Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estação Yaxun 702 - Compressor de ar com rotação baixa

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

Amigos, alguém que tenha uma Yaxun 702 já pegou o problema dela funcionar o ferro de solda mas não funcionar o compressor ? A resistência do ar está funcionando pois aquece, porem nem sinal do compressor e ao medir a tensão que vai para o compressor não tem tensão nos pinos. A alguns dias ela vem apresentando umas reações estranhas, começou quando ligava ela na tomada ela ligava o ar sozinha e ontem quando trabalhava em uma placa desliguei ela e ao liga-la não ligou mais.

 

 

TESTES REALIZADOS

 

Após vários testes nos componentes da placa, onde foram testados resistores, diodos, triac, Diodo DB3, Potenciômetro ou seja, foram testados todos os componentes da placa na linha do compressor e não encontrei nenhum componente com problema, mesmo assim troquei os Triacs mas o compressor nada de funcionar em alta rotação.

 

SOLUÇÃO

 

Após contato com técnico da empresa Telecelula onde comprei esta estação me foi orientado como fazer o teste para saber se o defeito era no compressor. Segue conversa por e-mail com o técnico James Dias e com o Rodrigo:

 

James Dias diz:

"O motor é 110 volts, ligue ele em série com um fusível de 2A só por segurança, veja se ele vai acionar normalmente!

Não ligue direto sem o fusível."

 

Rodrigo diz:

"Pode ligar o compressor direto em 110volts e veja se vai funcionar em alta rotação. Caso funcione o problema é na placa mesmo, se continuar funcionando em baixa rotação é por que o problema é no compressor mesmo.

 

Se o problema for na placa, terá que verificar os Triacs denovo pois são eles que controlam a alta e baixa rotação e provavelmente um deles deve estar com problemas."

 

 

Fiz os testes citados e o compressor não ligou nem em rotação baixa, então seguindo as orientações dos mesmos, o problema realmente é no compressor ficando assim a solução definitiva trocando o compressor por outro novo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 59
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

amigo veja que perto do potenciometro de ajuste do fluxo do ar normalmente tem um triac que e o que faz o controlo da bomba do ar retire ele da placa e meça pois ja tive um problema igual ao seu em uma outra estaçao de outra marca e era o triac que nao estava bom pois as placas dessas estaçoes seja a marca que for sao todas muito identicas.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo veja que perto do potenciometro de ajuste do fluxo do ar normalmente tem um triac que e o que faz o controlo da bomba do ar retire ele da placa e meça pois ja tive um problema igual ao seu em uma outra estaçao de outra marca e era o triac que nao estava bom pois as placas dessas estaçoes seja a marca que for sao todas muito identicas.

 

abraço

 

Amigo, estou justamente pensando nesse triac, no caso dessa estação é um BT136, ele é chaveador de corrente alternada, no meu caso 110v. Sem falar que do nada a temperatura da resistência da pistola de ar aumenta ! Outro detalhe, o compressor parece que funciona numa rotação bem baixinha, pois percebe que o compressor gira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que há um defeito crônico nessas estações de solda desse modelo, pois não é a primeira vez que vejo relatos de defeito nessa estação.Estou começando a ficar preocupado com esse modelo, pois acabo de comprar uma novinha e espero que não apresente defeito.

 

Se os problemas forem relativos a esses TRIAC ainda bem que são fáceis de achar e baratos, aqui no Brasil é normal encontra-los no MercadoLivre e outras lojas virtuais e em lojas locais de componentes eletrônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que há um defeito crônico nessas estações de solda desse modelo, pois não é a primeira vez que vejo relatos de defeito nessa estação.Estou começando a ficar preocupado com esse modelo, pois acabo de comprar uma novinha e espero que não apresente defeito.

 

Eu já tinha lido em alguns Fóruns internacionais problemas parecido relacionado a esse componente com defeito, como esses TRIAC são baratos compensa já comprar e ter de reserva, pois se acontecer um problema assim é só trocar. Essa placa usa 3 tipos de TRIAC que estão sujeitos as intempéries de oscilação de tensão pois recebem tensão de alta direto neles, os modelos são:

 

- Triac BTA12-600B

- Triac BT136-600E

- Circuito Integrado LM7812 (Regulador de tensão positiva 12v)

 

 

