Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial FONTE DE BANCADA CASEIRA 48V 20a

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia.

Acompanho o site a algum tempo e primeiramente gostaria de agradecer pelo excelente trabalho. Bom, vi o projeto da fonte ajustável de bancada.

Estou projetando a minha fonte porém preciso de uma com pelo menos 48v e 20 amperes para realizar meus projetos.(Fonte De Alimentação Chaveada 1000w 48v 20a 115-230v).Segue em anexo as fotos da fonte.

Não tenho recursos suficientes para comprar uma profissional então pensei que poderia construir uma com esta.

Pretendo colocar um regulador de tensão e de corrente com mostrador digital independente para os dois.

Achei umas fotos em um site "gringo" mas não tive acesso ao projeto.

Será que os senhores poderiam me ajudar? Preciso muito dessa fonte e também seria uma ideia excelente para colocar no site.

Ajudaria muita gente que não tem recursos suficientes para adquirir uma fonte robusta dessas.

Desde já agradeço pela atenção

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson, essa fonte ai da foto fornece 48v e 20A. As dimensões da fonte A= 6,5/ L= 12,5/ C= 24cm.

Gostaria de botar um regulador de tensão e corrente. Um voltímetro e um amperímetro digital.Esses da china( Aliexpress)

Led( liga desliga) e os bornes. Se alguém tiver uma ideia por favor... Recebi informações que poderia usar um trafo de microondas pra baratear o projeto. Também sugiro ideias. Por favor se esse projeto sair poderemos ter uma fonte de bancada muito robusta e por um preço muito baixo, pois uma fonte como essa chega na faixa ,1800,2000 reais ou mais, dependendo da marca. Sei que é possível porque já vi em um site gringo esse projeto mas não tenho acesso as informações do projeto do cara. Esse tipo de fonte chaveada vende no ML. Custa entre 200,00 a 450,00. O trafo de microondas pode ser usado como me indicou o nobre amigo Leandro Mota. Ficaria mais barato ainda. Então vamos nos ajudar a criar esse projeto.

Grande abraço a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi você quer utilizar essa fonte fazendo alguns ajustes para ter regulagem de tensão como nas fontes assimétricas comuns. Eu não pensei que uma fonte tão pequena pudesse ter tanta corrente, mas pelo visto seu projeto torna-se viável utilizando então essa fonte já pronta e usando potenciômetros para regular a tensão e corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Meu caro se eu entendi bem, e o que queres é construir uma fonte chaveada de 48V e 20A como esta da foto que postasse, temo que montar uma dessas comprando os componentes no Brasil seria financeiramente inviável, sairia mais barato adquirir uma destas já pronta da china.

Não sei se essa ai tem um projeto diferente, mas no geral todas as fontes chaveadas industriais da china que tive em mãos usavam versões desse esquema: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 Ou seja todas baseadas em TL494/ka7500, é até um bom projeto, é modular e comporta a montagem de vários "modelos" de fontes. Na teoria terias que substituir o trafo principal por um adequado as suas necessidades, o que é para mim é a parte mais complicada deste projeto, talvez os mosfets, e alguns resistores, capacitores, e diodos zener imagino, pra chegar no valor de saída que queres. 

O grande problema deste tipo de montagem é encontrar um transformador de ferrite adequado para o projeto e enrolar ele hehehe, confesso que os poucos de ferrite que enrolei não funcionaram como deveriam. 

 

Pinos 1 e 2 do IC1 controlam a tensão de saída, pinos 15 e 16 a corrente de saída, pinos 5 e 6 definem a frequência de chaveamento dos transistores Q2 e Q3 que aliementam TR1, este é o trafo driver para os transistores de potência Q1 e Q4 que por sua vez alimentam TR2 o trafo de potência que gera nossa tensão/corrente de saída. A grosso modo é isso.

 

OBS: Vale lembrar que boa parte dessas fontes marca em suas estampas valores mentirosos, tenho aqui um lote de s - 300 - 5 / 5V 60A, que um parceiro comprou da china e forçou demais hueauheahuea, e os componentes utilizados inviabilizam chegar sequer próximo deste valor, estipulei um limite seguro de 25A com base nos componentes encontrados. 

Editado: por Neo
Adição da OBS.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Apesar de ser um tópico um pouco antigo, eu acredito que é valido postar algumas informações.

