Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Notebook Acer E1-572-6_BR800 - Placa V5WE2 A-9532P - A placa não liga quando está conectado a tela ( apenas liga conectado ao video externo)

Avalie este tópico:


Amarildo Vieira Penteado

Posts em destaque

Sou iniciante na área de eletrônica, mas estou com este notebook com o defeito acima citado, e nos testes que efetuei ao ligar apenas a placa ela funciona normalmente e ao ligar ela novamente, conectada ao vídeo, a mesma não funciona mais. Efetuei várias medições de tensões na placa, e as primárias de 3 e 5 Volts estavam normais,. Quando ligo apenas a placa o processador aquece, o cooler liga e fica funcionando em torno de 6 segundos e repentinamente ele para e não liga mais.

Já efetuei alguns testes nele

Fonte - 19v.

PWM - 19V e saindo 5V. (PU 701)

Bobina memória - 1.3v

Bateria - 3v.

Fino da bateria - 3.3V.

Bobina PL403 - 5V

Bobina PL401 - 3,3

E o que estou precisando era do esquema elétrico desta placa, para tentar localizar qual circuito está me ocasionando este problema. Alguém teria este esquema para me arrumar??  Desde já agradeço a ajuda.

Editado: por Gilson Macedo
Não exagerar nas letras maiúsculas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não está muito claro seu problema, ele liga e dá video em monitor externo ou nem isso funciona? ela só desliga se a tela estiver ligada? poderia descrever melhor o problema? 

 

Desde já, se la só desliga se a tela estiver conectada, deve ser algum problema no controle da tela, mas se ele não dá vídeo mesmo no monitor externo o problema é outro.

 

Dependendo do que estiver acontecendo o problema pode ser o IO, essa placa dá muito problema da "bios" do IO. dai precisaria regravar.

 

Detalhe mais seu problema, essa placa eu conheço bem hehehehehhe

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonm disse:

Amigo não está muito claro seu problema, ele liga e dá video em monitor externo ou nem isso funciona? ela só desliga se a tela estiver ligada? poderia descrever melhor o problema? 

 

Desde já, se la só desliga se a tela estiver conectada, deve ser algum problema no controle da tela, mas se ele não dá vídeo mesmo no monitor externo o problema é outro.

 

Dependendo do que estiver acontecendo o problema pode ser o IO, essa placa dá muito problema da "bios" do IO. dai precisaria regravar.

 

Detalhe mais seu problema, essa placa eu conheço bem hehehehehhe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite amigo, pode ter algum componente em  curto causado por zinabre na placa, talvez se você fazer um processo de limpeza nela. usando  alcool isopropilico, limpa contatos, usando uma escova de dentes, pode ter dado zinabre em algum ponto.

como ultimo recurso de limpeza você pode usar detergente neutro e literalmente lavar a placa utilizando uma escova de dentes ou uma daquelas escovas de limpar mamadeira, e enxague bem utilizando a propria escova para retirar todo vestígio de sabão.

 

depois disso coloque a placa em um forno elétrico, regule a temperatura para 100° exatamente, deixe por 60min, deixe que o forno desligue sozinho e depois aguarde o resfriamento natural da placa para que não dê choque termico e empene a placa.

 

a temperatura de 100° é exatamente o ponto de ebulição da água o que vai fazer com que saia toda a humidade e não danifique a placa.

boa sorte amigo, não se esqueça do joinha.?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Leonm, desculpe pela minha informação errada, efetuei agora um teste em um monitor externo e também não apareceu nada de imagem, mas a placa mãe não desligou, continuou com os leds acesos.

A placa não liga quando a tela do notebook esta conectada, o qual nem os leds e o cooler funcionam.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Amarildo Vieira Penteado disse:

Olá Leonm, desculpe pela minha informação errada, efetuei agora um teste em um monitor externo e também não apareceu nada de imagem, mas a placa mãe não desligou, continuou com os leds acesos.

A placa não liga quando a tela do notebook esta conectada, o qual nem os leds e o cooler funcionam.

 

agora ficou mais claro. 

Nesse caso deve haver um curto nos componentes de vídeo. vou te ajudar, procure a placa um CI chamado u8, ligue a placa sem a tela e  veja as voltagens que vc verifica em cada terminal do CI. Esse CI é responsável pela linha LCDVDD. 

