Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung - J7 J700M/DS - Travado na logo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde, pessoal!

Estou com um J7 na bancada que, ao ligar, fica travado na logo.

Não entra em modo de restauração mas entra em modo download

Já passei o Odin nele, tanto arquivo home como os quatro arquivos separados.

Já entrei no modo download via teclas e via JIG.

Mas o defeito persiste.

Verificando o manual de serviço, tópico "Initial Failure", os passos são:

* Re-software (Feito)

* Encontrar 1,8V no C3057 - Capacitor próximo da memória (OK)

* Então o próximo passo indicado é medir a frequência e forma de onda do OSC4000.

 

Não tenho osciloscópio ou frequêncímetro específico. Uso meu multímetro Victor 88E que, teoricamente, vai até 30Mhz

O manual não indica a frequência desse cristal mas fui medir mesmo assim.

Com o aparelho ligado, ponta preta no GND e ponta vermelha nos polos "positivos" seja do C4126 ou C4072, o multímetro fica zerado. Com as pontas "no ar" ele fica oscilando em torno de 60hz.

 

Não costumo medir cristais com frequência (rá!) então fiquei na dúvida se, de fato, esse cristal está morto ou se estou cometendo algum erro na medição.

 

Outro comportamento incomum que percebi, mas que não sei se pode ajudar em algo é que, quando ele liga, o logo aparece, a tela apaga por cerca de 3~5 seg e volta. Quando entro no modo download ele faz a mesma coisa.

 

Desde já, obrigado!

Esquema1.JPG

Esquema2.JPG

WhatsApp Image 2017-12-29 at 17.17.59.jpeg

WIN_20171229_17_06_39_Pro_LI.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Kempin ,

 

A frequência desse cristal é de 19.2 MHz, segundo o manual de serviço.
 

Os pontos de medição do Cristal são: XO_IN_19.2MHz --C4082 e XO_OUT_19.2 MHz -- C4083.

 

Já tentou ligá-lo sem o display?

 

Refaça o teste o nos informe o resultado.

 

Editado: por Jef57
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @Jef57 !

 

Cara, será que estamos nos baseando no mesmo manual de serviço?

 

Acredito que você está seguindo o manual do J700H que, a meu ver, é diferente do J700M. Estou me baseando no manual de serviço do J700F que, inclusive, é a serigrafia impressa nessa placa (apesar da etiqueta ser J700M).

 

Ainda, o troubleshooting de Initial Failure é diferente entre o J700F e o J700H. Tenho os dois manuais aqui e no J7000H ele pede pra medir a tensão num capacitor C4049 que nem vem instalado na placa do J700F. A própria localização do cristal é diferente nos dois esquemas.

 

No esquema do J700F, o C4082 está na linha do pino VIO e o C4083 na linha do pino INBUCK do U4004.

 

Quanto a ligar sem o display, sim, fiz isso, inclusive fiz a medição sem display. O consumo na fonte assimétrica fica em torno de 150mA e não passa disso.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Kempin ,

 

Em ambos os manuais de serviço utiliza-se o mesmo PMIC, sendo assim, o cristal é de 19,2MHz.

Já utilizou a escala de frequência alguma outra vez com esse multímetro? Ele está oscilando, pois sem ele o ATC não liga. Agora se está na frequência certa é outra coisa.

 

Aconselho trocar esse Cristal. ( Faça uma isolação térmica na EMMc, Processador e PMIC pra evitar qualquer dano)



 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @Jef57 ! Primeiramente, feliz ano novo.

 

 

Cara, estou desconfiado do meu multímetro mesmo. Peguei a placa de um J5 que está ligando, chequeei o OSC4000 dele (também 19,2Mhz) e o multímetro também zera.

 

No final das contas, um osciloscópio parece fazer falta nessas horas...

 

De qualquer forma, agradeço pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara pega um rom original sammobile caso ainda tenha duvidas tem essa programa que e da samsung smart switch

porem nei todos as rom passa por ele mais garantido e , pela sammobile ,. coloca ha jig pela jig e entra em modo factor n em odion , acho melhor pra , reduzir as duvidas verifica ha versão do odin recomendada .,.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jef57 Olá amigo, defeito sinistro esse hein, acabei de fazer a leitura do tópico do colega e acredito que não seja o Cristal, pois o Cristal com defeito daria a placa por morta e não inicializaria o sistema como tal esta fazendo, o que pode estar ocorrendo é ser um defeito de Software ou a memoria Emmc danificada, por mais que a re-instalação do software se complete pela Odin e a memoria esteja danificada ela não iniciará, o que ocorre nesse sintoma é que o Boot inicial está tendo porém não encontra o sistema instalado no aparelho. 

