Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Placas mãe que tem tudo pra dar boot e não o fazem!

Avalie este tópico:


Saul B. Britto

Posts em destaque

Gente como sempre eu gosto de me dirigir aos novatos, pelo fato de que os mais velhos já são cobras criadas e já levaram o sarrabulho que os novatos estão levando kkkkkkkkkkkkkk!!! Brincadeiras à parte: Sabem aquelas placas mãe que tem clock, reset, super IO em órdem, todas as fontes funcionando mas parece que está em coma profundo?

   É sobre elas que pretendo falar hoje! Essa costumam deixar os técnicos com vontade de tomar rivotril rsrsrsrsr!

 

Depois que você testou IO, gerador de clock, rest, bateria, o diodinho duplo de comutação entre bateria e 3,3v da fonte o famigerado BAT54, ja lavou, btou shampoo etc a danada continua em coma... Dá aquel desespero! Para acabar de lascar, você olha no vrm os capacitores estão toooodos bonitinhos nenhum inchado... É mas capacitor não só fica inchado fio! Ele seca também e é aí que vem a rasteira!

 

  O que fazer? simples troque todos. Se você tiver uma fonte regulada que alcance a voltagem de trabalho do capacitor é fácil verificar a famosa corrente de fuga, é só pegar o capacitor colocar em "SÈRIE" com a fonte e um multímetro na escala de mA regula a fonte na voltagem maxima do capacitor e manda bala! Se o capacitor estiver em órdem vai ver o ponteiro  subir e voltar ao zero, se o capacitor tiver fuga voce vai ver o onteiro subire ficar la deflexionado! Ah esse cara ta conversando titica isso eu faço com um multímetro... Só que não!

 Com a fonte tu podes usar a tensão máxima que o capacitor suporta e se ele tiver fg tu vais ver com facilidadee o multimetro quando muito bota pra fora 3V. Outra coisa que muita gente AINDA não sabe: aponteira vermelha dos mutimetros analogicos comuns nao sai tensão positiva e sim negativa pois aquilo é uma escala de medir "resistores" e resistores não tem polaridade... Ai tu pega um daqueles eletroliticozinhos de 680 por 4V injeta 3V com polaridade invertida nele advinha o que acontece? Vais colocar na placa um pré-defunto!

 Não esueçam no caso da finada está com tudo pra que a alma reencarne e não consegue, trocar todos os eletrolíticos e remover os mosfet e verificar se tem fuga entre seus elétrodos. Abraço.   

 

Bom, por hoje é só

 

   

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...