Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo Sobre: Reparação/Solda de dobradiças e hastes

Avalie este tópico:


Beliel

Posts em destaque

  • 1 mês depois...

Bem pessoal, aqui vai uma contribuição sobre a recuperação de dobradiças de notebook. É algo simples e fácil, basta ter o material certo.

Neste vídeo é usado um maçarico a gás butano encontrado facilmente em lojas de ferramentas ou no ML.

O segredo é usar varetas de solda prata 20% que tem um ponto de fusão mais baixo e uma boa resistência.

É preciso usar na soldagem um fluxo especial para solda prata tipo PRATAFLUX . As varetas de prata são mais caras mas rendem muito, eu já fiz

umas 15 dobradiças e a vareta esta em mais da metade ainda.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz muito bom ficou perfeito, tenho muita ferramentas e não tenho um maçarico, hehehe estes dias recuperei uma para meu filho (ele que mexe com notes) mas fiz com solda elétrica retificada, tenho maquina solda inverter e eletrodos de 1,5mm mas memso assim é meio bruto para isso e não pode retocar, é mirar e um toc e soldado. e ainda tem que dar a cutucadinha para formar o arco mesmo na inverter, de leve mas tem, ficou perfeita tbm, mas tbm dei sorte.

deu para reparar o tipo d e maçarico seu, vou ver um no ebay. a solda prata é que por aqui não vende, será que ebay tem dela? e outro produto tbm, por isso nunca tive isso, mas gostei e animei. tem muita utilidade um equipamento de solda assim, para coisas miúdas e de precisão. aplaud a vc. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu tenho um maçarico deste. é so encaixar no botijão de gás.

 

image.php?di=2H5Z

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Qualquer feira livre de rua se encontra, o meu paguei R$ 35,00.

 

Vou comprar esta vareta e a pasta e fazer alguns testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela força pessoal.

Silvano, essas varetas tem nas casas do ramo especializadas em eletrodos, gás, soldas etc. Ela é bem comum no mercado, tem até no ML. Existem varetas com maior quantidade de prata tipo 30%, 40%. mas essa de 20% já é suficiente, tem um ponto de fusão em torno de 600ºC. Ela é recomendada para trabalhos mais minuciosos digamos assim, coisas pequenas e fica muito resistente.

É possível soldar com vareta de latão que é bem mais barata (latão vareta 1 metro R$2,00, prata 50 cm R$12,00) mas o latão tem um ponto de fusão em torno de 900ºC e acaba estressando demais a peça nesses casos por serem mais frágeis.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu acho um investimento de material e material desnecessário, eu levo a uma oficina de reparo em lataria de carro e os caras me cobrão 10,00 e fica show.

 

fica a dica.

 

Bom, eu não penso que investir em ferramentas seja algo desnecessário até por que o custo é irrisório nesse caso.

Fora o tempo que eu ganho evitando levar para terceiros como no caso desse notebook, o cliente trouxe o notebook sábado

pela manhã e precisava para antes do meio dia pois ia viajar, e resolvi o problema em menos de 30 min, cliente satisfeito e GOLD no bolso

sem depender de terceiros.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, mas posso usar essa vareta de solda prata 20% para qualquer tipo de dobradiça, por que tem metais diferentes de uma dobradiça para outra, eu geralmente vou em uma oficina e pago 10,00 e arrumo, mas  prefiro arrumar la na loja, so de sair pra ir na oficina toma muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, mas posso usar essa vareta de solda prata 20% para qualquer tipo de dobradiça, por que tem metais diferentes de uma dobradiça para outra, eu geralmente vou em uma oficina e pago 10,00 e arrumo, mas  prefiro arrumar la na loja, so de sair pra ir na oficina toma muito tempo.

 

Ela solda quase todos os tipos de metais, exceto alumínio, antimonio e outros da mesma classe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos

Estou com um acer velhinho que quebrou os parafusos da carcaça onde prende a tela, devido ao movimento da dobradiça da tela está muito pesado, para movimentar é preciso colocar certa força. Já tentei amaciar ou desengripar elas  com wd40 e silicone spray mas não tive bom resultado, demontei ela da tela, mas não tem ponto de regulagem como as outras.

 

Abaixo a foto delas, se alguém tiver uma dica de como regular, ou amaciar  essas danadas, agradeço. O note é velhinho e troca-las iria encarecer o reparo.

 

image.php?di=460S

 

 

image.php?di=57DH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei o CorrosionX para comprar, sábado vou na santa Efigênia, lá deve ter, vai ficar para a próxima neste estado.

Deixei um dia e uma noite no fluido de freio, realmente deu uma pequena melhora, mas ainda está dura a ponto de forçar os parafusos da carcaça novamente. A dica é boa, mas esta aqui está muito emperrada mesmo.

Inclui orçamento de outra dobradiça, mas o cliente não quis, vendi pra ele outro note usadinho em bom estado e comprei  a sucata  para desmanche. Todos ficaram felizes. :)

 

Agradeço as dicas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CorrosionX você acha no ML:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Melhor anticorrosivo e lubrificante do mercado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei corrosionX para retirar ferrugem de fundo de notebook, aquela ferrugem que dá nas chapas de latão no fundo das carcaças, e ficou igual novo. WD40 não chega aos pés pois é só um lubrificante, ele previne corrosão, o corrosionX retira e protege, é diferente.

 

Não estou dizendo que o WD é ruim, apenas que ele é lubrificante e usado na prevenção, muito bom por sinal, mas para trabalhar com material que já está afetado o CX é melhor (na realidade não tem como comparar pois o WD40 não foi feito para isto).

 

Tinha um varal na casa da minha mãe que tinha sido pregado com parafuso e porca na área externa a mais de 20 anos e ninguém conseguia remover pois a porca estava totalmente oxidada, cortaram o varal e deixaram a porca lá. Coloquei o CX e esperei ele agir por algumas horas, depois foi só dar um tranco com a chave que a porca abriu. A penetração dele é incrível. Toda dobradiça que chega travada eu consigo resolver com ele, deixo agir de um dia para o outro. É um produto obrigatório na minha bancada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boas:

 

  Como fazer um fluxo para solda prata

 

- Apesar de não ser muito caro, podem fazer o fluxo para soldar a prata:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existem varios tipos de dobradiças, as melhores delas tem uma porca, basta solta( bem pouco mesmo) que amolece ( cuidado pra não amolecer muito que a tela fica caindo)

 

as dobradiças que funcionam somente com a pressão do aço, eu aperto na morsa um pouco, ela deforma de leve a peça e afrouxa um pouco ( nesse caso um lubrificante ajuda tb.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos bom dia...

 

Estou querendo comprar um maçarico para soldar as dobradiças de notebook, vi no vídeo aqui no fórum, um cara fazendo isso mas não sei qual maçarico comprar. Esse serve:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
não quero um muito grande, tem que ser solda amarela, ou oxigênio, não é isso mesmo? aguardo ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...