoxi que dizem conter chumbo na liga, alguém já usou?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas barrinhas de solda em alumínio dá certo, mas vai aí um bom maçarico para derreter a solda, e como o ninja disse tem de ter jeito para fazer.

Já tem um bom tempo que não aparece dobradiça quebrada, mas estou curioso em fazer teste com o produto abaixo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sei que o ninja gosta de fazer testes com vários produtos... vê se esse é interessante ninja!!!

 

Quem por ventura for usar, poste os resultados. Por ser solda a frio não se usaria maçarico, talvez seja mais fácil.

 

Paulo, o produto que sugeriu também deve ser muito bom. É legal a gente pesquisar técnicas alternativas, hoje em dia vale muito a pena, é um diferencial que podemos ter junto ao cliente, principalmente nos que vem de outras assistências com orçamentos caros de troca de dobradiças

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caraca,,,vai ser um perigo alguém botar essas colas foderosas nos chips bga...pra arrancar vai precisar de britadeiras e cia ltda....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Como diz o Wil, é um puto mesmo kkkkkkkkkkkkkk

Mas diz aí ninjaman, já testou alguma dessas epoxi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GOSTEI mais dessa titanium de 34,00 pratas do Mlivre

essa segunda de 70,00 fico de pé atrás, parece massa plastica, deve ser uma massa plastica com po metalico no meio no lugar do talco industrial.

massa plastica é resina (aquela usada com fibra d evidro) com talco industrial mais ou menos isso.

 

agora queria ver era a tal barrinha para soldar com maçarico.

a uns anos comprei uns eletrodos de  tugnstenio para fazer uma maquina solda TIG,

mas parei no gas argônio para proteção do arco de solda. aqui interior é uma máfia o casco do butijão,  (ia umas 500 pratas nisso a uns 5 ou 7 anos atrás)aí larguei para lá por uns tempos mas ainda volto nela.,  é coisa de doido mig ou tig.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses trafos de microndas para fazer maquina de solda ponto só serve para fazer videos para o youtube.

enrolei  uns aqui e nenhum ousei até fio grosso  10mm  solda 2 latinhas para fazer video

mas para soldar uma caixinha varios pontos não pesta apenas tirinhas. enrolei numa feragem que dava umas 3 de microndas melhrou mas aind afraco as d everdade o trafo dá varos tamanho do d emicrondas. claro não fiz as poteiras 100% certas deixei para um dia continuo

mas não serveria nunca para essas dobradiças, é para latas. pois tem que amolecer o ponto nas 2 bandas e fundir eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já reparei mais de 20 na minha loja, todas sem exceção, usei solda amarela, quer dizer o torneiro mecânico que fica próximo da minha loja, depois de 2 o cara pegou a manha e em 5min ele solda. Índice de retorno (0). Solda amarela só "fogo brabo" para derreter e o aço da dobradiça, embora fino, não fundi tão fácil assim, é necessário muito calor. E o melhor é baratinho mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui uso a mesma tecnica do v.santarem só que em vez de fio uso duas tirinhas de cobre dos dois lados um pouco menor que a largura da dobradiça e soldo com um mini maçarico igual esse ->>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  aqueço o metal e depois vou aplicando a solda.

 

essa dica não serve para soldar aquela parte cromada da dobradiça pois a solda comum não pega, uso apenas quando quebra na haste onde se aparafusa a tela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui uso a mesma tecnica do v.santarem só que em vez de fio uso duas tirinhas de cobre dos dois lados um pouco menor que a largura da dobradiça e soldo com um mini maçarico igual esse ->>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  aqueço o metal e depois vou aplicando a solda.

 

essa dica não serve para soldar aquela parte cromada da dobradiça pois a solda comum não pega, uso apenas quando quebra na haste onde se aparafusa a tela. 

 

Gostei desse mini maçarico, bem baratinho. Pra começar a fazer uns testes é uma boa...

Vou conseguir uma camera boa esse final de semana pra tirar umas fotos pra vcs verem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não tive tempo de arrumar a camera, mas fizemos uma engembração na dobradiça, ficou bem boa. Vou explicar mais ou menos como ficou.

 

A dobradiça quebrou bem embaixo, no cantinho da tela. Pegamos um pedaço de outra dobradiça que já estava quebrada e rebitamos com um fio de cobre em 3 partes diferentes da dobradiça. A sobra da emenda que fizemos tiramos com um mini esmeril. Deixamos a dobradiça um pouco mais leve pra não fazer muita pressão e está 90%...hehehe

 

Grato pelas respostas de todos, vou verificar todas para as próximas que chegarem...Gostei muito da idéia do v.santarem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja fiz isso , so que custei para arrumar um aqui que fizesse direitinho,eu mesmo tava ate pesando em compra macarico para eu mesmo fazer, e pq esses caras que mexem com isso pelo menos aqui , so mexem com coisas grandes coisa pequenas tipo dobradicas nao sao todos que tem paciencia , mas arrumei um aqui que faz , fica bakana eu sou dou uma laminada nela que fica joia e depois so colocar no note e pegar o capile.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

 

Lá vai uma dica para o conserto de dobradiças... isso mesmo! Funciona e fica bom! Lembrando que nada substitui a qualidade de uma peça nova trocada!  ;)

 

É assim:

 

Sabe aqueles acabamentos metálicos traseiros de gabinete de desktop que tampam os chanfros por onde ficam as saídas das placas periféricas dos slots? Pois é, aqueles que são soldados no gabinete e são da mesma cor do chassis. Eles são metálicos, porém são flexíveis. É só cortar um pedacinho pequeno retangular, agora começa o macete... lixar ele bem, lixar bem as duas partes da dobradiça próximas a rachadura que as separaram e aplicar aquela pasta de solda conhecida do mercado de eletrônica por sua eficiência em facilitar a aderência da solda em metais não porosos como é o caso desse do gabinete e do metal da dobradiça do notebook. É só alinhar as duas partes, e soldá-las com a chapinha cortada em cima e pronto! Dobradiça consertada! Solde bem! O bom é que nesse caso não é necessário o uso da solda especial de resistência mecânica, aquela usada pra soldar calhas, eletrocalhas e etc que esses caras citados pelos colegas acima usam. Pode-se utilizar a própria solda de eletrônica mesmo pra isso, pois o tencionamento do dobrar e desdobrar da abertura e fechamento da tela será aplicado não diretamente à junção onde estaria puramente a solda e sim seria distribuído igualmente entre os lados da dobradiça pela chapinha de metal que extraímos do gabinete desktop.

 

 

Abraços e bons consertos.

 

GeveHard. (Geverson).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e mas so que esse procedimento que vc fez ai depende de onde se quebra ja usei de todos os artificios , pelo que vi a uncia que tem maior resistencia e essa pelo fato de ser um solda que tem um estado de fusao bem alto entao tendo uma maior resistencia. pelo fato de ser um solda para carros, coisas maiores, que exigem maior resitencia. entao para coisa pequenas como dobradicas aguenta facilmente, facil aqui e funfa file. nao volto nenhum ate hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...