Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Macbook Pro A128 - 820-2936-B - Não Carrega e Não Liga

Avalie este tópico:


taboas

Posts em destaque

Peguei esse Macbook pois não carregava. Testei com 2 carregadores originais e o mesmo continuou sem carregar.

Quando abri vi que tinha um capacitor destruído (Foto01), realizei a substituição e voltou a ligar mas sem carregar, fui para o chip F2117LP (Foto02) fazendo um reflow e voltou a carregar e estava funcionando 100%, passei o orçamento mas meu cliente que não autorizou o serviço, então desfiz tudo que fiz e entreguei o equipamento. Agora ele alega que eu entreguei o equipamento sem ligar e que antes ligava e está me incomodando muito com isso, pra ele parar de me encher o saco pedi que trouxesse o Macbook que colocaria os componentes de novo e iria entregar assim mesmo, só para parar de me atormentar. Depois de colocar tudo de volta, agora o macbook não liga mais, não tenho fonte assimétrica para injetar tensão, nem osciloscópio, já vi que o BIOS tem tensão 3v, já atualizei o BIOS, o led do carregador fica sempre verde.

Sempre fui de pesquisar bastante e em alguns casos até me aventurar trocando um componente ou outro. Não sei como me achar na placa sem marcação dos componentes, aquelas que tem marcação eu até sigo o Datashet e vou me virando, mas de Mac...sem chance. ....será que alguém pode me dar uma luz?? Pelo menos me dizer qual caminho seguir???? Tenho fonte original e multímetro!

 

IMG_5287.JPG

IMG_5288.JPG

Editado: por taboas
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tente lavar bem a placa e colocar numa estufa.

 

Se não tiver estufa o jeito é usar um secador de cabelos deixar esfriar um pouco e novamente secador até ter certeza que está completamente seca.

 

Por você mexer muito pode ter ficado alguma sujeira na placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega somente uma orientação se você permite.

 

Eu costumo fazer assim, mas como você está começando em macbook não sei se aplica.

 

Quando eu pego um Macbook

 

Sem ligar

 

1 - Eu coloco minha fonte de teste na vista do cliente e se não acender o led verde eu já passo ou orçamento prévio, se ele aprovar eu mexo, mas aviso logo que pode precisar substituir a placa e o custo da placa.

 

Por que assim dá para sentir o que o cliente quer

 

2 - Se veio de outra assistência então tem que abrir na vista do cliente e conferir tudo, Senão você terá que pagar memoria, HD, etc para o cliente

 

Aparelho que nem liga e vem de outra assistência, tem muita bronca, tipo você conserta o defeito e depois a tela não liga, trocaram a tela. Então é bom pegar um marcador e mandar o cliente assinar o nome na tela.

 

Colegas são tantos problemas nesta área que sou incapaz de listar todos aqui.

 

 

Editado: por Roberto275803
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Noce Não tenho credito para comprar o BoardView - Macbookpro A1278 - 820-2936, mas coloquei no google e consegui baixar (Com BoardView aprendi mais uma coisa nova). Já consigo identificar os componentes.

 

@Roberto275803Pensei nisso também, mas quero primeiro ver se tem todas as tensões antes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roberto275803 Obrigado pela orientação amigo com certeza seguirei os conselhos.....

 

@Paulo Noce As bobinas que consegui identificar:


L7220 = 3.31V
L7260 = 0.0V
L7330 = 0.0V
L7550 = 0.0V
L7510 = 0.0V
L7520 = 0.0V
L7760 = 0.0V
L7770 = 0.0V
L3895 = 0.0V
L7100 = 0.0V
L7630 = 0.0V
L9701 = 0.0V
L7700 = 0.0V
L7030 = 12.55V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, curtolo disse:

@Roberto275803 , Roberto, Roberto, vc tá precisando formatar seu pc...  kkkkkkkkkkkk

 

Aqui tá tudo em ordem, não tem nenhuma mensagem duplicada!!

 

Depois que eu postei este alerta foi corrigido, não foi problema aqui não desta vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@taboas

 

Como vc não tem nada para visualizar se a máquina chegou a ligar ou não, coloque o multímetro na L7260  e ao ligar a fonte no magsafe, meça a tensão. Veja se vai a 5v e depois zera ou fica variando.

 

Caso não tenha nada, retire o resistor R7913 e ligue a placa e veja se tem os 5v nesta bobina.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega também é possível que o seu  reflow ("chip F2117LP (Foto02) fazendo um reflow"), tenha ido para o espaço, então o ideal agora seria fazer reballing no F2117LP

 

Se você não tem o stencil eu costumava fazer uma técnica que dava certo:

 

1 - limpo o chip e removo a solda lead free depois aplico fluxo e faça uma bola de solda nova na ponta do ferro e vou passando no chip de modo a deixar um leve excesso de solda nos pad's e faço o mesmo na placa depois é só alinhar o chip lugar e soldar de volta.

 

Eu já peguei uma porção de placas com defeito nele, eu tenho 2 aqui mesmo que funciona tudo menos carregar a bateria e o defeito é o SMC.

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Roberto275803 disse:

Colega também é possível que o seu  reflow ("chip F2117LP (Foto02) fazendo um reflow"), tenha ido para o espaço, então o ideal agora seria fazer reballing no F2117LP

exatamente...como ele fez reflow pode ser que ainda tenha solda fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Paulo Noce disse:

@taboas

 

Como vc não tem nada para visualizar se a máquina chegou a ligar ou não, coloque o multímetro na L7260  e ao ligar a fonte no magsafe, meça a tensão. Veja se vai a 5v e depois zera ou fica variando.

 

Caso não tenha nada, retire o resistor R7913 e ligue a placa e veja se tem os 5v nesta bobina.

 

Coloquei o magsafe e ficou em 0v na L7260.

Vou tirar esse R7913 e no mesmo tem 3.46v

 

 

 

23 minutos atrás, Roberto275803 disse:

Colega também é possível que o seu  reflow ("chip F2117LP (Foto02) fazendo um reflow"), tenha ido para o espaço, então o ideal agora seria fazer reballing no F2117LP

 

Se você não tem o stencil eu costumava fazer uma técnica que dava certo:

 

1 - limpo o chip e removo a solda lead free depois aplico fluxo e faça uma bola de solda nova na ponta do ferro e vou passando no chip de modo a deixar um leve excesso de solda nos pad's e faço o mesmo na placa depois é só alinhar o chip lugar e soldar de volta.

 

Eu já peguei uma porção de placas com defeito nele, eu tenho 2 aqui mesmo que funciona tudo menos carregar a bateria e o defeito é o SMC.

Da primeira vez ele ligava e não carregava, depois que fiz o reflow voltou a carregar...só depois que retirei os componentes ele não ligou mais...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@taboas Os capacitores que estavam com problema era na linha dos 16/12v. Neste momento vc não tem mais problema nesta linha.

 

Faça o reballing no smc, mas antes retire o resistor e veja se libera a linha de 5V na L7260.

 

Preste muita atenção ao fazer este reballing. Esta placa não tem serigrafia de posicionamento do bga. Se for o caso antes de tirar o bga, tire uma foto bem próxima e depois faça uma comparação para poder posicionar o bga.

Captura de tela 2018-01-01 21.41.57.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Paulo Noce disse:

@taboas Os capacitores que estavam com problema era na linha dos 16/12v. Neste momento vc não tem mais problema nesta linha.

 

Faça o reballing no smc, mas antes retire o resistor e veja se libera a linha de 5V na L7260.

 

 

 

Ok, meu soprador não está esquentando o suficiente. Amanhã pela manhã irei pegar o do meu trabalho e posto o resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...