Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Controlador de temperatura para maquina de reballing caseira

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Após começar a mexer com manutenção e reballing de alguns equipamentos em casa como aprendizado, resolvi fazer um controlador de temperatura com rampas para automatizar e facilitar um pouco o processo de remoção e soldagens dos chips BGA´s. Lembro que é em caráter experimental, pois não se equipara a um equipamento profissional desenvolvido para esse propósito.

 

Vou colocar um vídeo que fiz para facilitar a explicação (e porque hoje está na moda fazer vídeo para tudo....).

 

O equipamento foi feito usando um Arduíno Nano, por ser muito fácil utiliza-lo diretamente na montagem em placa perfurada e já ter interface de comunicação USB.

 

Depois vou colocando mais detalhes da montagem e programação .

 

 

 

Editado: por andreleao
  • Joinha 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/11/2017 às 21:13, Paulo Noce disse:

@andreleao Boa noite,

 

Muito bom seu projeto. Parabéns.  j+ 

Obrigado.

Em 17/11/2017 às 21:19, slugpoa disse:

@andreleao Gostei muito, aguardando os próximos vídeos!

Obrigado.

Em 17/11/2017 às 23:50, lealtec eletronica disse:

onde vc comprou esse controlador amigo ?

Amigo, eu fiz esse controlador, não comprei pronto.

 

 

 

Bom dia a todos. Agradeço pelos comentários. 

Eu coloquei o outro vídeo "tentando" explicar um pouco sobre a montagem.

 

 

Eu estou utilizando a própria função Millis para contar os tempos, o que não garante muita precisão. Eu pretendo utilizar um RTC nesse projeto para garantir mais precisão aos temporizadores, mas como eu disse no vídeo, a memória disponível do Arduíno está cheia, até porque estou utilizando muitas variáveis do tipo LONG para armazenar os tempos. 

Como não tempo pretensão de utilizar um Arduíno Mega, adquiri um microcontrolador STM32F103C8 , que tem mais memória para poder aprimorar um pouco mais esse projeto.

 

edit:

Se alguém com mais conhecimento em reballing tiver interesse em montar esse projeto para podermos aperfeiçoar o seu funcionamento e corrigir alguma deficiência, é só me avisar que mandar os arquivos.

 

Editado: por andreleao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 17/11/2017 às 20:36, andreleao disse:

Após começar a mexer com manutenção e reballing de alguns equipamentos em casa como aprendizado, resolvi fazer um controlador de temperatura com rampas para automatizar e facilitar um pouco o processo de remoção e soldagens dos chips BGA´s. Lembro que é em caráter experimental, pois não se equipara a um equipamento profissional desenvolvido para esse propósito.

 

Vou colocar um vídeo que fiz para facilitar a explicação (e porque hoje está na moda fazer vídeo para tudo....).

 

O equipamento foi feito usando um Arduíno Nano, por ser muito fácil utiliza-lo diretamente na montagem em placa perfurada e já ter interface de comunicação USB.

 

Depois vou colocando mais detalhes da montagem e programação .

 

 

 

Eu vi seu video no youtube, baixei o arquivo e tentei colocar no arduino porem da varios erros. vc ainda tem o projeto com software.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 19/10/2020 às 20:17, Diogo Brandão Araujo disse:

Eu vi seu video no youtube, baixei o arquivo e tentei colocar no arduino porem da varios erros. vc ainda tem o projeto com software.

 

Desculpe a demora, não tive notificação de resposta no típico.

 

Possivelmente os erros são por falta de instalação das bibliotecas necessária.

No começo do código tem as bibliotecas que devem ser instaladas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, andreleao disse:

Desculpe a demora, não tive notificação de resposta no típico.

 

Possivelmente os erros são por falta de instalação das bibliotecas necessária.

No começo do código tem as bibliotecas que devem ser instaladas.

@andreleao  Realizei a instalação das bibliotecas porem o erro ainda continua. Assim que chegar em casa envio o código de erro, se puder me ajudar agradeço muito. Muito Obrigado por tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...