Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida controlador de temperatura.

Avalie este tópico:

yatm

Posts em destaque

Olá galera  estou com um pequeno projeto para fazer, sobre desenvolver um controlador de temperatura, durante o qual  terá que analisar o comportamento do Sensor de Temperatura LM35, a utilização de amplificadores operacionais e circuitos de temporização com o CI 555. 

Segue em anexo em PDF o tutorial explicando.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Se alguém aqui poder me ajudar, fazendo a simulação real no circuito funcionando real, pelo proteus agradeço. Pois eu não entendi como vou montar o controlador de temperatura usando essas peças...

· Sensor de temperatura - LM 35

· Transistores BC337

· potenciômetro 10KΩ

· Amplificador Operacional - LM 358 – Duplo operacional com alimentação +Vcc e GND

· Circuito oscilador integrado - CI 555

· Cooler de 12Vcc

· Buzzer de 12 Vcc

· Resistores da série E-24

· LEDs verde e vermelho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, yatm disse:

Se alguém aqui poder me ajudar, fazendo a simulação real no circuito funcionando real, pelo proteus agradeço.

Talvez, alguém aqui faça este projeto e  informe aqui o resultado para vc.

Em um primeiro momento seria o ideal, mas se o objetivo é aprender, isso não seria interessante...

Na minha opinião, acho que seria mais viável vc ir postando suas dúvidas aos poucos, sobre cada parte do projeto, como está descrito no item 4 - Diagrama em blocos.

Por exemplo, a fonte de alimentação deve ter uma tensão de saída que seja comum a todos os outros componentes.

Vc já verificou o datasheet destes componentes para saber a tensão máxima e mínima que cada um suporta?

Acho que seria um bom começo, já que com esta informação vc poderá projetar a fonte.

Sobre o AO (LM358) postei um artigo neste link abaixo que pode ser útil:

Link para o comentário

@Hélio

a fonte de alimentação já fiz que na saida tem 12vcc. agora falta a segunda parte que não sei nem por onde começar.

"Na segunda parte (2), será desenvolvido o controlador de temperatura, durante o qual você terá que analisar o comportamento do Sensor de Temperatura, a utilização de amplificadores operacionais e circuitos de temporização com o CI 555"

se alguém poder me ajudar projetar isso pelo proteus o funcionamento real, pois ai pegava e jogava na placa de circuito impresso...

as imagens abaixo mostra a fonte que projetei com saida 12vcc

IMG_20170923_083331780.jpg

IMG_20170923_083338590.jpg

Editado: por yatm
Link para o comentário

@yatm pesquise por 555 astável.

Veja um exemplo:

Alterando o valor dos resistores e do capacitor, vc consegue ajustar a frequência de saída para o valor desejado.

Segue o datasheet do 555, que também possui alguns exemplos de uso.

Link para o comentário

@yatm uma sugestão:

Em qualquer projeto, vc deve fazer por partes, avaliando cada estágio.

Depois que estiver tudo pronto, aí sim, vc vai interligar estes circuitos.

Como vc já possui a fonte do projeto, acho interessante montar cada etapa separada para depois disso, vc reunir todas elas e ter o projeto final.

Monte este circuito do 555 no Proteus e encontre o valor dos resistores e capacitores que serão necessários para ele funcionar como o esperado.

Link para o comentário

@yatm este diodo tem a função de proteger o circuito que faz o chaveamento (liga/desliga) do indutor.

É muito usado em relés, motores e como o cooler que citou.

No link abaixo existe uma explicação com mais detalhes:

Link para o comentário

@Hélio

estou fazendo o esquema aqui pelo proteus, queria te perguntar uma coisa vou ter que precisar CI7805 pois é ele o Regulador de Tensão, onde vou conseguir  pegar a tensão da fonte 12VDC e baixa-la para 5VDC necessários para alimentação principalmente do LM35 com estes mesmos 5VDC?

ou o LM358 já me forne os 5v para alimentação do LM35?

Editado: por yatm
Link para o comentário

@yatm uma correção na minha resposta anterior:

"O led na saída do pino 3 deve ir ao terra"

Para fazer isso, ligue um resistor entre o pino 3 e o led.

O outro terminal do led deve ser ligado no terra.

Para alterar o ritmo das piscadas do led, altere R1, R2 e C da imagem que postei.

Vc pode fazer isso no proteus, por tentativa (alterando estes valores) ou resolvendo a fórmula que postei na resposta #6.

Link para o comentário

@yatm montei um outro esquema para vc.

Adicionei um transístor (BC547) que deve ser chaveado pelo LM358, já que precisa que o 555 pare de piscar diante de uma situação. Ou seja, este transístor irá ligar e desligar o circuito com o 555.

Claro que precisa ser melhorado este esquema, mas já fica a dica.

imageproxy.php.png

Link para o comentário

@yatm segue um circuito melhorado para controle do 555.

1.png

A parte em destaque é um controle para ligar /desligar o 555.

No projeto final, o transístor deve ser controlado pelo LM358 e talvez, ainda precise de outros ajustes....

Monte este circuito no proteus e veja se funciona como esperado.

Link para o comentário

Em 05/11/2017 às 22:13, yatm disse:

Olá galera  estou com um pequeno projeto para fazer, sobre desenvolver um controlador de temperatura, durante o qual  terá que analisar o comportamento do Sensor de Temperatura LM35, a utilização de amplificadores operacionais e circuitos de temporização com o CI 555. 

Segue em anexo em PDF o tutorial explicando.

Se alguém aqui poder me ajudar, fazendo a simulação real no circuito funcionando real, pelo proteus agradeço. Pois eu não entendi como vou montar o controlador de temperatura usando essas peças...

· Sensor de temperatura - LM 35

· Transistores BC337

· potenciômetro 10KΩ

· Amplificador Operacional - LM 358 – Duplo operacional com alimentação +Vcc e GND

· Circuito oscilador integrado - CI 555

· Cooler de 12Vcc

· Buzzer de 12 Vcc

· Resistores da série E-24

· LEDs verde e vermelho

No próprio documento AtividadePratica(1).pdf já há as referências (Bibliografia complementar), basta a leitura e entendimento, depois realizar os cálculos já fornecidos em cada teoria (e ainda terá que apresentar os cálculos em seu projeto).

Em um dos links no documento acima citado, há até um circuito semi-pronto do que seu trabalho deveria ter!!!

Preguiça.png

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...