Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise ECS - H61H2-M2 - Roda o cooler e para

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá!

Antes de qualquer coisa preciso esclarecer que não tenho a marca dessa placa.

Não sei de qual PC retirei.

Tenho outro tópico com problema igual, mas a placa é uma ASUS.

 

 Resolvi analisar o problema dessa placa, H61H2-M2 ao ligar apenas gira o cooler e para.

Fiz um jumper fio preto+verde e assim alimentei a placa   e fiz as medições de praxe.

V-core os fets de entrada todos tem 11,7v e todos de saída 0v.

Bios pino 1 = 2,9v; 2 = 2,8v; 3 = 2,8v; 4 = 0v.

                  5 = 2,3v; 6 = 2,3v; 7 = 3,0v 8 = 3.0v

Os destaque em vermelho são os fets sem tensão.

O preto 1v.

O verde está aquecendo levemente.

Meu desejo é ver essa placa funcionar,  para isso conto com a ajuda dos amigos.

h61h2-m2.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, cristi disse:

@ljainfor amigo verifique os capacitores mc 11 - 10 - 09 estes que são relacionados com esses fats outra coisa ligue a placa sem o pino P4 de alimentação da fonte este perto do processador veja se o cooler gira sem ele conectado na placa

 

@cristi, amigo não tenho capacimetro, mas vi umas dicas dos amigos como verificar se o capacitor está bom ou não usando o multímetro, dá para confiar nas informações do multímetro?

Liguei a placa sem o P4 e o sintoma é o mesmo roda e para o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, ljainfor disse:

 

@cristi, amigo não tenho capacimetro, mas vi umas dicas dos amigos como verificar se o capacitor está bom ou não usando o multímetro, dá para confiar nas informações do multímetro?

Liguei a placa sem o P4 e o sintoma é o mesmo roda e para o cooler.

Amigo, vou precisar remover os capacitores citados para testá-los?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2018 às 11:41, José Marcelo disse:

vc tem gravador de bios, se sim tenta regravar pra ver, quando ela liga, desliga de vez ou fica em loop(ligando e desligando)?

@José Marcelo, sou grato por sua participação.

Regravei o BIOS e aconteceu que sai do loop infinito, processador esquenta normal.

Realizei duas regravações, uma com o BIOS EUP 2013 H61H2-M2, a placa ligou mas sem vídeo,

o outro BIOS foi do positivo EUP 2013 H61H2-M2 positivo, que também ligou mas sem vídeo e em

ambos acontece algum comum, o fet MF11 no dreno tem 11,6v mas no source e gate não tem tensão.

O fet MF12 não tem tensão nenhum. Aqui parei olhei o esquema mas não entendi nada estou postando

uma nova imagem para os amigos darem uma ajuda.

O que pode causar a falta de tensão no  source e gate do MF11 se o dreno tem tensão?

O MF12 recebe alimentação do MF11?

                                                                                                                  MF11   MF12

h61h2 liga.jpg

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2018 às 20:12, Walone disse:

@ljainfor observou se o R89  e o R104  não esta em fuga fazendo com que os mosfet não faça sua função?

 

Bom dia,  @Walone! observei os resistores e estão bons. Agora pergunto como pode o fet ter tensão no dreno e não ter no source e nem gate?

Seria esse fet o problema? O u17 tem tensão nos pinos de 1 a 4 (11.6v). Qual outro motivo produziria essa falta de alimentação de tensão nos fets?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Walone disse:

acredito que não seja os fets mesmo eles não tendo as tensões G e S deve ser algum componente que faz essa função ai.

Qual seria a possível causa? Não entendo de esquemas, analisando o  esquema você ou outra pessoa poderia apontar o possível problema?

 

Quem poderia me explicar para que ser ve o SPI DEBUG.  Fiz uma  besteira de tanto trocar i chip bios rompi umas trilhas e agora o que estava ruim ficou pior.

