Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida ARDUINO - Possível isolamento para irf740

Avalie este tópico:


brunoburn

Posts em destaque

Segue código simples para realizar as rotações:

[code]

// the setup function runs once when you press reset or power the board
void setup() {
  // initialize digital pin LED_BUILTIN as an output.
  pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}

int count = 0;
// the loop function runs over and over again forever
void loop() {

  do{ 
      // FRQ = ±47Hz    DT = 4,7%
      digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);   // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
      delay(1);                       // wait for a second
      digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);    // turn the LED off by making the voltage LOW
      delay(20);                       // wait for a second
      count++;
  }while (count <= 200);
  count = 0;
  do{ 
      // FRQ = ±18HZ   DT = 9% 
      digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);   // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
      delay(5);                       // wait for a second
      digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);    // turn the LED off by making the voltage LOW
      delay(50);                       // wait for a second
      count++;
  }while (count <= 100);
  count = 0;  
  do{  
      // FRQ = ±16Hz   DT = 83%d
      digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);   // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
      delay(50);                       // wait for a second
      digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);    // turn the LED off by making the voltage LOW
      delay(10);                       // wait for a second
      count++;
  }while (count <= 80);
  count = 0;
}

[/code]

 

Flw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizando o código abaixo para gerar frequência de 500Hz e duty de 50% e utilizando IRF3205 sem dissipador, os resultados foram os mesmos...

 

[code]

// the setup function runs once when you press reset or power the board
void setup() {
  // initialize digital pin LED_BUILTIN as an output.
  pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}
// the loop function runs over and over again forever
void loop() {
  // FRQ = ±500Hz    DT = 50%
  digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);   // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
  delay(1);                       // wait for a second
  digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);    // turn the LED off by making the voltage LOW
  delay(1);                       // wait for a second
}

[/code]

 

Mosfet frio e motor girando...

 

Flw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, nagkiller disse:

O que acontece usando este circuito???

 

Testou o primeiro código que enviei???

 

Flw...

Eu ainda não tive oportunidade de testar. Porem o codigo e quase o mesmo. Eu so implementei esse código para variar o dutycicle. Porem irei testar assim, da forma que me enviou, sem variar o ciclo de trabalho. Uma coisa estranha que notei no meu projeto, quando a saida high=0 e a saida low=2 (dutycicle = 0%) o pwm era para sem anulado, igual quando o dutycicle estaem 100%. Por tanto não é isso que acontece, mesmo o dutycicle em 0% o arduino passa alguma informação que não deveria para o opto, e ele por sua vez, acende o led que eu coloquei para teste. Alguém sabe me dizer o que esta acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Qual a frequência máxima desejada???

 

Verificou o datasheet para saber se a frequência de resposta do tlp250 é realmente maior que 20kHz???

 

Verificou seu código e no circuito com osciloscópio se nele está realmente gerando a frequência corretamente???

 

Este motor consegue trabalhar nessa frequência???

 

Não é só arbitrar uma frequência e aplicar ela em um motor, se a resposta dele for menor, e esperar que funcione.

 

Terá que saber detalhes desse motor, a frequência máxima que seu micro controlador será capaz de gerar o PWM e a frequência de resposta do circuito opto.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/03/2018 às 19:01, nagkiller disse:

Qual a frequência máxima desejada???

 

Verificou o datasheet para saber se a frequência de resposta do tlp250 é realmente maior que 20kHz???

 

Verificou seu código e no circuito com osciloscópio se nele está realmente gerando a frequência corretamente???

 

Este motor consegue trabalhar nessa frequência???

 

Não é só arbitrar uma frequência e aplicar ela em um motor, se a resposta dele for menor, e esperar que funcione.

 

Terá que saber detalhes desse motor, a frequência máxima que seu micro controlador será capaz de gerar o PWM e a frequência de resposta do circuito opto.

 

Flw...

Foi feito testes no osciloscópio e o Arduíno esta gerando 28.6khz que foi o programado. Pelo que diz no datasheet do tlp250 ele suportaria essa frequência. E essa frequência não vai ser para acionar um motor, e sim para fazer o chaveamento do irf740 para um conversor boost que estou desenvolvendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então explique melhor o que deseja fazer, pois a princípio não havia mencionado um conversor...(disse que seu próximo projeto seria uma fonte chaveada, mas não especificou que seria neste projeto).