Seria bom ter uma J-TAG ou uma BOX para tentar o reparo de software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, amigos! Vamos por partes...

19 horas atrás, Jef57 disse:

O que o cliente relatou sobre o ATC antes do defeito? 

 

Relatou esse comportamento. Segundo ele, começou do nada. Perguntei se caiu ou molhou, se percebia aquecimento fora do normal e o cliente me disse que não.

Porém, ele já levou em outra assistência antes de trazer pra mim, então não sei o que já foi tentado antes.

 

19 horas atrás, Jef57 disse:

Tenta ao menos umas três Rom's diferentes.

 

18 horas atrás, @xnetsolucoes disse:

cara pega um rom original sammobile caso ainda tenha duvidas tem essa programa que e da samsung smart switch

porem nei todos as rom passa por ele mais garantido e , pela sammobile ,. coloca ha jig pela jig e entra em modo factor n em odion , acho melhor pra , reduzir as duvidas verifica ha versão do odin recomendada .,.

 

Até o momento, tentei com duas ROMs com 4 arquivos separados, baixadas através do SamFirmware, uma Android 6 e outra Android 5. Também tentei com duas do SanMobile, a mais nova e a mais antiga disponíveis para o Brasil, também Android 6 e 5.

Utilizei Odin 3.10.7 e 3.11

Tentei tanto com JIG como pelo modo Odin comum.

 

Um detalhe que não eu não tinha mencionado, o cliente me disse que, depois de dar o problema, quando ele tentava carregar a bateria, ao conectar o carregador, o celular inicializava e entrava "em uma tela com coisas escritas". Pensei que poderia ser o modo de restauração ou download mas, isso não aconteceu nenhuma vez comigo para confirmar. Mesmo antes de tentar qualquer restauração eu tentei fazer carga e não chega a mostrar o progresso de carregamento.

 

Por esse detalhe, até pensei em tirar o conector de carga (que, aparentemente, está perfeito) para o caso de, misteriosamente, estar dando alguma resistência entre os pinos (fiz limpeza na placa, a propósito), mas sei lá...

 

17 minutos atrás, o__rionTG disse:

@Jef57 Olá amigo, defeito sinistro esse hein, acabei de fazer a leitura do tópico do colega e acredito que não seja o Cristal, pois o Cristal com defeito daria a placa por morta e não inicializaria o sistema como tal esta fazendo, o que pode estar ocorrendo é ser um defeito de Software ou a memoria Emmc danificada, por mais que a re-instalação do software se complete pela Odin e a memoria esteja danificada ela não iniciará, o que ocorre nesse sintoma é que o Boot inicial está tendo porém não encontra o sistema instalado no aparelho. 

Seria bom ter uma J-TAG ou uma BOX para tentar o reparo de software.

 

Obrigado pela resposta, @o__rionTG. Infelizmente, ainda não tenho box.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jef57 disse:

@Mateus Kempin ,

 

Ele não está carregando? 

 

Ele não mostra o percentual de carga quando conecto o cabo USB, trava na logo também, mas passa corrente... conectei ele nesse momento e está dando 0,36A, mas a bateria já estava com carga praticamente completa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIZANDO

 

Ontem, depois de colocá-lo no carregador, deixei o aparelho ligado, travado na logo, como de costume. Tirei o carregador e deixei assim. Pensei: "Deixo descarregar a bateria essa noite que amanhã verifico se o consumo no carregador vai ser maior"

 

Para minha surpresa, cerca de 1 hora depois, ele saiu da logo e entrou na dita cuja "tela com coisas escritas" que o cliente me relatou. Ele apareceu a tela azul de "Installing system update" e depois caiu no modo recovery. Detalhe, na descrição do sistema ele indica Android 6.0.1, sendo que a última ROM que eu passei pelo Odin era Android 5. alguma coisa.

 

Os botões de volume não respondem e dá a seguinte mensagem de erro:

 

Failed setting up dirty target

dm-verity verification failed...

 

Seguem fotos em anexo.

IMG_20180103_191102.jpg

IMG_20180103_191359.jpg

Editado: por Mateus Kempin
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Kempin Conforme dito defeito no software... Tente  aplicar o arquivo o cf_auto_root e veja se recupera. Isso é um defeito no kernel do sistema. 

Aqui segue um site com a lista de modelos e arquivos para usar, baixa o arquivo correspondente e no ODIN coloca em AP e passa o odin, abaixo segue um vídeo. 
 



Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...