Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Sim+ - 6-71-E4120-D02 GP - Liga, mas não dá vídeo

Avalie este tópico:


esnfile

Posts em destaque

Boa noite amigos.

Estou com essa placa na bancada, mais não estou conseguindo identificar o defeito.

Tensões que encontrei na placa.

19v / 3,3v / 5v

PL8 = 5v

PL9 = 3,3v

**Processador e Chipset não aquece, nem minimamente.

 

Não encontrei as tensões nas bobinas do vcore, mais não sei como proceder, minha cabeça já ferveu e não consigo sair do lugar.

Link do esquema: 

 

Enviei algumas imagens das tensões encontradas nas fontes secundárias.

 

Essa placa tem o P2808, porém fiz as medições e as tensões parecem estar corretas.

Com a placa ligada

pino1 = 19v

pino2 = 19v

pino3 = 19v

pino4 = 0v

pino5 = 0v

pino6 = 3,3v

pino7 = 3,3v

pino8 = 19v

 

em standby há uma alteração nos pinos 6 e 7 que são 0v.

Se alguem puder me ajudar, ficarei grato, pois não tinha pego esse defeito ainda.

Abraços.

daniel1.png

daniel2.png

daniel3.png

daniel4.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, esnfile disse:

Boa noite amigos.

Estou com essa placa na bancada, mais não estou conseguindo identificar o defeito.

Tensões que encontrei na placa.

19v / 3,3v / 5v

PL8 = 5v

PL9 = 3,3v

**Processador e Chipset não aquece, nem minimamente.

 

Não encontrei as tensões nas bobinas do vcore, mais não sei como proceder, minha cabeça já ferveu e não consigo sair do lugar.

Link do esquema: 

 

Enviei algumas imagens das tensões encontradas nas fontes secundárias.

 

Essa placa tem o P2808, porém fiz as medições e as tensões parecem estar corretas.

Com a placa ligada

pino1 = 19v

pino2 = 19v

pino3 = 19v

pino4 = 0v

pino5 = 0v

pino6 = 3,3v

pino7 = 3,3v

pino8 = 19v

 

em standby há uma alteração nos pinos 6 e 7 que são 0v.

Se alguem puder me ajudar, ficarei grato, pois não tinha pego esse defeito ainda.

Abraços.

daniel1.png

daniel2.png

daniel3.png

daniel4.png

@esnfile boa note amigo tem imagem no externo ? fez os testes básicos de tela, memória, flat e processador? regravou a bios ?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º veja quais tensões pq 23 mosfet comutador da bateria
2º se tiver tudo ok tente regravar a bios

3º  veja se o R111 vai a 0 quando liga a placa tem q ter 3.3 antes de aperta o power

4º veja se R295 vai a 0 quando liga a placa tem q ter 3.3 antes de aperta o power

5º veja se R109 vai a 0 quando liga a placa tem q ter 3.3 antes de aperta o power

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, cristi disse:

@esnfile boa note amigo tem imagem no externo ? fez os testes básicos de tela, memória, flat e processador? regravou a bios ?

Bom dia amigão. não tem imagem no externo, o processador e chipset nem esquenta. Já fiz os testes básicos todos. Bios também já foi regravada. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Liipe ☺ disse:

1º veja quais tensões pq 23 mosfet comutador da bateria
2º se tiver tudo ok tente regravar a bios

3º  veja se o R111 vai a 0 quando liga a placa tem q ter 3.3 antes de aperta o power

4º veja se R295 vai a 0 quando liga a placa tem q ter 3.3 antes de aperta o power

5º veja se R109 vai a 0 quando liga a placa tem q ter 3.3 antes de aperta o power

Bom dia amigão.

1º - PQ23 está ok.

2º - já regravei a bios

3º - R111 está ao contrário - está com 0v ao ligar vai a 3,3v

4º - R295 do mesmo jeito - está com 0v ao ligar vai a 3,3v

5º - R109 nao tem nessa placa, mais nos pads está do mesmo jeito - está com 0v ao ligar vai a 3,3v

 

Abraços.

Editado: por esnfile
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, esnfile disse:

Bom dia amigão.

Bios já foi regravada.