 

 No datasheet do tlp250 diz 25KHz, se não me engano.  Melhor utilizar um PC817 (tem resposta para frequências maiores e é utilizado na maioria das fontes)!!!

 

Melhor rever seu projeto e específicar tudo corretamente para que possamos ajudá-lo da melhor forma.

 

Para concersor boost vai usar trafo ou indutor com ferrrite??? Vai ser usada qual topologia???

 

Dependendo dessa sua resposta esta frequência já não servirá!!!

 

Flw...

Editado: por nagkiller
PC817 é utilizado na maioria das fontes!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2018 às 12:13, nagkiller disse:

Então explique melhor o que deseja fazer, pois a princípio não havia mencionado um conversor...(disse que seu próximo projeto seria uma fonte chaveada, mas não especificou que seria neste projeto).

 

 No datasheet do tlp250 diz 25KHz, se não me engano.  Melhor utilizar um PC817 (tem resposta para frequências maiores e é utilizado na maioria das fontes)!!!

 

Melhor rever seu projeto e específicar tudo corretamente para que possamos ajudá-lo da melhor forma.

 

Para concersor boost vai usar trafo ou indutor com ferrrite??? Vai ser usada qual topologia???

 

Dependendo dessa sua resposta esta frequência já não servirá!!!

 

Flw...

O conversor boost é um tipo de fonte chaveada. Estou pretendendo utilizar o tlp250 para realizar o chaveamento (GATE) do irf740. Para feedback (FB) irei utilizar o PC817. E para o sinal de entrada (VIN) irei utilizar um divisor de tensão com resistores. O projeto irá funcionar com a leitura da tensão de entrada (VIN), controlando os pulsos no irf740 para que a tensão da saída (VOUT) permaneça estabilizada, através do feedback, mesmo variando a tensão de entrada. VIN: 120V até 350V  ||  VOUT: 420V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então são dois projetos distintos!!!

Um para Arduino controlar motor dc de impressora... que até passei exemplo e vídeo funcionando e outro que é uma fonte. Ou o Arduino gerenciará os dois em um único projeto???

 

Se for distintos, então seria melhor criar um outro tópico com apenas assunto sobre a fonte...

 

E deixar explicado corretamente o problema...

 

Se for um só, acredito que seria melhor utilizar um circuito integrado dedicado para o boost pois geralmente eles utilizam uma frequência na casa dos 300KHz mais ou menos.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são distintos. Porem estou projetando em partes separadas para ficar mais fácil o entendimento. O importante disso tudo é o isolamento do irf740 com o arduino que irei utilizar para controlar o motor (que esta funcionando uma beleza a 1khz) e para controlar o chaveamento do indutor do circuito boost (que estou analisando ainda se é possível ser feito).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, brunoburn disse:

O conversor boost é um tipo de fonte chaveada. Estou pretendendo utilizar o tlp250 para realizar o chaveamento (GATE) do irf740. Para feedback (FB) irei utilizar o PC817. E para o sinal de entrada (VIN) irei utilizar um divisor de tensão com resistores. O projeto irá funcionar com a leitura da tensão de entrada (VIN), controlando os pulsos no irf740 para que a tensão da saída (VOUT) permaneça estabilizada, através do feedback, mesmo variando a tensão de entrada. VIN: 120V até 350V  ||  VOUT: 420V

 

O TLP250 funciona bem, até em frequências maiores, inclusive é bastante usado em nobreaks com inversor em meia ponte.

 

Sobre o circuito com entrada de 120 a 350 e saída de 420V, presumo que seja um circuito de correção de fator de potência, certo? Se for, tem certeza que quer usar o arduíno para controlá-lo? Pergunto isso porque controlar um PFC via microcontrolador não é tão simples assim.

Um circuito pfc pode operar basicamente em dois modos: contínuo e crítico. No modo continuo, sempre há corrente circulando pelo indutor, e no crítico o fet é acionado no momento que a corrente no indutor cai a zero. Se for fazer operar em modo contínuo, vai precisar que o arduino receba uma amostra da tensão instantânea e corrente de entrada, o que é um pouco complicado se o arduino tiver que ser isolado do circuito de potência. Se for fazer operar em modo crítico, o arduino vai precisar saber o momento em que a corrente no indutor cair a zero, o que geralmente é feito com um enrolamento auxiliar no indutor. 

