Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony PS3 CECHL01 desliga com alguns jogos

Avalie este tópico:


Augusto7744

Posts em destaque

4 horas atrás, willianlopes disse:

@Augusto7744

Vi seu relato sobre a GPU.

Realmente nem sempre o problema é apenas os nectokin. Sempre recomendo a verificação ou troca deles por ser muito mais fácil que reball no rsx. 

Se caso tiver acesso a um osciloscópio e voce consegue visualizar se os nectokin  ou a troca por tantalos estão funcionando corretamente. Mas sem esse equipamento, sem chances de ter certeza.

 

RSX é um dos BGA mais xarope que tem pra fazer. Prefiro fazer 5 de CGPU do 360 do que 1 RSX.

 

@m4yur1

 

Engano seu. Muito muito facil de remover.

 

 

Nossa, que satisfação assistir esse video, obrigado por compartilhar, eu removia com o soprador, era um assassinato... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@m4yur1

Passei esse vídeo, mas foi só pra demonstrar. Procure outros no YT.

Esse cara é meio bruto... bate a chave nos capacitores do lado etc... Não muito recomendado kkkkkk

Vai com calma com uma chave de fenda pequena e amolada q ele vai descolando / soltando..

Soprador pode provocar um problema na região da GPU

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no meu caso adicionar os capacitores de tantalos em paralelo com os Nec Tokin nao permite ligar a maquina. Talvez os Nec Tokin estao bons e o problema seja os capacitores estufados que eu vi na lateral da placa.

Eu nao tenho interesse em reflow. Eu deixarei o reballing sendo a ultima alternativa.
Eu ja tinha visto uma pessoa comentar sobre a solda perder condutividade com o passar do tempo.
Se voce que é tecnico pode ter percebido que depois da placa CECHL a Sony começou a usar tantalos no Cell.

@willianlopes
"Se caso tiver acesso a um osciloscópio e voce consegue visualizar se os nectokin ou a troca por tantalos estão funcionando corretamente. Mas sem esse equipamento, sem chances de ter certeza."
Correto. Medir os Nec Tokin com resultado ideal tem que ter osciloscopio.

"RSX é um dos BGA mais xarope que tem pra fazer. Prefiro fazer 5 de CGPU do 360 do que 1 RSX."

Eu ja tinha visto esse metodo de retirar os Nec Tokin a frio. Vai quebra-los.
Bem se a pessoa tem tantalos para repor esse metodo de remove-los a frio é o ideal.
Logo eu digo as voltagens na placa.
Primeira vez que vejo um capacitor solido com a parte de cima estufada. Tem algo errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@willianlopes
" Relendo o a primeira mensagem fiquei com uma dúvida.Quando voce liga o VG ele da 3 beep e fica piscando vermelho ou ja desliga apagando tudo?"

Olá William. Eu agradeço muito por sua atençao as minhas mensagens visto que sou novo usuario no forum.
Eu quando postei a primeira mensagem necessitava de informaçao sobre os capacitores Nec Tokin antes de fazer qualquer alteraçao. Com a informaçao adquirida foram comprados dois capacitores de tantalo.
Eu aproveito aqui para compartilhar que comprei capacitores tantalo em uma loja na R. Sta Ifigenia e os mesmo eram muito frageis. Um quebrou o contato muito facilmente quando retirei da placa. Frageis e a preço quase tres vezes que em outros locais. Tem que ter muita cautela.
O que ocorreu é que durante os testes a situaçao da maquina piorou. Eu nao sei se foi porque ficou um ano desligado.
Ligando a maquina luz é verde e depois de alguns segundos pisca amarelo e em seguida fica piscando a vermelha sem parar. Desliga antes de dar sinal de video.
Depois de varias tentativas mostra a animaçao de inicializaçao do PS3 e desliga antes de finalizar na XMB. Depois volta a ficar desligando sem dar video.
Depois de varias vezes inicia o XMB, mas eu tenho que mover o menu para a esquerda porque se estiver no menu de jogos e mostrar animaçoes nos icones de jogo desliga logo em seguida.
Deopis mais outras varias vezes a XMB inicia e a maquina nao desliga, mas nao abre mais nenhum tipo de jogo. Apenas de iniciar já desliga a maquina.
Colocando os tantalos no RSX logo quando liga em menos de 1 segundo desliga e pisca amarelo com a vermelha piscando sem parar. Colocando apenas no Cell inicia com os mesmos erros, mas a CPU fica quente demais.
Sao no total 8 Nec Tokins. Se trocando tudo por tantalos for a soluçao vai custar um valor que nao é bom ficar arriscando.
Nao é fonte porque ja usei de outro PS3 e tem o mesmo resultado.
Nao é temperatura alta.
Reballing apenas se for a ultima alternativa.

