Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Pinça a Vácuo Elétrica [Projeto]

Avalie este tópico:


stylebreak

Posts em destaque

Eu não sei se alguém aqui já teve a ideia de fazer uma pinça a vácuo usando uma bomba a vácuo e uma pinça a vácuo comum (manual).
As bombas a vácuo de pequeno porte são muito utilizadas para sucção de tinta de cartuchos para impressoras, segue uma imagem de exemplo e link para compra:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

bomba a vacuo.JPG
"Poder" de sucção: 280~300 MMHG

O outro objeto seria uma pinça a vácuo, por conta do seu formato e do bico emborrachado, no meu caso, comprei uma que vêm com 4 bicos destacáveis, oque facilita o projeto:

pinça a vacuo.JPG

Agora é só usar a criatividade e o capricho, eu diria que isso iria simplesmente amplificar o poder de sucção da pinça, acoplando a pinça á mangueira da bomba a vácuo pois um grande problema dessas pinças a vácuo manuais é a pressão e o tempo que a pinça segura objeto (BGA), talvez pela qualidade de vedação e etc.

Agora eu quero saber é de vocês que já estão a anos na área, vocês acham que a ideia vai funcionar?
Algum de vocês já tentaram isso?
Eu já comprei a pinça, só falta a bomba, mas antes gostaria de saber a opinião de vocês!
Curiosidade: A estação BGA Honton 690 por exemplo, vem com uma pinça a vácuo embutida nela com uma mangueira, e eu acredito que eles usam simplesmente um sistema assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rsstp21  Estou de olho numas bombas de ar/vácuo novas, e que sejam pequenas, e suficientes para sustentar no máximo um chip de uma GPU dessas atuais (tipo gtx1080, 1070 e etc).
Eu encontrei essa aqui, mas estou na dúvida se vai ser o suficiente, vou passar as especificações, e peço a ajuda de vocês nessa dúvida.
•Pressão positiva: 80—90Kpa (Eu não entendo se essa pressão é o suficiente, pra segurar um BGA)
•Pressão negativa: 65—70Kpa
•Tensão: 24V DC
•Potência: 7W
•Dimensão: 5,6 x 3,1 x 9,2 cm

bomba a vacuo 2.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, stylebreak disse:

@rsstp21  Estou de olho numas bombas de ar/vácuo novas, e que sejam pequenas, e suficientes para sustentar no máximo um chip de uma GPU dessas atuais (tipo gtx1080, 1070 e etc).
Eu encontrei essa aqui, mas estou na dúvida se vai ser o suficiente, vou passar as especificações, e peço a ajuda de vocês nessa dúvida.
•Pressão positiva: 80—90Kpa (Eu não entendo se essa pressão é o suficiente, pra segurar um BGA)
•Pressão negativa: 65—70Kpa
•Tensão: 24V DC
•Potência: 7W
•Dimensão: 5,6 x 3,1 x 9,2 cm

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


 

Em relação a pressão eu também não sei informar.

Todas pinças profissionais são feitas com compressor. 

Existem  umas no alyexpress  que custam  uns 50 60 reais.

Editado: por rsstp21
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2017 às 17:01, stylebreak disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

"Poder" de sucção: 280~300 MMHG

Uma coisa que percebi é que essa ultima que postei (de 24v e 80—90Kpa) teoricamente é mais "potente" que citada na foto acima.

Por que se converter 280mmHG em Kpa = 37,33kpa
E se converter 80kpa em mmHG = 600mmHG
Qual a opinião de vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rsstp21 disse:

Em relação a pressão eu também não sei informar.

Todas pinças profissionais são feitas com compressor. 

Existem  umas no alyexpress  que custam  uns 50 60 reais.

O problema é que eu não consigo encontrar nem a pau essas pinças a vácuo profissionais, nem no brasil e nem no aliexpress.
Você poderia me passar um link de alguma? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, stylebreak disse:

O problema é que eu não consigo encontrar nem a pau essas pinças a vácuo profissionais, nem no brasil e nem no aliexpress.
Você poderia me passar um link de alguma? 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@stylebreak Eu fiz a minha a uns 3 anos usando um motor de vácuo de uma maquina de recarga de cartucho que eu tinha e não a usava mais (deixei o ramo de impressoras),  usava a pinça para sacar chips (reballing) pois usava uma zhuomao r380b que não tinha a função de pinça a vácuo, depois que vendi a zhuomao r380b e adquiri a scotle r590v2 acabei dando a pinça de presente a um colega.  

Editado: por Túlio Pinto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...