Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte real Cougar RX500 (500watts) / 5vsb entregando 1.43 volts

Avalie este tópico:


eduardogarcia234

Posts em destaque

Após dica do amigo @danhtml, fiz a substituição de um componente gerador de pulsos (que acredito que seja responsável por gerar os 5 volts de stand by), pelo modelo TNY280PN, fiz a troca de um fusistor aberto e a fonte passou a me entregar cerca de 1.43volts na saída 5vsb. A mesma não liga.

 

Testei todos os mosfets / transistores presos nos dissipadores de calor e todos estão OK ao teste de chaveamento no multímetro, testei diodos, capacitores, resistores e transistores ao redor e não consigo achar nada suspeito, a análise visual não traz nenhum outro componente avariado e estou sem pistas. (Ja tirei tanto componente pra testar e todos estão ok, nao consigo achar nada) 

 

Estou realmente engatinhando em matéria de fontes chaveadas, principalmente fontes ATX ( o que acaba complicando um pouco mais nas fontes reais dado o numero de componentes e circuitos ali presentes), gostaria de pedir auxilio de quem conhece e tem experiência, que possa me ajudar, casos comuns com sintomas parecidos, ou quem já pegou essa fonte e conheça o circuito e possa dar dicas, ficarei extremamente grato!

Editado: por eduardogarcia234
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, edward linux disse:

@eduardogarcia234  o ic  esta sendo alimentado ?  veja no datasheet  dele qual é o pino vcc e check si tem tensão 

 

Bom dia, sim o CI está sendo alimentado, sua saída segundo o datasheet (pino 2, BYPASS/MULTI-FUNCTION) gera 5.85, e após passagem por um resistor SMD 1.4ohms, vai direto pra um opto acoplador, que inclusive me questiono se eles não queimariam nessa tensão!? (existe algum método de testes prático em optoacopladores?)

 

Segundo meu pouco conhecimento, o problema estaria na geração do pulso, ou seja, antes do opto acoplador ?

Editado: por eduardogarcia234
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No datasheet do opto há um circuito de teste.

 

Simples de fazer...

 

Screenshot_20171212-155901.png

 

Nos pinos do LED basta uma corrente específica do componente para aciona-lo de forma intermitente, um circuito astável com 555, por exemplo ou ainda uma simples chave on/off.

 

Nos pinos do transistor usar uma carga conforme as especificações do transistor e usar uma carga, medir fuga, corrente, corte e saturação.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fusistor abriu por algum motivo (a função é abrir mesmo caso haja curto)... Verifique os componentes após o fusistor...

 

Com o fusistor (no caso o fio), qual a tensão? Remova-o e verifique a tensão no capacitor principal.

 

Verifique com osciloscópio se o ci de pwm está fornecendo o sinal.

 

Flw.

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, nagkiller disse:

O fusistor abriu por algum motivo... Verifique os componentes após o fusistor...

 

Com o fusistor (no caso o fio), qual a tensão? Remova-o e verifique a tensão no capacitor principal.

 

Verifique com osciloscópio se o ci de pwm está fornecendo o sinal.

 

Flw.

 

Posso verificar a tensão e os componentes nessa trilha, mas infelizmente não tenho osciloscópio pra o teste apropriado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tirei um componente de uma PCI auxiliar da fonte, o CM6800, vi que ele controla função de PWM e PFC.

 

Vi no Datasheet algumas informações a respeito de vref, vi as tolerâncias de alimentação e fiz um teste injetando 12v no pino 13, e tentei ler 7v no pino vref (pino 14). mas não tive essa leitura (li algo em torno de 0.60v).

 

Meu multímetros tem função de frequencímetro (hikari hm-2030), mas também não consegui ler frequência nenhuma nos pinos que se referiam a PWM (pino 11), e nos outros pinos, sem sucesso.

 

datasheet do componente:

CM6800.pdf

 

Alguém conhece esse componente que possa contribuir com informações? é seguro trocar ou eu não fiz um teste apropriado?

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 11/12/2017 às 22:54, eduardogarcia234 disse:

Após dica do amigo @danhtml, fiz a substituição de um componente gerador de pulsos (que acredito que seja responsável por gerar os 5 volts de stand by), pelo modelo TNY280PN, fiz a troca de um fusistor aberto e a fonte passou a me entregar cerca de 1.43volts na saída 5vsb. A mesma não liga.

 

Testei todos os mosfets / transistores presos nos dissipadores de calor e todos estão OK ao teste de chaveamento no multímetro, testei diodos, capacitores, resistores e transistores ao redor e não consigo achar nada suspeito, a análise visual não traz nenhum outro componente avariado e estou sem pistas. (Ja tirei tanto componente pra testar e todos estão ok, nao consigo achar nada) 

 

Estou realmente engatinhando em matéria de fontes chaveadas, principalmente fontes ATX ( o que acaba complicando um pouco mais nas fontes reais dado o numero de componentes e circuitos ali presentes), gostaria de pedir auxilio de quem conhece e tem experiência, que possa me ajudar, casos comuns com sintomas parecidos, ou quem já pegou essa fonte e conheça o circuito e possa dar dicas, ficarei extremamente grato!

Olá amigo.

Desculpa na demora em responde.

mande uma foto da sua fonte que vou marcar exatamente o que troquei, pois quando fiz o reparo não consegui postar as fotos e a fonte ja está com o cliente e até hoje não apresentou mais problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...