Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony PCG-61911X / MBX-250 / Liga e desliga (cooler para de girar)

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Bom dia, gostaria de uma ajuda na resolução deste problema.

 

Este Sony chegou até a mim com a reclamação de que funcionava durante um tempo e desligava sozinho. Abri e vi que o cooler girava um pouco, por uns 3 segundos e parava por uns 2 ou 3 e voltava a girar, assim foi até o note se desligar.
Verifiquei se o mesmo estava pesado ou trancado e nada, então fui fazer uma limpeza, verifiquei o note superficialmente e fui testar novamente e desta vez ele funcionou e girou normalmente. Entrei no SO e rodei um AIDA para verificar a temperatura, se manteve em uns 40~50 graus.
+- uns 45 minutos depois se desligou, esperei esfriar, fui verificar novamente e voltou o problema do cooler girar um pouco e parar.

Então resolvi monitorar a tensão, o cooler possui 4 fios no conector, azul, amarelo, preto e vermelho.
Medindo em relação ao VERMELHO, o preto da 5v, o amarelo 3v e o azul varia entre 1,8 e 2,9. Quando esta em 2,9 ou 3, com o negativo no azul e positivo no vermelho o cooler gira normalmente, porém quando cai para 1,8 não gira, esquenta e o note desliga.
Teria problema eu fechar um curto entre o azul e o amarelo para manter em 3v ?
Eu deveria desconectar da placa o azul e apenas manter o curto no cooler mesmo?

Desde já obrigado.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia, eu aconselharia você a fazer um Jumper para que o cooler funcionasse sem variações, se assim o notebook permanecesse ligado sem apresentar problemas, você deve verificar o porque do cooler estar apresentando variações, troque o cooler primeiro se for possível se não resolver analise a placa e vê se não tem algum componente próximo ao PJ do cooler co defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, cronnie disse:

@_GD_

 

  Tem o esquema dessa mb?

  Existe um pwm que controla as ações do cooler e inclui também do SIO.

  É bom verificar antes.

 

Estou sem o esquema por enquanto, pois queria testar isso antes. Porém se tivesse problema de tensão no SIO, imagino que teria mais problemas do que desligamentos por aquecimento, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_GD_ Aqui quando enfrento problemas desse tipo, geralmente ativo o cooler, puxando um Jumper com fio removido de cabo de HD 80 vias, do pino 1 da porta USB mais próxima e soldo este fio, junto ao pino do soquete onde vai encaixado o fio de 5V. Com isso, via de regra, o note não desliga mais. O único inconveniente de deixa o cooler sempre ativado, é que a bateria dura um pouco menos, por essa razão sempre alerto o cliente.

Editado: por wizof36
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, wizof36 disse:

@_GD_ Aqui quando enfrento problemas desse tipo, geralmente ativo o cooler, puxando um Jumper com fio removido de cabo de HD 80 vias, do pino 1 da porta USB mais próxima e soldo este fio, junto ao pino do soquete onde vai encaixado o fio de 5V. Com isso, via de regra, o note não desliga mais. O único inconveniente de deixa o cooler sempre ativado, é que a bateria dura um pouco menos, por essa razão sempre alerto o cliente.


Entendo a ideia, porém os 5v no positivo do cooler chega o tempo inteiro, não é ele que ta oscilando, e sim a tensão em relação aos pinos azul e amarelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errata: 

Eu havia medido apenas o azul e amarelo em relação ao vermelho, quando faço a medição do azul e amarelo em relação ao negativo, eles variam também, fechando curto entre os dois não mantém o cooler girando.
Não quis puxar tensão do vermelho para o azul ou amarelo pq o vermelho trabalha com 5v e o azul e amarelo trabalham com 3.3 v. 
Baixei o esquema, vou dar uma analisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update:

Liguei a MB com o cooler desligado e o Pino 1 manteve 5v, pino 2 e 4 mantiveram 3.3v. 

Isso quer dizer que é mesmo o cooler que esta ferrando a tensão e faz oscilar? Ou talvez um problema na MB que só aparece quando tem carga?

Eu tenho que passar o orçamento hoje para o cliente, porém não tenho outro cooler pra testar, todos malditos que consegui são de 3 pinos e não quero encomendar sem ter um pouco de certeza. 
Alguém tem alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, _GD_ disse:

Update:

Liguei a MB com o cooler desligado e o Pino 1 manteve 5v, pino 2 e 4 mantiveram 3.3v. 

Isso quer dizer que é mesmo o cooler que esta ferrando a tensão e faz oscilar? Ou talvez um problema na MB que só aparece quando tem carga?

Eu tenho que passar o orçamento hoje para o cliente, porém não tenho outro cooler pra testar, todos malditos que consegui são de 3 pinos e não quero encomendar sem ter um pouco de certeza. 
Alguém tem alguma sugestão?

certeza que o cooler está com problema, sem o cooler a placa não apresenta variação, o coller deve estar com algum tipo de defeito, ja peguei alguns aqui apresentando este mesmo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...