Jump to content

em análise Asus/ H61M-A/ liga gira o cooler e para.

Rate this topic

Share

Recommended Posts

Estou com a placa asusH61M-A que ao ligar gira o cooler e em seguida para.

Fiz um jumper entre fio verde+preto a placa ligou mas o fiz sem o processador

apenas para medir as voltagens. OS fets de entrada que alimenta o processador

todos tem 11,7v e três dos quatro fets de saída medem 1,05v e um deles 0v.

Ver iamgem.

asus h61.jpg

Digo q seria interessante vc dar 1 boa limpeza nessa placa pra começar pois pela foto ela parece 1 pouco empoeirada,pode não ser a raiz do problema mas 1 boa limpeza ja ajuda na inspeção visual.Sobre o mosfet q tem 0v,qual deles é?Geralmente ele tem suas bobinas interligadas então se existe tensão nos outros suponho q nele deveria haver tambem a não ser q a bobina correspondente a ele esteja aberta oq é bem improvavel,se puder meça outra vez pra tirar a duvida de mal contato nos tesminais na hora da medida,se não me engano estou com 1 placa igual funcionando,se eu ainda estiver com ela por aqui vou tentar medir essas tensões pra comparar.

2 horas atrás, samuelrios disse:

Digo q seria interessante vc dar 1 boa limpeza nessa placa pra começar pois pela foto ela parece 1 pouco empoeirada,pode não ser a raiz do problema mas 1 boa limpeza ja ajuda na inspeção visual.Sobre o mosfet q tem 0v,qual deles é?Geralmente ele tem suas bobinas interligadas então se existe tensão nos outros suponho q nele deveria haver tambem a não ser q a bobina correspondente a ele esteja aberta oq é bem improvavel,se puder meça outra vez pra tirar a duvida de mal contato nos tesminais na hora da medida,se não me engano estou com 1 placa igual funcionando,se eu ainda estiver com ela por aqui vou tentar medir essas tensões pra comparar.

@samuelrios, Destaco o fet que não tem voltagem. Agradeço as dicas e orientação.

h61 2.jpg

39 minutos atrás, Voraz disse:

Realmente pode ser a bobina aberta ou mesmo o mosfet que não esta apresentando tensão, retire fora da placa e efetue os testes.

@Voraz, retirei o fet e como "bom" aprendiz, veio junto parte da trilha do gate. e segundo os teste este fet está bom.

Agora uma pergunta que não quer calar, achando a causa do problema dá para resolver o caso dá trilha rompida?

Se não houve chances vou com essa e vou para outra. Essa placa é minha mesmo. Ela é um bom "laboratório" para aprendizagem.

1 hora atrás, samuelrios disse:

Mostre 1 foto nitida da trilha q arrancou.Me diga se ela gira e para a ventoinha quando vc faz curto nos fios verde e preto ou se é quando aciona pelo power sw.Fez o teste sem o conector 12v do processador?

@samuelrios, ao fazer o curto entre os fios treto+verde a ventoinha roda e não para. Acionar o botão power roda e para.

Quanto ao teste sem o conector de 12v roda e para usando o botão liga/desliga. Mas com jumper funciona sem parar.

Agora foto da trilha rompida. Mesmo sem o fet as tensões continuam como antes. Por onde passa a corrente que alimenta esse fet?

trilha.png

4 minutos atrás, samuelrios disse:

Pelo q parece é simplismente interligar ali aquele capacitor onde começa a trilha ate o gate do mosfet,não aparenta ter trilha interna ou q atravesse a placa.

Entendi. Mas quanto a falta de tensão no PQ212?

Não encontrei o esquema elétrico dessa placa.

15 minutos atrás, ljainfor disse:

Entendi. Mas quanto a falta de tensão no PQ212?

Não encontrei o esquema elétrico dessa placa.

Quanto a tensão fica dificil dizer,eu removeria tambem pq211 e tentaria ver se ela liga sem eles.Vc viu se a bobina ao lado esta aberta(quase impossivel)?

• 2 months later...
  • 4 years later...

@ljainfor

Em 03/01/2018 às 13:52, ljainfor disse:

@samuelrios, ao fazer o curto entre os fios treto+verde a ventoinha roda e não para. Acionar o botão power roda e para.

Quanto ao teste sem o conector de 12v roda e para usando o botão liga/desliga. Mas com jumper funciona sem parar.

Agora foto da trilha rompida. Mesmo sem o fet as tensões continuam como antes. Por onde passa a corrente que alimenta esse fet?

trilha.png

Esse mosfet é da GFX, é a gráfica. Não VCORE.