PL5 = 0v

PL3 = 0v

Abraços

confira se tem 5V no dreno e no source dos pq46 e pq47, 3v no dreno e no source dos pq13 e pq 41 e se tem 1,5V no dreno e no source do pq3 e pq16. No dreno desses mosfets são tensões primáris que existem desde a placa ligar e no source são tensões secundarias que aprarecem assim que a placa é ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wjinformatica

Em 11/11/2017 às 10:06, wjinformatica disse:

confira se tem 5V no dreno e no source dos pq46 e pq47, 3v no dreno e no source dos pq13 e pq 41 e se tem 1,5V no dreno e no source do pq3 e pq16. No dreno desses mosfets são tensões primáris que existem desde a placa ligar e no source são tensões secundarias que aprarecem assim que a placa é ligada.

Olá amigão. Segue as medidas conforme solicitadas.

PQ46 e PQ47 - drenos 5v com a placa em standby / ao startar a placa gate 13v e source 5v;

PQ41 e PQ 13 - drenos 3,3v com a placa em standby / ao startar a placa gate 13v e source 3,3v

 

PQ3 não tem nessa placa

PQ16 - Não tem tensão com a placa em standby - com a placa startada, tem tensão apenas no gate de 7,8v - nos drenos e nos sources 0v.

 

Percebi tambem que ao fazer uma medição no U9 a energia fica oscilando muito..

- pinos 1, 2 ficam oscilando entre 0,7v e 1,5v

- pino 3 fixo em 3,3v

- pino 4 0v (terra)

- pino 5 oscila entre 0,1v e 0,3 v

- pino 6 oscila entre 0,9v e 1,5v

- pino 7 e 8 ficam fixos em 3,3v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, esnfile disse:

Achei essas medições no mínimo estranhas no pwm PU2, que faz a liberação de 1,5v para a PL6.

Nesse PR81 estava  chegando 19v e saindo 0v, fiz a substituição dele e agora ficou dessa forma da imagem abaixo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

daniel5.png

@esnfile eu peguei um problema mais ou menos parecido com esse seu...! veja se PR81 não está alterando a resistência ou PC50 pode tbm ter virado um resistor fazendo com que criou um divisor de tensão  
retire o PC50 e faz a medida dele pra ver se ele ta com fuga, se o PC50 estiver ok e seu restiro ainda tiver com a resistência de 1.500 ohms injeta os 19v no pino 2 ver se o pwm vai fritar, no meu caso o pwm estava queimando o resitor, esse resistor ai serve mais como um fusivel protetor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Liipe ☺@wjinformatica @HFES

retirei o pc50 e ficou passando os 19v pelo resistor e chegando ao pwm, porém do pwm não consegui medir nenhuma tensão no pwm.. fiz a troca do pwm e voltou a ter tensão normal.

Porém agora ele nem liga.. o led fica laranja quando aperta o power fica verde e volta de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, esnfile disse:

@Liipe 263a.png@wjinformatica @HFES

retirei o pc50 e ficou passando os 19v pelo resistor e chegando ao pwm, porém do pwm não consegui medir nenhuma tensão no pwm.. fiz a troca do pwm e voltou a ter tensão normal.

Porém agora ele nem liga.. o led fica laranja quando aperta o power fica verde e volta de novo.

Se depois da troca do pwm ela nao quer ligar, bem provável q o pwm colocado nao esta bom ou a solda foi mal feita tente resoldar fazendo a troca da solda ou volta o pwm antigo pra ver se e o novo pwm com problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 10/11/2017 às 20:31, lipehsb disse:

1º veja quais tensões pq 23 mosfet comutador da bateria
2º se tiver tudo ok tente regravar a bios

3º  veja se o R111 vai a 0 quando liga a placa tem q ter 3.3 antes de aperta o power

4º veja se R295 vai a 0 quando liga a placa tem q ter 3.3 antes de aperta o power

5º veja se R109 vai a 0 quando liga a placa tem q ter 3.3 antes de aperta o power

Não existe ABSOLUTAMENTE NENHUM resistor com esses nomes que vc citou! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Slayer 666 você está com esse mesmo problema aí na bancada? Se tiver abra um novo tópico para podermos lhe auxiliar. Esse tópico já é antigo e não tem mais feedback do autor, provavelmente será fechado pelos moderadores. Grato.

Editado: por Carlos Porto
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • FLAVIOTECH alterou o título para Positivo Sim+ - 6-71-E4120-D02 GP - Liga, mas não dá vídeo

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...