Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Aquisição de assistência em meio ao mercado atual.

Avalie este tópico:


LeaoNarrdo

Posts em destaque

Trabalho em uma assistência de informática que existe a mais de 13 anos, tem uma boa base de clientes e uma imagem também muito boa na região. Porem o faturamento que está baixo, mas já ouve época muito boa.

Nessa assistência fazemos apenas manutenção de computador e notebook (Menos eletrônica ? BGA, descobrir curtos...) só trocamos peças.  E também atendemos algumas empresas na parte de rede.

 

Por mês vem algumas pessoas perguntando se faz manutenção de celular, impressora ou monitor. Vejo muita oportunidade ai, mas não fazemos nada disso. (Na regiao tem pessoas que fazem mas não tem assistência boa que faça um serviço de qualidade, muitas das lojas aqui da região leva os aparelhos para a santa Efigênia )

 

Surgiu uma possibilidade pra mim adquirir esta loja, mas para ser viável para mim eu preciso aumentar o faturamento em uns 4 mil.

 

O que tenho em mente é que vou fazer é um curso de manutenção de celular e outro para manutenção de notebook, muita coisa já aprendi aqui no fórum mas preciso acelerar o estudo.

 

O que preciso de vocês que já estão nessa área e são experientes é saber o que vocês acham, se com muito trabalho e a economia do jeito que está é possível aumentar esse faturamento?

Editado: por LeaoNarrdo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde mano este e o meu pensamento toda crise passa e quando vc e um bom profissional sempre tera serviço  e aumentar o leque de manutençao  para placa de notebook desktop seria otimo  para seu ramo invirta em um bom curso de analise de esquema de note  tb um pouco de eletronica vai ajuda no inicio  vai em frente

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeaoNarrdo Boa tarde,

 

Trabalho no centro de São Paulo na Sta Efigênia e percebo que o movimento caiu bastante. O meu mercado é notebook e toda linha da Apple, menos os Iphone e Ipad.

O que segura o meu trabalho é que 90% dos meus clientes são lojistas. No ano de 2006 eu fui um dos primeiros a comprar uma estação de bga " fonton " na Sta Efigênia. Como eu tinha esta estação, muitos lojistas tercerizaram com nossa loja e ate hoje mantenho muitos deles.

Com o passar dos anos, muitas assistências começaram a executar este serviço e com isto, precisei procurar outro mercado com poucos técnicos. Foi aí que comecei a trabalhar na linha Apple. Hoje praticamente 80% de meu serviço é em placas de mac.

 

O mercado está parado, mas com a confiança e qualidade do serviço conseguimos manter uma boa demanda de equipamentos para reparo e muitos clientes chegando com indicações de outros que passaram em nossa loja.

 

O que vc precisa hoje é ter o conhecimento em reparos de notebook e Desk e se destacar em algo. Eu digo destacar é fazer algo que poucos em sua região tem este conhecimento.

 

Sobre cursos, temos um tópico no blog de nosso colega @infosquad que vc vai entender se vale a pena ou não.

 

Tentamos na loja trabalhar com Iphone e Ipad e percebemos que o material para substituição adquiridos aqui no Brasil, não tinha durabilidade. Tinha-mos mais garantia que outra coisa. Então paramos de trabalhar com estes equipamentos.

 

Aqui no fórum vc tem tudo o que precisa, para adquirir conhecimento, tirar suas dúvidas e com sua participação ativa nos tópicos, vai perceber que não é tão complicado efetuar os reparos.

 

O trabalho e o Din Din, chegam conforme o seu trabalho honesto e o conhecimento nos equipamentos que recebe para reparo.

 

Amigo, tenho muito o que falar, mas acho que se surgiu uma oportunidade e vc tem conhecimento, não perca vá a luta.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Paulo Noce e @augusto2.2 também.

Entendi, o melhor é se especializar em algo principalmente onde poucas pessoas atuam. Nessa linha de pensamento, pensei em fazer manutenção de impressora mas não sei se compensa (sempre ouvi falar que é melhor comprar outra) pensei também em manutenção de no-break mas não sei se a demanda é grande, outra área era a manutenção de Iphone aqui  na região ninguém faz mas você disse que as peças de reposição não são boas fiquei na dúvida.

 

Quanto aos cursos, já li todas as matérias de todos os blogs aqui do fórum e mais de uma vez as do @infosquad vou pegar o dinheiro que ia investir em um curso de notebook para comprar os equipamentos e vou fazer um de manutenção de celular.

 

O que me tira mais o sono é se vou conseguir subir o faturamento e isso eu sei que ninguém pode me responder e vou fazer de tudo para conseguir essa oportunidade até porque sei que essa crise está mais perto do fim por causa dos vários sinais de crescimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeaoNarrdo , curso de celular é principalmente para aprender as manhas, aprender mais a parte de manualidade, compatibilidades e principalmente software.