De momento tem que ver as voltagens da fonte interna da placa.
Serio tem capacitor solido estufado nas laterais da placa.
Esses resultados parece que tem alguma peça que necessita fazer carga de energia e nao consegue por esta danificado ou problema em algum regulador que esta deixando passar voltagem abaixo ou acima do correto.
Eu farei a mediçao usando o multimetro. Cada inicializaçao faço a mediçao de voltagem de cada componente.
Eu nao vou medir corrente porque a escala do multimetro é muito baixa.
Pelo menos a voltagem e se tem algum curto dá para saber.

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto7744 Bom dia amigo como  tem dificuldades em encontrar por capacitores e acha o valor elevado talvez seja uma solução olhar no aliexpress estou lhe enviando o link para uma pesquisa...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu espero que voces tenham tido uma boa virada de ano.

 

@willianlopes
Quando voce disse sobre o problema do BGA do RSX e que prefere o CGPU do X360 é por causa das chances do BGA dar certo ?
Reballing no X360 tem maiores chances de conserto do que o PS3.

 

Eu te agradeço Romualdo pelo link que voce enviou.

 

Testar as voltagens do PS3 nao é simples devido a forma que a Sony criou a placa. O Xbox 360 é muito mais simples nesse detalhe.

Eu tinha dito anteriormente que tinha um capacitor solido com a parte de cima elevado dando a entender que esteja estufado. Eu nunca tinha visto um capacitor solido estufado e se esse esta estufado foi a primeira vez.

Os 4 capacitores do lado da placa sao 12 V. 2 do Cell e 2 do RSX.

No inicio da voltagem para o Cell os dois capacitores (circulo vermelho) estao quentes sendo um deles (verde) fica muito quente em poucos segundos. Esse que fica muito quente tem esse sinal que eu disse como se estivesse estufado. A voltagem é 12 V e nao oscila.
O componente no circulo azul é um regulador ? Em poucos segundos fica extremamente quente sendo que os outro do lado nao fica muito quentes. Os dois do RSX nem esquentam no pouco tempo que a maquina liga e logo desliga.
O positivo de todos os Nec Tokin esta dando 1 V.
Passando desses capacitores de 12 V tem um CI e tudo depois é 1 V.

Qual é o valor μF dos capacitores do circulo vermelho (Cell) e amarelo (RSX) ?
Se esta ocorrendo algum problema nesses capacitores eu imagino isso com o fato que voces mostram que pode colocar em paralelo os tantalos com os Nec Tokins e aqui se fizer isso a maquina nao liga. É como se colocando os tantalos a corrente esta alta por estar com voltagem baixa e desliga a maquina.

2.jpg

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola amigos como voces passaram de virada de ano ?

Alguem sabe que valor de capacitancia é esse capacitor de 12 volts que esta nas laterais ?

Conforme eu disse acima assim que liga em poucos segundos um deles fica muito quente.

Sera que um dos capacitores esta com problema e fazendo esse capacitor trabalhar mais do que o limite fazendo passar mais corrente por esse capacitor e ativa a proteçao da placa ou ainda esta em curto ?

Eu vou comprar esses capacitores e se alguem me der uma ajuda eu agradeço.

Eu agradeço sua atençao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto7744

 

 

Os capacitores circulados em amarelo e vermelho sao eletrolíticos smd e tem a capacitância e tensão inscritas em cima dele.

 

Sobre o circulado Azul, se trata de uma bobina da fonte que nesse caso da foto, no circuito de fonte da CPU.

 

Em 02/01/2018 às 05:49, Augusto7744 disse:

Se esta ocorrendo algum problema nesses capacitores eu imagino isso com o fato que voces mostram que pode colocar em paralelo os tantalos com os Nec Tokins e aqui se fizer isso a maquina nao liga.

 

Acredito que ao soldar esta ocorrendo um curto na trilha da placa ou está invertendo a polaridade dos tântalo.

Remove tudo e limpe tudo com malha de dessoldadora e teste o aparelho. Ele deve voltar a funcionar na forma q descreveu.

 

Depois, Remova um dos nectokin e solde 4 tantalo no lugar dele e teste. 

