Jump to content

dúvida Dúvidas sobre os sinais da BIOS

Rate this topic


 Share

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

(CONTEXTO): Estou tentando descobrir e entender numa placa de um notebook que não liga, se existe a possibilidade de ser algo relacionado com a BIOS. Porém não tenho muita familiaridade com a mesma. Já realizei gravações e solucionei problemas dessa ordem, assim como em desktops, forçar a cópia da BIOS reserva para a BIOS principal, etc.

O notebook não liga de jeito nenhum, e resolvi por alguns motivos partir para analisar a BIOS.

Para minha surpresa, a mesma já foi "mexida" por algum outro técnico, pois estão refeitas as ligações dos pinos da BIOS por haverem sido destruídas as trilhas. Por isso minhas suspeitas com relação à possibilidade de ser a BIOS aumentaram.

Analisei o datasheet dessa BIOS e estou fazendo medições nos seus pinos.

 

Verifiquei que a BIOS está sendo alimentada. Tem VCC e GND.

1. O pino de recebimento do clock (6), não tem sinal algum, visualizando no osciloscópio. Isso seria normal já que a máquina não liga ou deveria ter algo ali?

2. Quem fornece o clock para a BIOS?

3. Em que estágio do Power o clock da BIOS chega naquele pino?

4. Imagino que os pinos seriais da mesma sejam para leitura/escrita quando no mínino ela esteja funcionando com o clock de entrada ativo, correto? 

 

Obs.: O intuito de enviar esta pergunta ao fórum é de entender o funcionamento da BIOS tão somente.

 

Agradeço a atenção!

 

Airton

 

image.png

 

Link to comment
Share on other sites

1. O pino de recebimento do clock (6), não tem sinal algum, visualizando no osciloscópio. Isso seria normal já que a máquina não liga ou deveria ter algo ali?

 

isso vai depender da arquitetura da placa .... se for placa que possui o Sio  programado você só vai ter esse clock após start.... 

Se for placa que possui 2 bios   a  bios que e interligado com Sio vai haver um clock muito rápido... para isso você antes que plug o carregador, a sonda (ponteira) tem que estar no ponto de aferição mas para aferir isso ( visualizar) o equipamento tem que estar bem trigado ( osciloscópio) .....Não confunda ruídos com sinal.

 

Em que estágio do Power o clock da BIOS chega naquele pino?

Vai depender da arquitetura da placa .. mas na maioria do casos a o energizar o circuito e após start .

 

4. Imagino que os pinos seriais da mesma sejam para leitura/escrita quando no mínimo ela esteja funcionando com o clock de entrada ativo, correto? 

 

Não e uma comunicação serial e uma comunicação SPI para resumir...em poucas linhas algo que eu nao deveria fazer que e uma comunicação complexa

 

 CS# = quando estiver em nível logico alto sem comunicação pinos MOSI ,MISO em nível logico baixo  sem clock pino 6.

CS# = quando estiver em nível logico baixo com comunicação pinos MOSI ,MISO vão estar se falado  com isso obrigatoriamente havendo clock no pino 6.

 

Obs: não tem como você decodificar um código de bio com um osciloscópio  que não contem um analisador logico geralmente esse osciloscópio são muito caros .... Também a gente não contem o código fonte(texto) dificultando ainda mais o entendimento da programação sabendo que leitura do condigo (programação) ela não e linear e aleatória. ela vai buscar em seu banco de memoria o que ela precisa para cada estagio,  uso alguns programa para decodificar os hexadecimais em texto mas nenhum me deu um resultado satisfatório. para visualizar toda a linha de programação.

Bios e uma caixa preta que ainda procuro entender e estudar.  E com o tempo você vai perceber que há um histerese entre o nível logico baixo e alto dependendo da Arquitetura  do circuito e também tem a borda de decida ou subida para analise logica.

Com osciloscópio você só vai conseguir visualizar  se tem ou não tem comunicação mas mesmo tendo comunicação ele não vai te dar há certeza de 100% que o arquivo de está danificado porque quando corrompe arquivo ele simplesmente modifica o código hexadecimal e fica difícil saber em qual setor foi danificado ,mantendo assim o tamanho idêntico de um arquivo bom isso quando corrompe o arquivo por si próprio não por meu externo exemplo:

Gravou arquivo errado,

Ao gravar o arquivo deu algum erro de escrita ou leitura. etc ....

 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

 

Sobre o equipamento  não ligar .... se não identificar  o carregador muito equipamentos não liga esse sinal sai do charge para o SIO.

 

Edited by tecgess
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...