Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Notebook LG LGR51 | DA0QL8MB8E0 REV E | Instavel.

Avalie este tópico:


InfoJconnect

Posts em destaque

Bom dia pessoal, estou com essa maquina na bancada e o caso dela é o seguinte, se a maquina fica um tempo desligada coisa de uns 2, 3 minutos e eu plugo o carregador a maquina vai acender o led de energia e seu eu apertar o botão power a maquina vai ligar e funcionar normalmente, mas se eu desligar, ou cair a energia a maquina não acende o led e não liga tbm, ai eu tenho que esperar mais um tempinho dai eu plugo novamente o led e a maquina acende o led e liga normalmente. verificando as tensões de quando a maquina liga e quando ela não liga o mosfet PQ41.
Quando a maquina liga eu tenho 28v no pino 1, 19v nos pinos 2,3 e 4. Quando ela não liga eu tenho, 2,4v no pino 1, 19v no pino 2 e 4, e 4,20v no pino 3.
Eu gostaria de saber se eu posso trocar esse mosfet(PQ41):
Link do : 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Por esse outro mosfet:

Link do: 

 

Esse é o esquema que estou utilizando:

 

Editado: por InfoJconnect
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@InfoJconnect boa tarde pode trocar sim! mas não esqueça de conferir o canal se P ou N e confira o datasheet dos dois pra ver se são da mesma voltagem e amperagem, se não funcionar veja se tem os 19v na linha do jack quando a maquina não liga e veja até onde ela chega.

Editado: por cristi
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm... isso é fumo de analisar, eu tinha uma CPU que fazia isso fiquei com ela quase 1 ano com esse defeito, mas quando estava no curso resolvir mecher conserta a msm. E o defeito era no SIO, mas pode ser bios como o amigo @rogeriofb2014 citou acima, vc vai ter q ir tirando por etapa

 

1º lave os componentes com alcool isopropilico 

2º regrave a bios, e se possivel troque o chip

3º troque o processador pra ver se continua

4º troque o sio

 

foi esses passo que fiz para chegar na solução, analise de circuito dessa forma que a placa está vai te demandar muito tempo e tempo na bancada vale dinheiro!

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, InfoJconnect disse:

Fiz a troca do chip da bios e apresenta o mesmo problema, vou trocar o processador pra ver, o SIO aparenta estar ok, mas vou ver se tenho um pra trocar, mas assim notei que o U3 umas das perninhas está preta da oxidação, será que pode ser ele?

Hm... se tiver meio oxidado então sugiro que vc lave a placa com água e sabão neutro e enxugue com secador de cabelo se tiver uma estufa e melhor ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@InfoJconnect Amigo umidade e oxidação na placa é sempre garantia de problemas. Lavar a placa é um bom caminho para esta caso como recomendou nosso colega@Liipe ☺ Você pode secar a placa no sol, na estufa ou fazer forno nela. Embale a placa com papel alumínio para proteger os componentes sensíveis ou coloque em uma forma de alumínio e cobra com o papel referido. Gradue o forno para 180º e deixa lá por 15 minutos. Ao remover, deixe a placa ventilando para resfriar, depois disto estará pronta para montagem.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, seguinte fiz a limpeza e continua na mesma, mas seguinte eu encarnei nesse PQ41 ?,  fiz o seguinte com a placa ligada na fonte e verificando que o led não está acesso, peguei a pinça (com o coração na mão haha) encostei uma ponta no pino 4 do PQ41 e dei um toquinho com a outra ponta de pino 1 e pronto acendeu o led(lembrando que quando a placa acende o led ela vai normal e quando não acende ele não liga), então estou achando que esse mosfet não está chaveando mas não possuo outro pra troca porque o que eu tinha aqui testei nessa placa e não dei, tem algum jumper que eu possa estar fazendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/12/2017 às 10:00, InfoJconnect disse:

Quando a maquina liga eu tenho 28v no pino 1, 19v nos pinos 2,3 e 4. Quando ela não liga eu tenho, 2,4v no pino 1, 19v no pino 2 e 4, e 4,20v no pino 3.
Eu gostaria de saber se eu posso trocar esse mosfet(PQ41):

esses testes foi feito somente com a fonte e sem bateria certo ?

veja os sinais quando da problema e quando n da problema no PQ3 ACOK#
e no PR19 ACOK_IN veja a tensão dos dois lados da resistência.
 veja tbm o PU3 vout.

pode ser um problema do charger se tiver um ai para testar... mas esses testes q passei é para ver os sinais 

Editado: por Harvorax
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harvorax PQ3 não tem a tenção ACOK# tanto quanto funciona e não funciona, ele tem tensão no pino3 que é de 28v quando funciona e 2,4v quando não funciona.
PR19 tem tensão de 2,4v oscilando até 3,2v quando não funciona, e 28v quando funciona, essas tensão apresentam em ambos lados do resistor.

PU3 tem 28v tanto quando liga quando não liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...