Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida ARDUINO - Possível isolamento para irf740

Avalie este tópico:

brunoburn

Posts em destaque

Bom dia! Recentemente queimei o meu arduino após ligar uma irf740 na saída digital para controlar o RPM de um motor. Esse sistema funcionou por 10 minuto mais ou menos e depois queimou o arduino. Fiz alguns testes depois com o mesmo irf740, porem ligado no 555 e funcionou tudo legal sem nenhum problema.

Arduino UNO R3 (alimentação por bateria de 9v)

MOTOR 180V 1,24HP

MOSFET IRF740  

Foi ligado um resistor de 10R do GATE do mosfet para a porta digital do arduino (com a saída de 500hz).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, INFOART disse:

você usou um motor de 180v ?

Sim. Liguei o GATE em uma porta digital do arduino, SOURCE no GND do arduino e no gnd da fonte externa. Os 180 foi ligado no motor e o retorno do motor foi ligado no DRENO do mosfet irf740 

Editado: por brunoburn
Link para o comentário

13 horas atrás, andreleao disse:

Use um acoplador óptico para acionar as cargas externas com o arduíno. 

Preciso de resposta em frequência na casa de 60khz. Será que o acoplador óptico consegue trabalhar nessa frequência? Porque o meu proximo projeto será uma fonte chaveada controlada pelo arduino.

Link para o comentário

42 minutos atrás, brunoburn disse:

Preciso de resposta em frequência na casa de 60khz. Será que o acoplador óptico consegue trabalhar nessa frequência? Porque o meu proximo projeto será uma fonte chaveada controlada pelo arduino.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Pelo datasheet do 4N25, a velocidade de chaveamento é da ordem de 2us, o que dá 500Khz.

• Joinha 1
Link para o comentário

22 minutos atrás, andreleao disse:

Pelo datasheet do 4N25, a velocidade de chaveamento é da ordem de 2us, o que dá 500Khz.

Vou fazer o teste. Se tudo der certo o seu joinha será garantido. Obrigado pela ideia!

Link para o comentário

16 horas atrás, brunoburn disse:

Sim. Liguei o GATE em uma porta digital do arduino, SOURCE no GND do arduino e no gnd da fonte externa. Os 180 foi ligado no motor e o retorno do motor foi ligado no DRENO do mosfet irf740 

Um capacitorzinho de acoplamento para isolar o nivel DC seria bom...

Link para o comentário

Controlar carga indutiva assim no "osso" é problema, até mesmo o ruido de altissimo nivel induzido na linha do gate pode destruir o arduino. Se voce tiver um osciloscopio e conseguir medir o nivel de ruido sendo introduzido, e se o nivel do sinal que vai ao gate for menos que o que possa acionar uma junção PN de um diodo em sentido reverso ( cátodo no pino de saida e anodo ao gnd) um diodo funcionando como damper poderia ajudar, ou quem sabe até um zener, nao sei se me fiz entender bem.

Editado: por Saul B. Britto
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 19/11/2017 às 02:31, Saul B. Britto disse:

Controlar carga indutiva assim no "osso" é problema, até mesmo o ruido de altíssimo nível induzido na linha do gate pode destruir o Arduíno. Se você tiver um osciloscópio e conseguir medir o nível de ruido sendo introduzido, e se o nível do sinal que vai ao gate for menos que o que possa acionar uma junção PN de um diodo em sentido reverso ( cátodo no pino de saída e anodo ao gnd) um diodo funcionando como damper poderia ajudar, ou quem sabe até um zener, não sei se me fiz entender bem.

Não possuo um osciloscópio. Porem na minha faculdade tem muitos, posso pedir ajuda para que alguém me ensine a trabalhar com ele.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Em 02/12/2017 às 15:49, nagkiller disse:

Essas abstrações vão te ajudar.

Flw...

Fiz exatamente esse circuito porem ele esta com alguns problemas. O mosfet esta esquentando muito e esta produzindo muito ruido sonoro. O 4n25 não esquenta muito, e nesse teste inicial estou usando um motor de impressora 12v ligado em uma bateria de 12v

Link para o comentário

Circuito funciona perfeitamente... veja vídeo: 

A unica diferença é o opto, no qual eu estou utilizando o SFH617A.

Como está fazendo no Arduino, gerando pulsos ou apenas deixando ele em nível lógico 1???

Qual o tipo do motor de impressora que está utilizando???

Quais as características dele???

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

23 horas atrás, nagkiller disse:

Circuito funciona perfeitamente... veja vídeo: 

A unica diferença é o opto, no qual eu estou utilizando o SFH617A.

Como está fazendo no Arduino, gerando pulsos ou apenas deixando ele em nível lógico 1???

Qual o tipo do motor de impressora que está utilizando???

Quais as características dele???

Flw...

Eu estou gerando pulsos a 500 hz e variando a rpm do motor através do ajuste do dutycicle (tempo do pulso em estado alto). Já o opto é o 4n25, e o resistor do gate para o sorce é de 10k. O mosfet que estou utilizando é o irf3205. Motor de 12v, de impressora jato de tinta. Bateria de nobreak 7ah.

Link para o comentário

20 horas atrás, nagkiller disse:

Talvez a frequência esteja alta... Pode ser necessário deixá-la em um valor menor.

Este motor(não conheço) funciona normalmente se ligá-lo direto na bateria???

Tem como postar foto dele???

Flw...

O motor funciona normalmente tanto em dc como em ac. É igual um motor de carrinho de controle remoto, possue 2 fios. Não consigo postar a foto, porem esta funcionando, so que o irf3205 ta esquentando muito e esta produzindo muito ruido. Tenho um circuito bem parecido com o 555 e esta funcionando sem aquecer nada e com chiado minimo com o mesmo motor e mesma frequência. Tem possibilidades de ser o meu 4n25? Não tenho osciloscópio para verificar o pulso do Arduíno, porem meu multímetro mede frequência e dutycicle e eu n sei medir kk.. Pode mandar a programação que vc esta utilizando?

Editado: por brunoburn
Link para o comentário

2 minutos atrás, brunoburn disse:

Não consigo postar a foto

Arraste a imagem para dentro da área de edição quando estiver respondendo o tópico.

Mais informações >

• Joinha 1
Link para o comentário

1 minuto atrás, Hélio disse:

Arraste a imagem para dentro da área de edição quando estiver respondendo o tópico.

Mais informações >

Obrigado pela ajuda amigo, mas eu sei adicionar a foto. O problema é que eu estou sem camera no momento.

Link para o comentário

Cara a programação foi muito tosca...  Foi apenas para teste rápido.

Mais tarde te passo... São apenas delays dentro de laços do/while... 

Vou testar com IRF3205... Mas acredito que os resultados serão os mesmos.

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...