Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Hackers encontram três falhas de segurança na Urna eletrônica

Avalie este tópico:


Walone

Posts em destaque

seguranca-das-urnas-eletronicas.jpegDurante essa semana, entre os dias 20 e 30 de Novembro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez o teste público de segurança das urnas eletrônicas, que serão utilizadas durante as eleições para presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais em 2018, nós do Mundo Dos Hackers chegamos a postar uma notícia sobre esse teste.

O teste em questão é para garantir que tanto o software (firmware) quanto o hardware da urna, são invioláveis e garantem a legitimidade dos votos, para isso 16 hackers (profissionais em segurança) puderam fazer alguns testes de invasão direcionados ao código fonte do sistema da urna e no hardware da mesma.

Ao concluir os testes, foram encontradas três falhas de segurança nas urnas que serão utilizadas em 2018, a falha mais grave esta na chave eletrônica de acesso a urna, que é utilizada na transferência das informações sobre os votos, o que poderia comprometer a confidencialidade do voto ou até mesmo o voto em sim, com tudo o coordenador deixou claro que os hackers não conseguiram fazer nenhum tipo de alteração no voto, e disse ainda que o ataque a essa falha, só poderia ser feito com acesso físico a urna eletrônica.

O presidente Gilmar Mendes, lembrou que essa falha de segurança esta presente apenas nas novas urnas eletrônicas, que serão utilizadas a partir de 2018, que as urnas utilizadas em eleições anteriores não possuíam a mesma falha, e que “não há motivo” para os eleitores se preocuparem com a segurança da urna eletrônica.

Vale lembrar que apenas a urna eletrônica foi testada, a rede e sistemas utilizados para transferir e apurar os votos que são “digitais”, não foram testados. Vendo pelo lado de um hacker mal intencionado ou cracker, um ataque direto a urna eletrônica não seria viável já que a mesma não possui conexão a nenhuma rede, o que seria mais viável nesse caso, seria um ataque a rede utilizada para a apuração dos votos, que poderia ser comprometida ocasionando a manipulação dos votos.

De qualquer forma, não temos escolha como o voto no Brasil é obrigatório, e como não podemos optar por votar de outra forma que não seja digital, só nos cabe confiar na urna eletrônica, sistemas e redes utilizadas durante a votação para o cargo mais importante do nosso país . 

 

Fonte:http://www.mundodoshackers.com.br/hackers-encontram-tres-falhas-de-seguranca-na-urna-eletronica

Editado: por Walone
Faltou fonte.
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...