Se ainda nao tem esses conhecimentos, pode ser uma boa, mas se quer aprender eletronica de celulares.... complica.

 

o @Kaio Macedo creio que tem uma boa experiencia nesse ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, infosquad disse:

curso de celular é principalmente para aprender as manhas, aprender mais a parte de manualidade, compatibilidades e principalmente software.

 

É essa é a ideia.

@infosquad Aproveitando, você poderia na sua opinião descrever qual roteiro (se é que tem um) para aprender a fazer manutenção em placa? Quando preciso saber de um assunto eu vou lá e pesquiso, mas sempre tenho a impressão que se tivesse um roteiro seria menos difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh roteiro, roteiro nao existe né, mas vou tentar colocar uma ordem que eu nao respeitei e me ferrei por isso hehehe.

PRE REQUISITOS:  Experiencia com solda smd e INGLES !

 

1 - Eletronica básica. 

É chato bagarai ! Eu pelo menos nao curto tanto a parte teorica e menos ainda se nao tenho aonde aplicar.  Tive que estudar muitas vezes sobre o funcionamento dos bipolares porque sempre esquecia das formulas e da ultima vez tireo um tempo, comprei uma porcao de componente, peguei a protoboard e comecei a brincar para ver se assim fixava melhor na mente. Mesmo assim algumas coisas voce vai esquecer.

2 - Leitura básica de esquemas.

Isso é bem por conta propria também. O segredo é nao ficar com duvidas, se nao sabe o que significa aquele tracinho, aquela bolinha, pergunte, pesquise e aprenda.  Algumas coisas ainda vai ficar pendentes (malditos engenheiros ) mas o que importa é ter a base bem em mente.

 

3 - Reguladores e fontes conmutadas

Reguldores é fácil, mas fontes SMPS tem MUITA teoria no meio e uma interpretacao pode mudar completamente sua analise.

4 - Distribuicao de corrente na maquina.

Por onde entra quando vem pela fonte ? Por onde entra quando vem pela bateria ? Quem protege ? Quem deixa passar ?
Se nao souber como o aparelho é alimentado.... nao tem nem como comecar.
Detalhe, nao confunda isso com CI de charger.  Mesmo que ele tenha muita influencia nesta etapa, dele voce tem que pegar alguns detalhes, mas o importante mesmo acontece ao redor dele.

5 - Estados de suspensao.

Se nao quiser ficar naquela de: "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha ?" Voce precisa entender como a maquina vai ir ativando as suas fontes.  Que tensoes tenho em S5, S3, S0... etc.

6 - Sequencia de start

 

Analise bastante aquelas tabelinhas, elas junto com o datasheets dos chipsets vao te ensinar muito.  Como sao datasheets de quase 1000 páginas, nao tem como decorar tudo. Tenha da mesma forma como um advogado ou medico tem aqueles livros na estante. Depois quanto mais exemplos voce ver e quanto mais datasheets voce ler, melhor vai se desempenhar.

7 - BIOS

Vire e desvire a BIOS. Aqui no fñrum eu tenho 2 tópicos sobre isso e os colegas tem muitos outros. Quanto mais souber sober BIOS, melhor.
OBS: A nao ser que goste de programar,  nao faz falta ficar obsecionado com isso !  Nao queremos aprender a habilitar menus ocultos, apenas queremos poder descompactar, fazer recortes, pequenas edicoes no hexa, trabalhar com os arquivos que o fabricante oferece, etc.

8 - Como as coisas funcionam ?

No meio do caminho vai encontrar detalhes como protocolo SPI, LVDS, I2C, etc.  Quanto mais souber sobre isso melhor ! Novamente sem obsecao ! Nao queremos fazer engenharia inversa ! Mas se voce medir os terminais de um LVDS e nao fizer a menor ideia do que tem que achar.... temos um problema.

9 - O ceu é o limite.


Como o CPU se comunica com a PN ? Como a PN se comunica com a PS ? Como o controlador de memoria se comunica com as memorias ?
Ha coisas que voce só vai pdoer achar por voce mesmo ! 
PS: Dizem que se na sexta feira 13 voce fizer um pentagrama e colocar seu RG junto com 3 gotas do seu sangue e oferecer a sua alma para o coisa ruim, milagrosamente vai chegar na sua casa o livro sobre "os sinais secretos" .   Isso se o correio nao estiver de greve é lógico !

No final de tudo isso, se ainda nao estive convencido com o seu trabalho com notebooks, ao menos vai ter ima base para consertar TVs, celulares, Servers, ou aquela batedeira eletrica da sua vizinha que te levou um pedaco de bolo no natal passado.

 

Humm.... acho que este enorme texto bem que pode servir de uma nova entrada para o blog.

  • Joinha 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...