A placa acima citada (B3603) não serve para a finalidade do amigo @Thagore Borba Cavalcanti  pois ela fornece apenas 3A de saída; Temos também a placa  B3806, que fornece até 6A e que é muito semelhante ao da foto do projeto do tópico #1: 

 

 6A.png

 

Mas acredito que para a finalidade do colega @Thagore Borba Cavalcanti o mais apropriado seria a placa abaixo: 

 

20A.png

 

É possivel aplicar uma tensao de até 40V na entrada e obter até 35V na saída com uma corrente de 20A. 

Já vem um LED e um botao de ON/OFF que pode ser modificado e colocado em um local de fácil acesso; É possível limitar a tensao e corrente através de potenciometros que também pode ser modificados e deixar eles como se fosse uma fonte profissional. O detalhe é que não tem o voltimetro porém se encontra por um preço muito acessível diversos modelos de em sites de compras (eu compraria o modelo voltimetro e amperímetro, ficaria mais completo). A imaginação para acomodar essas placas em uma caixa vai de cada um. Deixo o link da placa acima. Não achei a referencia dela. Ffica ai a dica para os colegas do fórum.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade tem que ser levado em conta a aplicação, e o que se pode pagar evidentemente, o próprio autor informou a necessidade de uma fonte com pelo menos 48v x 20A, por isso citei as Dps.

Inclusive tenho uma dps-3012 a alguns anos e tem me atendido muito bem, considero um bom investimento pois elas tem além de boa funcionalidade, boa qualidade, a minha já está com uns 2 anos e meio de uso no dia a dia e nunca apresentou qualquer problema. ;D

Mas levando em conta o fator preço concordo contigo a dps equivalente custaria 4x mais inicialmente, mas se passas a contar tudo que vais ter que comprar pra deixar esse buck converter que citas a funcionar da mesma forma a diferença de preço cai bastante porque a dps só precisa de alimentação cabos e borns de conexão, pra esse outro buck um volt-amperímetro, dois potenciômetros, botão liga e desliga um cooler e dependendo do volt-amperímetro que escolher ainda tem que comprar ou fabricar um shunt, somando tudo isso aí a dps passa a custar o dobro ou até um pouco menos. 

Dai na questão montagem, a dps tu precisas de 4 furos para segurar a placa do buck e uma abertura maior para encaixar o visor com a interface digital mostrando inclusive a tensão da entrada e o consumo em watts da saída, já este outro buck te exige mais trabalho na montagem e te entrega uma interface analógica. 

 

Mas este que indicaste me parece um bom produto também, eu usaria, no entanto o que me frustra é o fato de não partir de 0v, temos processadores hoje que trabalham com tensões abaixo de 1.2v e são soldados na placa, isso inviabilizaria injetar tensões em algumas linhas (ou exigiria algumas pequenas adaptações), pro uso que faço 35V como tensão máxima já está sobrando, e os 15A sugeridos para uso contínuo também já seriam suficientes, provavelmente colocando um cooler daria até pra usar com 18A contínuos, 20A é o limite máximo e não deveria ser usado pois poderia danificar o circuito.

 

Acredito que ambos os produtos que citamos valem aquilo que pagamos por eles, a diferença de preço no fim está na interface, porque por mais que coloques um volt-amperímetro completo continuarás tendo na dps um controle digital, e no outro buck um controle analógico, que não tem nada de ruim diga-se de passagem, mas é ai que realmente está a diferença de preço. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos assim como Thagore Borba Cavalcanti, deverei usar em um projeto uma fonte para alimentar um buck.

Não encontrei fonte adequada aos meus propósitos, que deve fornecer tensão de 36 a 40 V e corrente de 3 A para alimentar meu buck B3603.

 

Pensei em usar a fonte mais próxima disto que encontrei de 48 V máximo nominal e 4 A. Ela possui trimpot que no teste consegue baixar a tensão para 44 V, o que ainda é insuficiente. Seria possível limitar a tensão da fonte alterando algum componente para que a tensão fique entre 36 e 40 V? Um simples sim ou não já me ajuda.

20180308_155515.jpg

Conversor DC DC B3603.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Neo. Esta sua resposta me basta por enquanto. Sei que invadi a publicação, mas eu precisava de uma resposta rápida para decidir. Se for conveniente eu posso excluir estas minhas postagens aqui. No entanto eu necessito muito de ajuda em outro tópico que ainda não consegui ajuda. Se vc ou alguém puder dar uma olhada ficarei muito satisfeito e agradecido.

 

Editado: por struggler
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...