Com isso o ps3 deve funcionar qse normal se o problema for apenas retificação na fonte da GPU.

 

Se voltar a desligar rapidamente, poste uma foto de boa resolução na área que esta fazendo a solda dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Willian
Eu agradeço sua resposta.
Eu dei uma pausa em tentar resolver esse PS3 e hoje voltei a tentar.
Eu sou novato em eletronica e do pouco conhecimento que tenho imagino que seja problema em alguma componente que carrega ou regula voltagem devido ao modo que a maquina liga e desliga.
Nao esta parecendo que necessita de reballing na CPU e GPU.
Foi feito soldagem correta dos tantalos paralelo com os Nec Tokins.
Colocando tantalo nos Nec Tokins da CPU liga normal e nao abre os jogos e a CPU esquenta muito alem do valor normal e na GPU a maquina desliga em 1 segundo possivelmente esta aumentando a corrente e proteçao esta desligando a fonte.
Tem um capacitor que fica muito quente que esta no inicio da linha da CPU. Esse capacitor é de 12 V e estou pensando em troca-lo. Acima dele tem os seguintes valores
DH 220 CTZ.
Esse capacitor de 12 V a capacitancia é 220 ? É o capacitor da foto que esta marcado de vermelho.
Grato por alguma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há necessidade de remover seu nec, ter capacitancia baixa não que dizer que esteja com defeito(nunca peguei algum em curto), e se precisar de reballing já é outra história, primeiro precisa acrescentar tântalo pra ter capacitancia normalizada e se não resolver, aí partir pra reballing...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou comentar mais uma vez nesse topico não adianta ficar tentado no método do capacitor vai acabar arranjando outro problema nao e só eu que falei do reballing tem varios amigo ai em cima se nao fizer o reballing nesse ai nao vai nao amigo ja foi tudo explicado nos metodos dos amigos que estao te ajudando se realmente quer consertar esse game reballing e boa sorte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto7744

Amigo esta complicado tentar te ajudar.

Na resposta 27 falei para remover os nectokin da GPU e ja substituir pelo tantalo. Nao fez

Na resposta 32 pedi o valor de resistência da linha e voce nao respondeu...

Na resposta 35 pedi uma foto em alta resolução dos tantalo soldado, voce nao retornou e sumiu.

 

Sinceramente sem um osciloscópio voce nao vai conseguir ter certeza se é ripple na linha e confirmar se existe um problema de solda na gpu.

 

O defeito dessa placa CECHL01 é isso na maioria das vezes. Ja vi relatos de colegas que trabalham com reball de BGA  e que sempre afirmavam que o problema de ligar e desligar é solda da GPU e ja faziam direto sem testar  essa parte....  funcionava 1 semana - 1 mes e volta a dar o problema por falta de correção  do capacitores

 

Então... Independente se o seu problema é só ai ou não, esse circuito deve ser corrigido da maneira correta.

 

Conforme voce informa que o console ainda está dando imagem e quer ele funcionando, recomendo que voce leve ele para um técnico de confiança que tenha experiência e tenha as ferramentas corretas para analisar e corrigir o problema dessa placa.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William Lopes

Eu agradeço sua atençao em tentar me ajudar.

"Na resposta 27 falei para remover os nectokin da GPU e ja substituir pelo tantalo. Nao fez"
Eu comprei apenas 2 tantalos para testar e se tivesse alguma melhora compraria os restantes visto que no local aonde tentei comprar o preço estava um absurdo se comparado no ML ou outros locais.
Eu tentei testar outro local e deixei os Nec Tokin por ultimo.
Eu agradeço sua ajuda amigo. Eu teria feito exatamente conforme voce disse.

"Na resposta 32 pedi o valor de resistência da linha e voce nao respondeu..."
Eu sou novato em eletronica e estou aprendendo aos poucos. Eu nao sei o valor que tenho que regular no multimetro e nem qual a linha para ser medida na parte da GPU.

"Na resposta 35 pedi uma foto em alta resolução dos tantalo soldado, voce nao retornou e sumiu."
Depois do problema eu nao os recoloquei de volta visto que se colocar na GPU a maquina nao liga e na CPU esquenta alem do valor padrao.
Eu posso garantir que soldei corretamente.

"Sinceramente sem um osciloscópio voce nao vai conseguir ter certeza se é ripple na linha e confirmar se existe um problema de solda na gpu."
Verdade amigo.