Outra dívida, quando vc liga com a tela ele tipo tenta ligar e desliga ou nem dá sinal de que vai ligar? 

 

Se tiver outro flat, tente substituir.

 

Ah uma observação, essa placa consegue ligar vídeo externo mesmo sem ter entrado no windows, ou seja, ela tem que gerar video no externo com a penas memória. 

 

Se tiver tempo agora a noite vai falando o que vc encontrou, durante o dia eu tenho dificuldade em poder ajudar. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Amarildo Vieira Penteado disse:

Vamos lá Leonm,

- quando eu ligo com a tela ele nem dá sinal que vai ligar;

Estou encaminhando em anexo as voltagem do circuito solicitado

U8.jpg

Vamos lá, entao, os 3.4 volts que vc vê vem dos  3 volts  da placa, o pino mais a baixo da direita deveria ter 3 volts, que indica que a tensão 3.4v deveria ir para o pino superior da direita, dai ele iria alimentar a tela. A voltagem do pino diteiro inferior não está gerando tensão talvez pq não tenha a tela conectada. 

vc tem fonte assimétrica? se sim, no pinto superior vc vai colocar tensão e ver se algo esquenta, comece com voltagem baixa e vá até no máximo 3 volts. depois conecte a tela e veja se o consumo muda, ou se algo esquenta. Se nada alterar, procure a linha de 19v do lcd (pinos 1, 2,  e 3) do conector do LCD, injete tensão e vá aumentando aos poucos, teste primeiramente sem a tela e depois com a tela. 

Pelo sintomas, acredito que sua placa tenha um curto na linha do LCD, que pode ser na placa, no cabo flat e na tela (vc sabe me dizer se o flat e a tela ja foram testados em uma placa funcionando)? Apesar do flat estar com uma "cara boa" ele pode ter sofrido curto em seu interior. 

 

teste isso e me fale

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Amarildo Vieira Penteado alterou o título para Notebook Acer E1-572-6_BR800 - Placa V5WE2 A-9532P - Liga a Placa mas não funciona conectado ao video

Bom dia todos, obrigado ao Regisfatef por me dar esta dica:

- Existem modelos de placa mãe, que só tem vídeo externo, após iniciar o windows. E com o drive de vídeo instalado, o qual realmente ao efetuar o teste no vídeo externo com o HD e a memória instalada, o mesmo funcionou normalmente, e entrou na página do Windows

Bom dia Jakers, em relação a sua pergunta seria a seguinte:

- Sim, a placa não liga quando a tela do notebook esta conectada, e nem o leds e nem cooler não funcionam;

- Com a tela desconectada a placa se mantém ligada e o cooler e os leds funcionam normalmente, o qual efetuei um teste com um video externo e funcionou tudo normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Amarildo Vieira Penteado alterou o título para Notebook Acer E1-572-6_BR800 - Placa V5WE2 A-9532P - A placa não liga quando está conectado a tela ( apenas liga conectado ao video externo)
10 minutos atrás, Amarildo Vieira Penteado disse:

Não possuo outro tela com este modelo de cabo flat

 

Então amigo, se ela gerou video sem a tela, quer dizer que o problema está na tela, infelizmente vc vai precisar de outra tela pra testar. vc conseguiu fazer aqueles testes que eu tinha sugerido no CI U8 e no Conector do cabo de LCD? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Leonm,  em relação aos teste, como estou sem fonte simétrica utilizei uma fonte de computador

- quando injetei 3V no U8 com a tela conectada, o CI não houve aquecimento, mas houve uma pequena alteração na luminosidade da tela;

- Quando injetei 12V no Conector LVD com a tela conectada ( no pino 1 ocorreu um leve curto que chegou a desligar a minha fonte), pois quando a tela não está conectada, a voltagem no pino 1, 2 e 3 é de 19V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Amarildo Vieira Penteado disse:

Bom, obrigado a todos e para finalizar, como não possuía a tela, efetuei um teste do cabo flex ligada a placa e ela voltou a não funcionar, realmente o problema é o cabo flex que estava em curto, o conector está tudo em ordem.

Que bom amigo que vc conseguiu resolver o problema. No mercado livre vc acha esse cabo tranquilamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...