Mas sempre existe uma chance Ver segunda imagem.

esq h61h2.jpg

spi.jpg

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo sobre os mosfets , esse mf11 que vc cita, se ele recebe 11v no dreno ele é o de alta que chaveia uma tensão menor que sai no source que é controlado pelo gate com uma tensão mediana. Já o mf12 se chama de baixa que chaveia para o terra, é normal ter 0v no source no mosfet de baixa,  para descarregar a tensão que ficou armazenada no indutor a o cpu. Se não tem tensão nos gates dos mosfets eles não vão conduzir a tensão que entra no dreno, veja se tem algum mosfet em curto atraves do gate sem retirar da placa mesmo, fazendo continuidade com o terra, veja os drives também procure o datasheet deles e faça analise mais afunda, são esses CIs que controla as fases e cada fase tem um controlando que eu vi na imagem acima!  Tbm tem o  CI PWM o controlador geral que envia o sinal pwm para os drives.  

Editado: por espcex
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, espcex disse:

Amigo sobre os mosfets , esse mf11 que vc cita, se ele recebe 11v no dreno ele é o de alta que chaveia uma tensão menor que sai no source que é controlado pelo gate com uma tensão mediana. Já o mf12 se chama de baixa que chaveia para o terra, é normal ter 0v no source no mosfet de baixa,  para descarregar a tensão que ficou armazenada no indutor a o cpu. Se não tem tensão nos gates dos mosfets eles não vão conduzir a tensão que entra no dreno, veja se tem algum mosfet em curto atraves do gate sem retirar da placa mesmo, fazendo continuidade com o terra, veja os drives também procure o datasheet deles e faça analise mais afunda, são esses CIs que controla as fases e cada fase tem um controlando que eu vi na imagem acima!  Tbm tem o  CI PWM o controlador geral que envia o sinal pwm para os drives.  

 

@espcex, a situação está ficando pior, arranquei as trilhas dos pinos 1, 2 e 3 do BIOS.

Vi algumas situações que foi possível os amigos corrigirem, não sei se o meu caso é possível.

Pensei em jumpear os pinos com o debug segunda o esquema e como entendi.

Existe outra alternativa?

Bios h61h2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 6 meses depois...

estou com um problema similar, porém hoje decidi com um pincel bem macio e álcool isopropilico limpar os contatos do socket do processador, logo após a placa deu start, porém a bios estava corrompida, e quando gravei outra tornou a voltar o erro. agora estou tentando descobrir o que está ocasionando, se é algo no socket ou apenas a bios com alguma incompatibilidade 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Fala galera, sei que o tópico já tem um tempo mas recentemente peguei uma placa dessa com o mesmo sintoma, testei todas as voltagens da placa ligando a fonte de forma manual e todas estavam batendo certo! Depois de 2 dias de pesquisa eu percebi que a tensão  que sai do IO para o PWR BTN estava super baixa em torno de 1.2v foi ai que matei a charada, o comando de ligar se faz quando a voltagem desse ponto diminui a quase 0 e como ela já estava baixa isso ligava o computador, por isso ao colocar na tomada o cooler rodava e parava, era como se mante-se o botão power apertado o tempo todo! Suspeitei do capacitor nesse ponto porem mesmo retirando ele  a voltagem continuou baixa e como não existia mais nada nesse ponto para dar curto ou resistência medi todas as voltagens do IO e tudo normal (Menos essa) Provavelmente o mesmo deu defeito! Massssssss Como não tinha nenhum aqui o que fiz foi o seguinte>>>>No ponto do capacitor onde deveria ter uma voltagem de 3.3 eu soldei um resistor colocando o mesmo em um ponto de 3.3v ( Um cap bem ali do lado tinha essa voltagem) Fiz uma ponte com esse resistor subindo a voltagem do botão power para 2.2v ( Fui testando resistores com valores altos ate chegar a um ponto do computador não mais ligar ao por na tomada! Pronto agora sempre que aperto o power a voltagem cai e maquina liga, apertando novamente a voltagem cai e a maquina desliga! Como deveria ser! Como o resistor que foi colocado é bem alto mesmo que eu aperte o botão ( O que fecha contato com o negativo) Isso não mata os 3.3v onde ele foi soldado para compensar a voltagem do IO perdida! Segue uma imagem do "Recurso!" kkkk 

 

De coração espero ter ajudado de alguma forma!

Grande abraço!

Capturar.PNG

59971e2262537_Semttulo.png.dfed333c9d6069dee8ed9a850ce83221.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo conserto.

Essa placa é uma loucura, to com umas três aqui, que infelizmente não estão com o mesmo defeito da sua.

Apenas uma ressalva, o sinal do -PWRBTN vem de um resistor ligado ao 3VSB, o i/o só lê esse sinal.

Editado: por PauloLima92
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...