"O defeito dessa placa CECHL01 é isso na maioria das vezes. Ja vi relatos de colegas que trabalham com reball de BGA e que sempre afirmavam que o problema de ligar e desligar é solda da GPU e ja faziam direto sem testar essa parte.... funcionava 1 semana - 1 mes e volta a dar o problema por falta de correção do capacitores"
Eu nao entendi direito essa ultima parte "funcionava 1 semana .. correçao de capacitores".
Voce esta dizendo que as vezes era feito reball e em uma seman voltava a ter erro porque nao corrigiu os Nectokins ?

"Conforme voce informa que o console ainda está dando imagem e quer ele funcionando, recomendo que voce leve ele para um técnico de confiança que tenha experiência e tenha as ferramentas corretas para analisar e corrigir o problema dessa placa."
Esse PS3 é o terceiro modelo que passa em minhas maos e o primeiro foi um CECHK que deu o mesmo defeito e foi feito ressolda na GPU e nao resolveu o problema ate que um dia a maquina ligou sem dar video com o led verde e depois nao ligar mais.
Depois desse caso comentei sobre esse problema para uns tecnicos e disseram que teria sido facil consertar a maquina porque era problema nos capacitores ... nao lembro exatamente se um tecnico disse "problema nos capacitores debaixo do processador". Se foi exatamente isso que ele disse vejo que tem uns capacitores embaixo do Cell, mas espero que nao seja exatamente isso.
A maquina esta ligando, mas desliga antes de iniciar totalmente o sistema.
Na pouca experiencia que eu tenho lembra muito alguma peça que faz carga de energia.
Fiz mediçoes de voltagem nas partes da CPU e GPU e esta dando 1,5 Volt na saida dos NecTokins para o Cell e da GPU.
O detalhe mais estranho é que ao ligar a maquina que estava desligada por um longo tempo tem um capacitor de 12 V na linha do Cell que esquenta demasiadamente em poucos segundos e esta como se estivesse estufado.
Eu estou tentando trocar esse capacitor e ver o que vai ocorrer. A voltagem eu sei que é 12 V, mas a capacitancia nao sei. Esse capacitor nao mostra valores de voltagem. Vou pesquisar para saber se é 220 uF.

Eu entendo o lado de voces tecnicos e todos que querem me ajudar. De momento estou tentando ver se eu consigo consertar ate chegar um ponto que levarei a um tecnico.
La no centro de Sao Paulo pesquisei alguns lugares para tentar resolver esse problema e sei de antemao que tentarao apenas fazer reball e se nao der certo nao tentar testar outras partes da maquina. Isso deixaram claro para mim. Complicado.
Na proxima semana comprarei esse capacitor. Se nao der certo tentarei comprar em algum local com preço bom os Nec Tokins. No centro esta um absurdo quase 10,00 cada um fora que um dos dois que eu comprei quebrou ao retirar da placa. Alto preço e pessima qualidade.

Eu agradeço muito a ajuda de todos voces.

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que meu comentário seja pertinente ao tópico, do contrário eu excluo:
Fiz a remoção de todos os nec e efetuei a ligação conforme as fotos, 16caps 330 em paralelo para cada BGA, porém, o aparelho apresenta o erro clássico de baixa capacitância (desliga na hora de jogar e etc), porém, ja havia colocado capacitores nessa placa antes, porém precisei remove-los para uso, mas no caso eram de 470uf e em outra "configuração", minha dúvida é:
Tem algo de errado com a minha install?
Capacitância muuuuito a mais pode acabar causando o mesmo erro? (16 de 330 =5280uf).

obs: fiz uma linha com uma dremmel no GND para poder coloca-los retos.

 

29004015_1942667562434275_1137343146_n.jpg

26693187_1942667429100955_240190468_o.jpg

Editado: por m4yur1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, m4yur1 disse:

Acredito que meu comentário seja pertinente ao tópico, do contrário eu excluo:
Fiz a remoção de todos os nec e efetuei a ligação conforme as fotos, 16caps 330 em paralelo para cada BGA, porém, o aparelho apresenta o erro clássico de baixa capacitância (desliga na hora de jogar e etc), porém, ja havia colocado capacitores nessa placa antes, porém precisei remove-los para uso, mas no caso eram de 470uf e em outra "configuração", minha dúvida é:
Tem algo de errado com a minha install?
Capacitância muuuuito a mais pode acabar causando o mesmo erro? (16 de 330 =5280uf).

obs: fiz uma linha com uma dremmel no GND para poder coloca-los retos.

