Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
smile_atencao_100.png   

Faça Perguntas. Ajude outros usuários.

A Comunidade está aqui para te ajudar ->  PARTICIPE !!! 

Salla Camilo Junior

resolvido caixa amplificada ciclotron prc 360 queimando transistores de saída

Avalie este tópico:

Posts em destaque

caixa amplificada ciclotron prc 360 queimando transistores de saída .

a caixa chegou na oficina com todos  os 4 tips  [ 41 -42 ]de saída queimados. o  bd140 e + 2 bd 139  estavam em curto também, efetuei a troca de todos componentes que estavam danificados na placa, após a verificação de todos os curtos da placa serem sanados notei que o trafo estava aberto, [queimado]. levei então a um profissional que enrolou o trafo novamente, ai montei toda caixa e queimaram tudo novamente com apenas o acionar da chave... bom foi ai que notei que se isolasse o trafo da carcaça tudo se resolveria,  isolei então, e a caixa funcionou normalmente, ai no dia seguinte fui ligar ela e deixei o botão do potenciometro quase na metade, mesmo sem sinal de entrada o falante deu um estralo como se fosse aplicado uma tensão dc nele e no mesmo segundo os transistores de saida queimaram [ explodiram ] . desde então não estou conseguindo resolver este defeito. 

Editado: por Salla Camilo Junior

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

@Salla Camilo Junior , amigo como esta está caixa? Os tips estão com a mica de isolação? Mede o coletor ao terra para ver se esta dando curto, outra verifica os resistores baixos 0,47 para ver se não estão abertos. Baixa o esquema para auxiliar melhor. Olha esta foto se da para ajudar.

ciclotron prc 360.png

Editado: por rampa

Compartilhar este post

Link para este post

@Salla Camilo Junior , outra coisa que deve sempre ficar atento, o auto falante, verifica o valor ôhmico, eu sempre meço e empurro o cone para ver se não esta raspando a bobina, se tiver duro em curto ou raspando e certeza que vai queimar a saída novamente. Outra dica que dou é sempre usar uma lampada em serie para testar o amplificador, uma lampada incandescente de 150 watts já é suficiente para esse modelo, assim você não perde os transistores se algo estiver errado.  Qualquer duvida estamos aqui para ajudar.

Editado: por rampa

Compartilhar este post

Link para este post

@Salla Camilo Junior notei q vc tem em mãos o modelo prc360 e o esquema é da nprc360 e não lembro se são extamente iguais,mas se forem parecidos confira o trimpot de ajuste 0v,confira tambem na saida o capacitor de 2.2uf na saida se tem fuga e pode ate levanta-lo pra teste e conferir os 3 diodos 1n4003 e resistores de 22r e 390r.

Compartilhar este post

Link para este post

@Salla Camilo Junior também verifique a tensão que o transformador ta mandado,pois quando ela ta original ela trabalha perto do limite que os tip 41 e 42 suporta,se o transformador tiver mandando uns 3 volts amais já é suficiente para queimar os tips,eu tive um problema parecido,quando eu mandei enrolar o trafo ele voltou 40+ 40 e o normal era 35+35.

Editado: por jean alves dos reis

Compartilhar este post

Link para este post
Em 30/01/2018 às 19:13, rampa disse:

@Salla Camilo Junior , amigo como esta está caixa? Os tips estão com a mica de isolação? Mede o coletor ao terra para ver se esta dando curto, outra verifica os resistores baixos 0,47 para ver se não estão abertos. Baixa o esquema para auxiliar melhor. Olha esta foto se da para ajudar.

ciclotron prc 360.png

Compartilhar este post

Link para este post
Em 30/01/2018 às 19:28, rampa disse:

@Salla Camilo Junior , outra coisa que deve sempre ficar atento, o auto falante, verifica o valor ôhmico, eu sempre meço e empurro o cone para ver se não esta raspando a bobina, se tiver duro em curto ou raspando e certeza que vai queimar a saída novamente. Outra dica que dou é sempre usar uma lampada em serie para testar o amplificador, uma lampada incandescente de 150 watts já é suficiente para esse modelo, assim você não perde os transistores se algo estiver errado.  Qualquer duvida estamos aqui para ajudar.

valeu amigo, boa dica, mas era outro defeito o causador, vou postar nos comentarios abaixo 

Compartilhar este post

Link para este post
Em 07/03/2018 às 21:37, jean alves dos reis disse:

@Salla Camilo Junior também verifique a tensão que o transformador ta mandado,pois quando ela ta original ela trabalha perto do limite que os tip 41 e 42 suporta,se o transformador tiver mandando uns 3 volts amais já é suficiente para queimar os tips,eu tive um problema parecido,quando eu mandei enrolar o trafo ele voltou 40+ 40 e o normal era 35+35.

é amigo o meu foi o mesmo problema com enrrolador, não havia mais o que medir, tudo legal, tensão de 0v de saida tudo ok mais ela queimava quando aumentava o volume, ela me deu maior dor de cabeça, sabe aquele defeito bobo mais que mata o tecnico de loucura kkk foi meu caso, cheguei a conclusão de tanto medir re medir, que o transformador tava fazendo a cagada, ele liberava a tensão correta, porem quando precisava de mais corrente ele surtava e queimava tudo que tinha pela frente e principalmente os bd 139-140 e os tips 41-42, era um regaço total, ai adaptei um transformador de um aparelho da sony , ele fornecia 25+25, coloquei e troquei os capacitores de entrada e ficou trabalhando legal na faixa de 30v , testei o aparelho na oficina até o maximo que pude, não ficou destorcendo, não faltou potencia nem teve queda de tensão, dei como solucionado. mas que quase me deixou louco quase deixou... ai abri o trafo pra ver e nada, não achei onde estava a falha no enrrolamento.... bom fica a dica ai pra galera... abrigado a todos que me ajudaram.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...