Um detalhe importante é que para evitar esses problemas seria interessante ligar a estação em um estabilizador, pois eles recebem corrente alternada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida permanece, esses componentes que geram defeito são pela qualidade inferior do componente ou se eu trocar por outro, o problema será resolvido? Ou independente de colocar o componente novo, teria que usar com estabilizador para não gerar mais problemas mesmo trocando o componente? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso desse Triac ele recebe a tensão de alta (110v/220v) então ele está sujeito a uma amperagem maior que a suportada no caso de uma sobrecarga (por isso acho que será legal liga-las a um estabilizador). Se analisarmos as placas dessas estações Xing Ling (YaXun, Best, etc) elas são mal montadas e como esse tipo de equipamento gera muito calor tanto pelo consumo das resistências quanto esses Triac os componentes acabam danificando logo. Vou tentar melhor a refrigeração dessa estação minha com um cooler interno, creio eu que estações como Hakko, Toyo Dekel e Hikari internamente deva ser mais bem projetada e devam dar menos problema, pois nunca vi uma internamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo se tiver um BTA16-600b pode colocar pois e equivalente a esse e aguenta mais tensao de amperagem eu na minha coloquei um desses ela tinha um BTA12 e eu coloquei o BTA16 para aguentar mais amperagem.

e como voce diz mande vir uns poucos pois foi o que eu fiz ja tenho alguns de resesva para se o problema surgir de novo.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, estou precisando da ajuda de vocês !

 

Quem tiver uma estação Ya Xun 702 funcionando poderia me passar as tensões que são enviadas para o compressor ? Tem um conector do compressor na placa, esse conector tem 3 pinos mas o do meio não é usado, um entra 110/220v, o do meio é o neutro e o outro pino o meu está com umas tensões variadas entre 43v e 98v mas o compressor só funciona com rotação bem baixinha ! Preciso desses valores para saber se é o compressor que está com problema o qual acho difícil ser ele pois abre o mesmo e internamente é um bobina !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha estar com o seguinte problema o soprador coloco em 300 ele fica com 10 ou 20 segundos sai pra 600 e torna a subir e a temperatura passo a mao pelo soprador e o ar sai frio, quando estar em 300 fica quente. troquei os 2 triacs o bta12 e bt136 ficou a mesma coisa.

Fico grato pela ajuda.

detalhe os dois registores de 39k esquentam muito ao ponto de queimar o dedo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha estar com o seguinte problema o soprador coloco em 300 ele fica com 10 ou 20 segundos sai pra 600 e torna a subir e a temperatura passo a mao pelo soprador e o ar sai frio, quando estar em 300 fica quente. troquei os 2 triacs o bta12 e bt136 ficou a mesma coisa.

Fico grato pela ajuda.

detalhe os dois registores de 39k esquentam muito ao ponto de queimar o dedo

 

Amigo, se ainda estiver com ela aberta me informe na sua quais as tensões que são enviadas para o compressor nos dois fios que ligam no mesmo. Esses resistores são os que estão ligados no conector do compressor ? Vamos tentar reunir o máximo de informação sobre esta estação para tentarmos resolver o nosso problema e ajudar o pessoal futuramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

170 v ac no nivel maximo de ar

 

Detalhe, a sua é 220v ou 110v ? O compressor está ligado a  um conector de 3 pinos, me passa a tensão de cada pino lembrando que só deva ter tensão no pino da esquerda e da direita, o do meio é neutro. A minha tem 110v no pino da direita (olhando por trás da placa) e uma tensão oscilante entre 90v e 101v no da esquerda ! Essa tensão oscilante que está me encabulado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

170 v ac no nivel maximo de ar

 

Detalhe, a sua é 220v ou 110v ? O compressor está ligado a  um conector de 3 pinos, me passa a tensão de cada pino lembrando que só deva ter tensão no pino da esquerda e da direita, o do meio é neutro. A minha tem 110v no pino da direita (olhando por trás da placa) e uma tensão oscilante entre 90v e 101v no da esquerda ! Essa tensão oscilante que está me encabulado !

 

A minha é de 220vlts o pino do meio da minha não tem componente ligado só as da pontas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a tensão nos dois pinos que levam tensão para o compressor ? Se sim, no seu qual a tensão em ambos ? Sei que um você disse que tem 170v, acho estranho essa tensão pois ela vem de um triac e acho que deveria ter a tensão da rede, a minha como é 110v tem 110v em um dos pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, esquenta os dois resistores de 18k (juntos formam os 39K) e esse resistor grande de 6.8K (maior resistor que tem na placa). Bem, a minha a resistência do ar do quando eu ligava ela já iniciava aquecendo no máximo, fui retirando os componentes para testar e soldando e agora esse problema resolveu (provavelmente era solda fria), porem o compressor de ar não sai ar, ele liga mas numa rotação bem baixa, tem um trimpot para regula-lo, já fiz os testes com ele, ele está no máximo e mesmo assim o compressor não funciona perfeitamente, alguém já pegou essa bronca e achou solução ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...