 

29004015_1942667562434275_1137343146_n.jpg

26693187_1942667429100955_240190468_o.jpg

A instalação está certa, mas o ideal seria ter a capacitancia próxima dos nec (4000) tantalos (3,290)... o ideal mesmo é apenas acrescentar tântalo ao nec... esse problema pode ser solda rsx...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@m4yur1

A associação esta correta.

De acordo com esquema dessa placa, ele usa 4 Nectokin de 1200 em cada BGA.

Posso estar enganado, mas o problema ai parece ser a tensão dos tantalo usado que é código j = 6,3V

Utilize com código e = 2,5V e testa novamente.

 

@Augusto7744  O seu problema pode ser esse tbm.

 

1 hora atrás, sh4d0w4224 disse:

o ideal mesmo é apenas acrescentar tântalo ao nec...

Desculpa discordar. Mas capacitores ruins causam um fenômeno chamado ESR.

Falando a grosso modo,  um capacitor possui internamente uma resistência que com o passar do tempo vai aumentando e chegando ao ponto de ser maior que a reatância capacitiva do mesmo.

Se voce coloca capacitor em paralelo vc pode até chegar no valor da capacitância, mas a resistência alterada dos defeituosos vai continuar.

Por isso deve-se remove-los

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sh4d0w4224
"Capacitância muuuuito a mais pode acabar causando o mesmo erro? (16 de 330 =5280uf)"
A proteçao desativa a maquina se estiver ocorrendo um consumo alem do maximo permitido.

@Willianlopes
"Se voce coloca capacitor em paralelo vc pode até chegar no valor da capacitância, mas a resistência alterada dos defeituosos vai continuar."
Isso mesmo.

Tinha pensando nessa hipotese de ter colocado um tantalo de valor errado. Mais essa alem de terem me vendido de pessima qualidade esta parecendo que me deram de um valor errado.

@m4yur1
"porém, o aparelho apresenta o erro clássico de baixa capacitância (desliga na hora de jogar e etc), porém, ja havia colocado capacitores nessa placa antes, porém precisei remove-los para uso"
Voce colocou e parou o problema da maquina desligar com alguns jogos ?

Se eu trocar o capacitor de 12 V e nao ocorrer alguma alteraçao no problema nao vai ter jeito vou remover todos os Nec Tokins.
O problema de desligamento ocorre aletariamente e dá para perceber que tem algo a ver com carga de energia. Como se tem um componente tentando fazer carga e nao consegue e o processador nao conseguindo energia desse componente desliga a maquina.
O capacitor de 12 V na linha do Cell fica muito quente apenas de ligar a maquina. Tem algo errado.
Eu nao acredito que tenha algum curto na linha do Cell e do RSX.
Eu ja vi uma pessoa comentando que colocou capacitor eletrolitico no lugar dos Nec Tokins. Eu vi um datasheet desse Nec Tokin e sou novato em eletronica e o que eu entendi é que esses Nec Tokins fazem algumas funçoes que nao sao feitas em capacitores eletroliticos. Se essa pessoa trocou por eletrolitico e esta funcionando esta arriscando queimar a maquina.
Essa placa é CECHL sendo fabricaçao entre fim de 2008 para 2009 e tem chance de ter capacitor defeituoso.
Bem semana que vem comprarei o capacitor e farei o teste. Se continuar removerei todos os Nec Tokins.
Eu fui em mais da metade de todas as assistencias na Sta Ifigenia e apenas um disse que poderia ser capacitores e todos os outros apenas queriam fazer reball e diziam que "nao" ocorre problema nos Nec Tokins ou em outro local sendo "sempre" o problema na GPU.
Ficar quase 2 horas tentando encotrar um defeito nao é a opçao que a maioria espera fazer porque nesse tempo fazem outros tipos de serviços. Isso foi o que percebi. Bem nao culpo esse pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Augusto7744 disse:

e o que eu entendi é que esses Nec Tokins fazem algumas funçoes que nao sao feitas em capacitores eletroliticos. Se essa pessoa trocou por eletrolitico e esta funcionando esta arriscando queimar a maquina.

 

Eletrolíticos e tântalo fazem exatamente a mesma função.

A diferença principal na utilização é apenas o tamanho.

 

Notei que voce tem 10 creditos e consegue fazer download aqui no forum.

Vai em assinaturas e assine

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
com esses créditos grátis.

 

Recomendo a leitura desse material. Com certeza vai esclarecer o funcionamento desse circuitos e qual a função do capacitor nele.