 

Se você chavear um fet de pfc com frequencia e largura de pulso constantes, não estará corrigindo o fator de potência.. a forma de onda da corrente da entrada fica deformada, e ainda corre o risco de saturar o indutor e, se não tiver alguma proteção contra sobrecorrente, BUM!

 

Sugestão: Usar um FAN7529 ou similar para controlar o PFC, e o arduino para o resto..

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, zazulak disse:

 

O TLP250 funciona bem, até em frequências maiores, inclusive é bastante usado em nobreaks com inversor em meia ponte.

 

Sobre o circuito com entrada de 120 a 350 e saída de 420V, presumo que seja um circuito de correção de fator de potência, certo? Se for, tem certeza que quer usar o arduíno para controlá-lo? Pergunto isso porque controlar um PFC via microcontrolador não é tão simples assim.

Um circuito pfc pode operar basicamente em dois modos: contínuo e crítico. No modo continuo, sempre há corrente circulando pelo indutor, e no crítico o fet é acionado no momento que a corrente no indutor cai a zero. Se for fazer operar em modo contínuo, vai precisar que o arduino receba uma amostra da tensão instantânea e corrente de entrada, o que é um pouco complicado se o arduino tiver que ser isolado do circuito de potência. Se for fazer operar em modo crítico, o arduino vai precisar saber o momento em que a corrente no indutor cair a zero, o que geralmente é feito com um enrolamento auxiliar no indutor. 

 

Se você chavear um fet de pfc com frequencia e largura de pulso constantes, não estará corrigindo o fator de potência.. a forma de onda da corrente da entrada fica deformada, e ainda corre o risco de saturar o indutor e, se não tiver alguma proteção contra sobrecorrente, BUM!

 

Sugestão: Usar um FAN7529 ou similar para controlar o PFC, e o arduino para o resto..

 

 

Ajudou demais amigo. Voce já fez um circuito pfc? Poderia me ajudar com os calculos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, zazulak disse:

Posso. Qual a potência que esse conversor precisa ter? 

Em torno de 1500w de pico e consumo estabilizado 1000w. Eu estava em uma loja de eletrônica aqui da cidade procurando alguns componentes e encontrei o NCP1653. Comprei quatro igbt4063 para testes, depois do prototipo com  irf740. Mas a pesgunta é, o NCP1653 irá me servir para fazer o meu circuito PFC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, brunoburn disse:

Em torno de 1500w de pico e consumo estabilizado 1000w. Eu estava em uma loja de eletrônica aqui da cidade procurando alguns componentes e encontrei o NCP1653. Comprei quatro igbt4063 para testes, depois do prototipo com  irf740. Mas a pesgunta é, o NCP1653 irá me servir para fazer o meu circuito PFC?

Serve sim, ele é para operação em modo contínuo, que é o mais indicado nessa faixa de potência, e é bem mais simples de usar que outros com mais pinos, tipo o UC3854. 

Já os IGBTS, esses irgp4063 não são feitos para trabalhar numa frequência tão alta (100KHz no caso do NCP1653, 67 se for o 1653 com final A). Para essa faixa de frequência, eu optaria por FETs mesmo, tipo o bom e velho IRFP460. Existem IGBTs que funcionam bem a 100KHz, mas aqui no Brasil não são tão fáceis de achar, e quando se acha, são caros. Um exemplo é o IRGP50B60.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2018 às 18:20, zazulak disse:

Serve sim, ele é para operação em modo contínuo, que é o mais indicado nessa faixa de potência, e é bem mais simples de usar que outros com mais pinos, tipo o UC3854. 

Já os IGBTS, esses irgp4063 não são feitos para trabalhar numa frequência tão alta (100KHz no caso do NCP1653, 67 se for o 1653 com final A). Para essa faixa de frequência, eu optaria por FETs mesmo, tipo o bom e velho IRFP460. Existem IGBTs que funcionam bem a 100KHz, mas aqui no Brasil não são tão fáceis de achar, e quando se acha, são caros. Um exemplo é o IRGP50B60.

Ok. Vou iniciar outro topico com o desenvolvimento desse projeto. Obrigado todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...