Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estação Yaxun 702 - Compressor de ar com rotação baixa

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 59
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Lembrando ao colega que este relê e de 24v  :sy-24-k

 

 

 

veja o data:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

gasper, já estou com outra resistência ? A minha o defeito era no compressor mas já comprei foi outra uma 852D e vou comprar o compressor para ajusta-la. Quem controla essa temperatura são os TRIACS mas você disse que já trocou eles né ? Verifica esses TRIACS novamente, por via da dúvida troca eles todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

troquei os 2 triacs o bta12 e bt136 tem mais?

 

São um de cada para o soprador e um de cada para o ferro de solda. Você já trocou a resistência do soprador ? Não tenho certeza, mas acho que essa resistência você pode liga-la direto na rede para verificar se ela vai aquecer, se não aquecer o defeito está nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá aproveitando o tópico, chegou hj minha 702b só que notei que o fluxo de ar dela é muito fraquinho vocês acha que é defeito ?

o cara que me vendeu disse que pode ser de fabrica assim mais não tenho certeza.. caso for defeito por onde eu começo ?

eu li o tópico todo mais ainda tenho duvidas por favor quem pude me responde agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

speak000, eu tenho uma YaXun 850+ e veio com baixa vazão de ar e a solução foi primeiro regular um trimpot que tem no circuito do TRIAC que alimenta a bomba. Mesmo assim a vazão de ar sem os bicos era muito baixa, então, depois de muito estudar o circuito, encontrei o capacitor responsável pelo timer do TRIAC e o reduzi.

 

Eu sei que a sua não é a mesma, mas se ela tiver um circuito de alimentação da bomba controlada por um TRIAC, ele tem um DIAC no gate que tem um capacitor que controla onde ele é disparado. No meu caso, eu adaptei uma chave que liga ou não um capacitor em paralelo com o que tem na placa (disparando mais cedo o TRIAC) e promovendo a maior vazão de ar possível.

 

Eu fiz tudo isto depois que percebi que o problema da baixa vazão de ar era porque a bomba não era alimentada corretamente. Minha rede é 220V e só chegava no máximo 180V na bomba. Depois das modificações, no ajuste máximo chega agora 200V.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo Ben vou estuda a placa e ve oque eu acho, eu reparei um Trimpot também logo na entrada de energia da bomba, mexi nele vi que ele fechado fornece 127v, Aberto fornece 92v, e as 2 voltagem fica oscilando, como o amigo de cima citou talvez a minha seja 127v, mesmo que a maquina que eu comprei é 220v, e minha duvida de ser defeito ou nao ainda continuar rsrs

obrigado pela resposta :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

speak000, observe (através do datasheet) as tensões de trabalho dos TRIACs - se eles forem para 300V é quase certo que a máquina é para 110V, agora se for acima de 400V tem uma grande possibilidade de ser pra 220V (claro, não é regra mas dá pra ter uma noção melhor). Pelo menos na minha, tem dois transformadores e neles tem a especificação de alimentação(220V). Siga também os circuitos de entrada, se for para 220V as tensões de trabalho têm que estar acima de 300V.

 

Observe que se sua máquina fosse pra 110V e tivesse ligado em 220V, já teria estourado algo. Se fosse 220V e tivesse ligado em 110V é que teria um funcionamento defeituoso da máquina.

 

E boa sorte - depois que eu consertei a minha só tenho tido alegrias, eu até adaptei um cooler dentro para resfriar os componentes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o  diagrama elétrico da minha não encontrei, mas encontrei uma da Atten 850 (é muito semelhante à minha).

 

 

Abaixo está a secção da minha que modifiquei.

 

 

image.php?di=JEIU

 

 

Eu coloquei uma chave comum (tipo liga/desliga) para inserir outro capacitor em paralelo com o C14(pintado em vermelho). Assim, com a chave desligada, fica o capacitor original (se não me engano, na minha é 100nF), com a chave ligada, é inserido em paralelo outro capacitor (não me lembro do valor que eu coloquei mas está entre 33nF e 68nF).

 

 

No geral, basta localizar o gate do TRIAC que controla a bomba, no gate terá um DIAC e junto dele o capacitor (este capacitor é que determina o tempo e consequentemente onde na curva AC que o TRIAC irá conduzir).

 

 

P.S.: este capacitor em paralelo eu coloquei para aumentar a tensão na bomba e consequentemente, aumentar a vazão de ar sem colocar os soquetes. Tem que ajustar o trimpot de forma que sem o capacitor em paralelo, com o soquete mais fino, não tenha vazão em excesso.

 

 

P.S.S: quanto ao valor que o senhor encontra, não faço ideia, mas está utilizando a escala AC? A tensão na bomba é alternada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo vlw por tudo, acho que é a estação de fabrica que é ruim mesmo ou esta com defeito na bomba liguei o compressor direito na Rede 110 e 220 e em 220 fico um pouco mais forte do que quando tava ligado na estação mais muito pouca coisa.

Pra reballing você me recomenda qual estação  ? que venha sem ferro de solda por que o dessa estação gostei bastante ae já amenizar o prejuízo que tive com ela ???.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena que não conseguiu resolver amigo. Quanto a lhe indicar não posso fazer isto pois só tenho a 850+, mas procure aqui pelo fórum que tem vários tópicos que tratam disto. Claro, antes de comprar faça uma pesquisa no Google  colocando o nome da máquina + problema; + defeito; +nao funciona... etc - assim poderá fazer uma boa compra com mais confiança, caso a máquina que queira não tenha muitos relatos de defeitos.

 

 

De já um bom fim de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, falei com uma amigo meu aqui que tem uma 702b também ele falo que é defeito realmente na bomba.

A pergunta é eu já procurei na net toda e não achei um revendedor dessas bombas vocês ae do fórum poderia me ajuda nessa ? saberia se tem algum revendedor de bomba de estação ? seja site ou loja obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bomba tem na Telecelula em 110v e 220v, foi o único lugar que achei para vender. Segue link:

 

110v

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

220v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...