 

Editado: por willianlopes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Em 12/12/2017 às 08:44, willianlopes disse:

@Augusto7744

 

Gostaria de deixar algumas observações.

A retificação da fonte da GPU do PS3 utiliza 4 capacitores nectokin.

Cada capacitor 0E108 é de 1000 μF totalizando 4000 μF nesse circuito.

 

Instalar apenas 2 capacitores 470μF você estará colocando apenas 1/4 do necessário.

 

Para o funcionamento sem problemas, o ideal é que tenha pelo menos 2000 μF nesse conjunto(ex:  8 de 330uf , 5 de 470μF)

 

Mais um detalhe importante é sobre soldar e dessoldar nessa região da placa.

Se aplicar calor demais com ferro ou soprador certamente voce vai ter problema na gpu. Tome cuidado ou seu probleminha vira um problemão.

 

Caro Willian. Sei que o post já é do ano passado, mas esta sua resposta foi a que melhor explicou sobre os capacitores.

Apenas me tire umas dúvidas se puder.

Numa placa cechl03 (PS3 80Gb EU/PAL) olhando a placa por cima assim que o PS3 é aberto, é possível ver 4 capacitores originais em grupos de 2 capacitores. Você diz que a retificação da fonte da GPU do PS3 utiliza 4 capacitores NECTOKIN. Os outros dois capacitores estão no verso da placa exatamente alinhados a estes dois da parte exposta?

 

Pergunto, pois vejo o pessoal trocando apenas os capacitores dessa parte que fica exposta logo que abrimos o PS3 (que seria a parte de trás do processador e da GPU)  . Trocam os 2 capacitores originais da GPU ou os 2 capacitores originais da CPU ou ainda, trocam os 4 capacitores originais, sempre por 4 capacitores de tântalo 2,5V 470μF para cada grupo de 2 NEC.

 

Qual seria a organização ideal? Em série ou paralelo e por que? O que tenho visto sempre estão em paralelo (4 x 470μF em paralelo).

 

Por fim, qual a relação entre estes capacitores e a velocidade que o cooler atua com o aparelho ligado? Vi um aparelho que a pessoa tirou o NEC TOKIN e colocou dois capacitores de 330uF. Bem aquém do que precisava. O aparelho voltou à vida, mas o cooler começa lentamente e em poucos minutos, mesmo assistindo Netflix, salta para o terceiro estágio. Ou seja, o console está aquecendo. Recomendei parar e colocar 4 x 470uF em cada chip (RSX e CELL). Com esses 8 capacitores, o console passará a esquentar menos?

 

Obrigado.

 

 

 

Editado: por Judson Júnior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Judson Júnior 

21 horas atrás, Judson Júnior disse:

Qual seria a organização ideal? Em série ou paralelo e por que? O que tenho visto sempre estão em paralelo (4 x 470μF em paralelo).

Associação de capacitores em paralelo somam. Em série a formula é outra.

 

21 horas atrás, Judson Júnior disse:

Por fim, qual a relação entre estes capacitores e a velocidade que o cooler atua com o aparelho ligado?

 

21 horas atrás, Judson Júnior disse:

Com esses 8 capacitores, o console passará a esquentar menos?

A temperatura influencia nos capacitores.

Dificilmente é ao contrário, pois se o circuito que controla essa fonte da GPU/ CPU identifica problema de ripple ele se desliga e ocorre os 3 beeps

 

Então nesse caso já existia um problema de aquecimento e com isso danificou os capacitores nectokin.

 

Trocamos os nectokin por tantalo e devemos verifica os dissipadores. Caso esteja acelerado mas o ar sai frio, existe um problema na transferência de temperatura que pode até ser aquele fixado no Die da GPU.

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

OLA BOM DIA, SOU NOVO AQUI, E GOSTARIA DE AJUDA RS...

 

TENHO UM FAT CECHL01, TROQUEI TODOS OS NEC DE CIMA E DE BAIXO DA PLACA, PARA CADA NEC OE108 DE 1000UF, COLOQUEI 3X TANTALOS DE 470UF. 

 

NA SOMATÓRIA TOTAL, FICOU 24 TANTALO DE 470UF= 11280UF.

O PADRAO ORIGINAL ERA 8 NEC DE 1000UF= 8000UF.

 

PORÉM O VIDEO GAME DESLIGA EM JOGOS COMO GTA, APÓS AS CENAS O MAPA ABRE, E O VIDEOGAME APAGA. 

 

ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...